Como aplicar unhas de acrílico

Aplicar unhas acrílicas às suas unhas naturais é uma maneira rápida de encompridar e fortalecer unhas finas, lascadas ou roídas. Você também pode usá-las para compor um visual fashion, aplicando detalhes de decoração, ou pintando-as de qualquer cor que gostar. Existem milhares de opções em unhas artificiais; é certo que você vai encontrar alguma coisa que goste, e combine com você. Há algumas coisas que você deve levar em conta quando estiver aplicando as suas unhas artificiais.

  • Escolhendo um salão. Há dois tipos de salão: os que usam lixas elétricas, e os que usam lixas manuais. Minha experiência me diz que, quando o profissional usa uma lixa elétrica, o resultado é uma unha mais lisa, fina e com uma forma mais natural. Embora um profissional muito competente possa realizar esta tarefa com uma lixa manual, o que eu percebo é que na maioria das vezes eles não dispõem desta habilidade. Um benefício de se escolher um salão de beleza que usa lixas manuais é que é muito provável que seja reservado para você um conjunto novo de lixas, identificadas com o seu nome; você tem a certeza de que é o único cliente que irá utilizar estas lixas.
Outro fator a considerar são as práticas de higiene do salão. Procure ter certeza de que o salão que você escolher usa práticas adequadas de esterilização. O salão deve usar instrumentos novos ou recém esterilizados para cada cliente. Se você não consegue ver quais são as técnicas utilizadas pelo salão, pergunte.

Se você tem familiares ou amigos que colocaram unhas de acrílico, pergunte-lhes quem eles recomendariam. Você pode aprender muito da experiência das outras pessoas com salões de beleza.
  • Aplicando as suas unhas de acrílico. Depois de ter escolhido o salão, marque uma hora. Por outro lado, muitos salões atendem o cliente na hora em que este chega. Se você não sabe como o seu salão trabalha com o assunto da hora marcada, ligue antes. Ir ao salão sem ter uma hora marcada pode economizar-lhe tempo, se você chegar logo em seguida de o salão abrir. Haverá menos pessoas para serem atendidas, se houver, antes de você. Esteja ciente de que você precisará ficar muito tempo no salão, na primeira vez que for. A minha experiência é que um conjunto completo de unhas de acrílico pode demorar até 2 horas e meia para ser colocado se o seu profissional estiver utilizando uma lixa manual. Se você vai a um salão que usa lixas elétricas, o tempo se reduz pela metade. Na manutenção, ou hora de "preenchimento", o procedimento pode demorar até uma hora se forem usadas lixas manuais, e talvez meia hora com uma lixa elétrica.
Enquanto você aguarda o profissional preparar o local da aplicação das unhas, em geral você terá oportunidade de escolher o acabamento que você quer que aplique. Será pedido a você que se sente em uma cabine, onde irá apoiar os cotovelos em uma almofada e estender os braços na direção do profissional, dando a este acesso mais fácil às suas mãos. O profissional irá cortar e lixar as suas unhas, e então aplicar adesivos plásticos que estenderão o comprimento de suas unhas. Então, ele irá aplicar o acrílico sobre este adesivo e cortar, dar forma e lixar as unhas, para fazê-las terem uma aparência mais natural.

Depois de aplicar o acrílico, normalmente o profissional solicitará a você que acerte a sua conta, para você não ter que rebuscar a sua bolsa com as unhas recém polidas, arriscando danificar alguma das unhas. Então, o profissional aplica a técnica de polimento, ou aerógrafo, e pede a você para esperar pelo tempo recomendado - entre 5-15 minutos com as unhas sob luz UV, ou em frente a um ventilador, para acelerar o processo de secagem.
  • Mantendo suas unhas. A maneira como você cuida de suas unhas (se você cuida bem ou mal delas) e a sua velocidade de crescimento são os fatores que determinarão com que frequência você precisará ir ao salão para dar retoques e preencher os vãos deixados pelo crescimento das unhas. Em média, você precisará ir ao salão a cada duas semanas para preencher com acrílico o espaço entre o acrílico e a cutícula (que é o pedaço de unha que cresceu).
Verifique regularmente se alguma área de suas unhas descoloriu. Poderão crescer fungos entre a sua unha natural e o acrílico, se houver infiltração de umidade onde o acrílico se soltou um pouco, ou se não foi observada a higiene adequada durante a aplicação. Se você notar qualquer coisa que parece merecer atenção, mostre ao profissional que aplicou as suas unhas de acrílico. Estes profissionais são treinados para identificar e tratar fungos nas unhas. Poderá ser necessário remover o acrílico, até as suas unhas estarem saudáveis novamente.  Em casos severos, você precisará consultar seu médico para tratar o fungo.
  • Removendo as unhas de acrílico. Se você resolver tirar as unhas de acrílico que aplicou, a melhor maneira de fazer isto é voltar ao salão para os profissionais lá removerem o acrílico por meio de técnicas adequadas e seguras. Eles dispõem de uma solução que dissolve o acrílico. Quebrar o acrílico, ou mesmo tentar retirá-lo inteiro, poderia remover muito tecido das suas unhas naturais, deixando-as finas, danificadas e fragilizadas.
Quando mantidas apropriadamente, as unhas de acrílico podem deixar as suas unhas verdadeiras mais longas, fortes e atrativas. Uma ida ao salão é uma ótima maneira de escapar dos atropelos do dia-a-dia e mimar a você mesma.