Como construir um sabre de luz

Tem a esperança de construir "uma arma elegante, para uma época mais civilizada" ... e em apenas 10 minutos?!

Naquele dia turbulento em Tatooine quando o velho Ben usou essas palavras para introduzir Luke à arma de sua escolha, ele não estava falando de escopeta serrada, cano de chumbo, arco e flecha, bacamarte, espada, lança, elefante de guerra ou mesmo porco de guerra. Não, sua arma elegante traça as suas raízes bem mais longe, num passado e numa galáxia muito, muito distante. Embora isso teria sido interessante assistir Obi-Wan presentear Luke com o confiável porco de guerra do seu velho pai (um pouco mais desgastado), Kenobi estava referindo-se, naturalmente, ao sabre de luz. Esperamos que essas instruções sejam tão simples (e espero, elegantse) que mesmo um Gungan possa construir um. Não é o sabre de luz mais chique da galáxia, mas o meu objetivo é ajudar todos vocês Jedis ai fora, com sérias limitações de tempo. Faça você mesmo, ou não - não existe "tentar"! Veja como construir um sabre de luz.

Que tipo de sabre de luz que você quer? Parte do fascínio do sabre de luz é a sua individualidade. Cada Jedi constrói o sabre de luz que mais o agrada - uma arma que reflete uma sensibilidade estética particular do Jedi, e o seu estilo de combate preferido. O sabre de luz de Luke Skywalker, por exemplo, é bem diferente do do Conde Dooku ou do Darth Maul. Então antes de se preparar para construir um sabre de luz do "Star Wars", lembre de que não existe abordagem universal. Como você quer que seja o visual e a aparência do seu sabre de luz? Você prefere a lâmina única do Luke ou a dupla do Dath Maul? Você quer um cabo reto como o de Obi-Wan ou um curvado como o de Dooku? E qual a sua altura? Nem todos os Jedi´s são tão altos quando Anakin, e como Yoda mencionou, "tamanhos não importam". Mas Yoda construiu um sabre de luz menor do que os outros. Se você quiser completar o seu sabre de luz com uma espada luminosa, você também pode decidir de que cor será.

Graflex ou canalizações?
Existem dois caminhos excelentes para conseguir um ótimo cabo para o sabre de luz: o Graflex 3-Cell ou o método de encanamento de uma loja de ferragens. Alguns têm feito até mesmo abres de luz usando coisas que você pode encontrar em casa, como a tubulação do aspirador, usando serras e outras ferramentas. Eu vou fazer algo mais fácil.

Adquirir um dispositivo Graflex 3-Cell vai exigir mais de você, porque é uma ferramenta fotográfica de época. Um cabo de flash Graflex 3-Cell é o que dava energia àqueles antigos bulbos de flash que você vê em filmes e sessões de fotos antigas. Mas acontece que isso pode ser convertido em um excelente cabo de sabre de luz também, e você realmente verá vários Garflex convertidos em sabres de luz nos filmes.

