Como fazer uma trança de raiz

A trança de raiz é um estilo africano de se trançar cabelo que exige prática e paciência. Se você quiser que a trança de raiz dure até uma semana, siga estas etapas. A trança de raiz vai levar algum tempo para ser feita, tenha paciência para ter certeza de que estão apertadas e que seguem um padrão em sua cabeça.

Materiais:

•    Pequenos elásticos (revestidos ou feito especificamente para uso em cabelos)
•    Pente de dentes finos
•    Gel, cera de cabelo ou condicionador leave-in
•    Vaporizador
•    Água

  1. Molhe o cabelo. Os cabelos devem estar úmidos, mas não encharcados. Você pode passar um spray leave-in ao molhá-lo. Isso torna o trançar mais fácil e protege o cabelo da quebra.
  2. Divida o cabelo em seções. É mais fácil planejar o design antes de iniciar a trança de raiz. Quando você dividir o cabelo em seções, tenha certeza de que você gosta do padrão antes de começar a trançar. As seções não devem ter mais de uma polegada por uma polegada e meia de largura. Quanto menor a trança de raiz,  melhor elas vão ficar presas.
  3. Comece no topo de sua cabeça e divida a primeira seção de cabelo. Pegue a seção que você dividiu no passo 2 que esteja mais próxima do topo de sua cabeça. Use o pente para dividir o cabelo numa linha de modo que você possa ver seu couro cabeludo. Você deve ter uma seção de uma polegada de sua testa até a parte de trás de sua cabeça.
  4. Segure o cabelo que não está sendo usado. Use elásticos para juntar as outras seções que não estão sendo trançadas para que não entrem no caminho da primeira trança.
  5. Comece pela linha do cabelo. Pegue uma pequena parte da seção onde você quer que a trança de raiz comece. Você deve pegar uma pequena quantidade de cabelo no começo.
  6. Divida a seção em três vertentes para trançar. As três vertentes devem ter tamanho igual. Trance as três vertentes, iniciando com a vertente esquerda. Puxe a deixada de fora para o centro (a da esquerda passa a ser o novo centro). Em seguida, puxe a deixada de lado para o centro. Repita isso com a nova esquerda e a nova direita duas vezes. Tenha certeza de que a trança está apertada e próxima do couro cabeludo.
  7. Junte mais cabelo. Pegue uma parte pequena do cabelo que está sob a trança (mas ainda não foi trançada). Acrescentar este segmento do cabelo a vertente do meio da trança de modo que você ainda tenha três seções.
  8. Repita o processo da trança com esta nova seção. Trance o que está sobrando.
  9. Continue trançando até o final do cabelo. Após cada etapa da trança (esquerda para o centro, direita para o centro), adicione mais cabelo à vertente do centro. Lembre-se de manter o cabelo apertado e acrescentar apenas um pouco de cabelo no centro da vertente a cada vez que você trançar.
  10. Quando chegar ao fim dessa seção de cabelo, prenda-o com um elástico. Certifique-se que o elástico  esteja apertado para que o cabelo não se solte.
  11. Inicie a próxima trança de raiz. Depois de terminar a primeira trança, repita estes passos na próxima seção do cabelo. Trabalhe a partir do centro para um dos lados de seu couro cabeludo e, em seguida, o outro lado. O processo demora um pouco para trançar a cabeça inteira. Periodicamente use o vaporizador para molhar o cabelo que ainda está para ser trançado.
  12. Divirta-se com seu novo visual.

A trança de raiz deve durar cerca de uma semana, se estiverem bem apertadas. A trança de raiz pode ser uma opção divertida para penteado. Você pode ser criativo fazendo padrões e estilos diferentes com as tranças. Só não se esqueça de ser paciente, praticar e nunca apertar tranças muito forte, a ponto de causarem dor.