  1. Para encontrar um Graflex 3-Cell, você pode visitar lojas de antiguidades ou feiras de antigos equipamentos de câmera. Nestes locais, você vai pagar o preço mais barato por eles - apenas não revele os seus planos de transformá-lo em um sabre de luz.
  2. Outra possibilidade é ir online e tentar encontrar um site como o eBay ou Mercado Livre, ou através de um grupo de notícias. Porém, prepare-se para pagar mais por eles desta maneira (você pode realmente comprá-los bem baratos nas feiras).
  3. Assim que tiver encontrado o seu punho, é apenas uma questão de recolher o máximo de mateirais disponíveis e ir modificando principalmente a metade de baixo do punho. Confira as instruções de conversão de Graflex em Yoda's House.
Se você puder encontrar o Graflex de forma rápida e barata, isso é ótimo. Mas para aqueles de nós que necessitamos de um sabre de luz para o Halloween no final da semana ou algo do tipo, pode não ser uma abordagem prática. Aqui está tudo que eu gostaria de sugerir quando você não tem o luxo de tempo. Tudo o que você precisa é uma noite e uma maneira de chegar até a loja de ferragens. Veja como eu construí o meuem cerca de 10 minutos ... e de algumas horas (a Força nãogem é muito forte em mim, e havia uma certa cola).
  1. Pegue os seus materiais em uma loja de ferragens. Veja o que você precisa pegar para o processo de constrição do sabre de luz.
    • Canos de canalizações... pegue os do tipo cromado. O tamanho e a forma dos tubos dependem do sabre de luz que você pretende construir. Para um sabre clássico Luke/Vader, você pode comprar dois canos de 15cm com provavelmente 3,8cm de diâmetro e um curto tubo de ligação. Seus canos de 15cm devem ter uma extremidade queimada, cujas abas podem ser fixadas ao cano curto conector usando anéis finalizadores. Isto significa que o seu curto tubo de ligação deve ser colocado em ambas as extremidades. Seria ideal que um dos tubos de 15cm tenha uma extremidade rosqueada também, de modo que o anel de extremidade possa ser firmado no cano a partir da extremidade "emissora" do sabre de luz. Mas se, como eu, você não conseguir encontrar um cano assim, um com a extremidade plana será suficiente; você só precisa conseguir alguns bons adesivos que funcionem em metal para que você possa colar um anel de extremidade no cano a partir do seu emissor.
    Seu cano conector curto pode ser modificado dependendo do tipo de sabre de luz que pretende construir. Para um sabre estilo Maul de lâmina dupla, basta pegar um tubo connector maior. Para um sabre estilo Dooku de uma lâmina, pegue um cano de ângulo 45 graus.
    • Anéis-O. Quantos você quiser (eles serão usados para melhorar a sua aderência Jedi!). Como vocês podem ver, eu tenho 4 anéis-O.
    • Vedações de borracha descartáveis. Mais uma vez, quantas você quiser. Comprei três, mas acabei usando somente um para o emissor de cima do sabre de luz. Muitas pessoas usam elásticos de borracha grossos como estes para o seu cabo.
    • Seladores ipermeáveis de carros. Isto é o que eu usei para fazer o cabo. Existem vários tipos de tiras de borracha que você poderia usar para formar a aderência e decorar o seu emissor final. Capacho de borracha e tiras ipermeáveis funcionam bem, por exemplo. Algumas pessoas utilizam guidons de bicicleta adaptados para fazer o seu sabre de luz. Seja criativo!
    • Uma borracha anti-derrapante, do tipo utilizado em pés de móveis. Esta será a tampa na parte final da parte de baixo do meu sabre de luz. Algumas pessoas sugerem usar um plug de pia de metal, que provavelmente seria mais bonito do que a minha borracha, mas se você não conseguir encontrar um plug de pia que se encaixe, você pode improvisar como eu fiz. Uma loja de artigos para a casa está cheia de coisas que poderiam funcionar. Confira os departamentos de canalização, iluminação e mobiliário.
    • Anel-D ou anel substituto (como o meu parafuso olhal) e porca. Isto irá formar a faixa presa na extremidade de baixo do seu sabre de luz, permitindo ao Jedi manter a sua arma sempre ao seu alcance. É opcional; muitos Jedis também têm bolsos fundos. Mas um purista vai dizer-lhe que ele é essencial. Se você tem uma tampa metálica na extremidade de baixo, você terá que ter uma furadeira para obter qualquer tipo de anel-d ou outro anel para se conectar a ele. Mas se você usar uma almofada de borracha de móveis como eu fiz, muitas já têm um buraco perfurado para elas, a fim de procurar por um anel que requer apenas um buraco e pronto! A minha tampa so tem um buraco, então eu peguei um parafuso olhal e a porca apropriada.
    • Fita magnética. Eu usei isso para deixar o meu sabre de luz mais bonito. Coisas como esta permitem que você seja realmente criativo e personalize o seu sabre.
    • Adesivo. Use-o para a colar as tiras de borracha nos tubos cromados (se você usar tiras ipermeáveis ou tiras de borracha de selar carros, eles aderem sem cola). Eu também usei a cola para selar a minha tampa no cano emissor e a minha rolha no final do cabo.
    • Luvas. Quando mexer com substancias adesivas pesadas, é sempre bom usar luvas.
    • Estilete confiável. Você precisa ter essa ferramenta afiada para cortar com precisão os comprimentos da borracha.
    • Algumas coisas que eu decidi deixar de fora: fonte de luz, calculadora de bolha, botão. Primeiramente, eu cortei tudo o que eu podia para deixar isso o mais rápido possível - se você estiver sem tempo, ninguém vai te culpar por ter feito o mesmo (ou assim espero). Mas, se você tiver tempo, você pode usar essas ferramentas eléctricas e criar um ainda mais espetacular sabre de luz. Confira os diversos links ao longo deste artigo para obter mais idéias.
  2. Coloque os anéis ao longo dos canos longos. Eles se prendem nas extremidades queimadas e aí você pode rosqueá-los para baixo para o cano conector curto para apertar as três peças juntas. Agora você ter o começo de seu punho!
  3. Organize seus anéis-O no seu cabo como achar melhor.
  4. Cortar as suas tiras de borracha para a alça no comnprimento desejado e afixe-as no seu cabo. Tenha cuidado para cortar todas do mesmo tamanho e posicioná-las em espaços iguais ao longo do eixo.
  5. Adicione labaredas decorativas ao seu sabre. Eu dividi uma parte da minha borracha ipermeável de carro na metade do comprimento e coloquei cada metade ao longo do cano conector curto. Aí, eu afixei duas fitas magnéticas de tamanho igual no meio do cano conector curto para deixar o cano inteiro mais escuro, ao invés de ter duas peças cromadas de sabre de luz. Se você tem botôes, peças de calculadora de borracha ou outras coisas do tipo, essa é uma boa hora de colocá-los.
  6. Adicione a tira do emissor final no topo do seu cabo. Para mim, isso foi só embrulhar uma das minhas gaxetas descartáveis no topo.
  7. Affixe (ou parafuse) a tampa final no final do seu emissor.
  8. Proteja a sua alça para a rolha. Se você tem uma tampa metálica para a exrtemidade de baixo do seu punho, você terá que perfurar o buraco agora. Já que a minha tampa já tem um buraco, eu posso simplesmente inserir o parafuso olhal no buraco e em seguida parafusar com a porca contra a parede interior da tampa.
  9. Encaixe a alça-final na sua tampa. As minhas fica, encaixadas sem folga, mas de qualquer forma, eu acrescentei cola.
  10. Coloque a 'luz' de volta no "sabre de luz". Se você quiser um sabre de luz que realmente acenda (o sonho de qualquer um que quer ser um Jedi), existem algumas maneiras de conseguir isso. Infelizmente, ainda não existe a tecnologia para nós criarmos um sabre de luz funcional como os que a gente vê nas telas. Se você quiser saber como fazer o seu sabre de luz se acender, aqui estão algumas opções:
    • Lâmina de efeito photoshop (para aparição na tela): Se você pretende que o seu sabre de luz seja um objeto no vídeo, você pode usar programas como o Adobe Photoshop e o Fxhome para adicionar o efeito desejado. Confira o tutorial de ajuda do Kin-Car's Bamin.
    • Lâmina de LED (para aparições ao vivo). Utilizando uma cadeia de luzes LED envoltas em um tubo transparente, você pode construir um sabre que acende de verdade! A única limitação, porém, é que a lâmina (como era o caso) é sempre estendida; a única coisa que seu botão de controle de luz que faz é acender ou desligar o sabre de luz. Então você tem uma lâmina estendida permanentemente. Pra um Jedi que opera nas sombras ou encoberto pela escuridão, este efeito vai inspirar muito medo. Mas para que planeja ser visto com esta arma em plena luz do dia, a elegância da qual Obi-Wan falou pode ser perdida. Aqui está um ótimo site para aprender mais sobre as possibilidades de LED num sabre de luz. Pessoalmente, o Gungan em mim foi dominado pela eletrônica envolvida ... estou indo para a abordagem do photoshop!
"Eu vejo que você construíu um sabre de luz. Impressionante .... mais impressionante ..."