Torne-se uma atriz: aulas, agentes, redes sociais e audições

Entrar no ofício da representação é uma tarefa bastante árdua. Na verdade, a grande maioria dos actores espalhados pelo mundo inteiro passam mais tempo desempregados do que a trabalhar. Contudo, se acha que tem o que é preciso para levar uma carreira de sucesso como atriz e se tem os meios para se sustentar enquanto persegue os seus sonhos, então mergulhe de cabeça. Nunca se sabe quando ou onde pode ser descoberta. Para encetar a sua demanda, sugiro-lhe veemente que compre uma cópia do Knock 'Em Dead Acting - este guia prático é a maneira perfeita para aprender técnicas básicas de representação de qualidade! A concorrência, particularmente entre atrizes, é extremamente rígida. O percurso de uma atriz é bastante atribulado. Exige paciência, dedicação, empenho para ser bem-sucedida e talento. Se não possui estas características, talvez deva colocar a hipótese de procurar uma outra carreira que melhor se adequa a si. Se mesmo assim continua interessada em tornar-se atriz e acredita que tem capacidades para ter sucesso neste ofício extremamente difícil, então ponha em prática as seguintes dicas para melhorar as suas hipóteses de fazer carreira na representação.

Como se tornar uma atriz
 
1. Frequentar aulas. Se tenciona aprender como se ingressa no mundo da representação, é altamente recomendada a frequência de aulas a atrizes estreantes, que estão a dar agora os primeiros passos. Se vive perto de uma cidade com alguma dimensão, deverá ser capaz de encontrar cursos para atrizes de todas as idades. Se a sua filha se quiser tornar uma atriz, poderá encontrar diversos cursos, programas pós-escolares e até mesmo campos de férias para téspios aspirantes.
 
As atrizes adultas poderão ter aulas diárias, semanais ou mensais e têm a opção de frequentar workshops. O que há de mais agradável nas aulas de representação é o facto de o professor geralmente possuir experiência significativa na arte de representar e pode oferecer conselhos e sugestões.
 
A faculdade é outra opção para aqueles que desejam aperfeiçoar as suas técnicas. Na universidade, não só terá a oportunidade de receber críticas nas aulas, como também terá a oportunidade de adquirir experiência prática de representação. Os estudantes de cinema estão sempre à procura de actores para representar nos seus filmes estudantis ou projectos pessoais e muitas universidades exigem que pelo menos uma vez por ano os actores representem num dos seus espectáculos, assim como realizem uma audição para cada um desses espectáculos, a fim de continuarem integrados no seu programa. A escola de representação é uma enorme plataforma de lançamento para atrizes de qualidade.
 
2. Vá para Los Angeles ou Nova Iorque. É verdade que ambas as costas norte-americanas têm bastante para oferecer aos que desejam ter sucesso como actores. Tanto em Los Angeles como em Nova Iorque existem diversas oportunidades no teatro, cinema, publicidade e televisão. A maioria das audições e castings têm lugar nestas duas cidades, logo terá mais hipóteses de encontrar trabalho e ser descoberta. Se usufrui dos meios que lhe permitem viajar para Los Angeles ou Nova Iorque e está empenhada em tornar-se atriz, então salte para o avião, autocarro ou comboio e viaje para o coração do mundo da representação.

3. Encontre uma maneira de ter uma rede social. As redes sociais são uma óptima maneira de arranjar audições. Quantas vezes não ouviu já um actor a contar que o seu agente, amigo, irmão, vizinho ou alguém que conhecia lhe falou numa audição ou casting, ou que o recomendou a um director de casting ou até mesmo lhe atribuiu directamente um trabalho? O ofício depende muito das redes sociais. Faça uso dos conhecimentos que possui para seu próprio interesse e dê-lhes um bom uso. Por vezes os seus conhecimentos poderão abrir-lhe a porta ou pelo menos deixá-la pôr um pé lá dentro!
 
4. Contrate um agente ou um publicitário. Esta é talvez uma das coisas mais sábias que deverá fazer. Com um representante terá sempre uma ligação às ofertas de casting que possam surgir. Por vezes os agentes cobram favores ou recomendam atrizes aos directores de casting que conhecem. Na verdade, o seu agente ou publicitário será a única pessoa (para além de si) que estará a trabalhar activamente para lhe encontrar trabalho. Se não sabe muito bem como funcionam os castings, o seu agente pode guiá-la através do processo. Naturalmente, terá que pagar os serviços de um agente, mas se este lhe encontrar o trabalho da sua vida, valerá a pena. Certifique-se apenas que o agente que escolher faz parte de uma agência de talentos reputada e tem os seus melhores interesses em consideração.
 
5. Audição, audição, audição. É verdade que pode ser descoberta na rua, mas contam-se pelos dedos de uma mão os actores que foram descobertos apenas pela sua aspiração e por esperarem que as coisas caiam do céu. É por isso que deve tomar tais assuntos nas suas próprias mãos. Há ofertas de casting pelo mundo inteiro. Deverá ser capaz de encontrar uma perto de si, se não mais. A sua primeira audição poderá até ser um fracasso, mas nunca deve parar de tentar. Uma vez que directores de castings se familiarizem com o seu rosto, se gostarem, irão lembrar-se de si. Porém, milhares de mulheres realizam audições num só casting, por isso deverá tentar encontrar uma forma de marcar a diferença nas suas mentes.
 
As audições para o teatro são muito diferentes das audições para cinema ou televisão. Numa audição para teatro, normalmente ser-lhe-á pedido que prepare o seu próprio monólogo e uma canção. Certifique-se que ambos estão bem preparados e os sabe de cor para que pareçam naturais durante a leitura para o director de casting. Nessa mesma ocasião, poderá ser convidada a fazer uma leitura fria. Ser-lhe-á entregue um guião e poderá ter de representar com outra pessoa ou fazer um monólogo, dependendo do que procuram em si.
 
O teste de tela é utilizado nas audições para cinema e televisão, logo que tenha conseguido passar no casting inicial. Dependendo da finalidade para a qual estão a realizar os castings, podem pedir-lhe que leia as falas no local, podem pedir-lhe para fazer um monólogo ou quando se apresentar para a audição podem dar-lhe uma pequena cena. Como as escolhas para um papel são por exclusão, podem voltar a chamá-la por diversas vezes antes de a contactarem sobre a assinatura de um contrato.
 
Durante uma audição, lembre-se sempre de fazer valer cada palavra. Se perder o ritmo, ou aparentar não estar a acompanhar, o director de casting saberá e logo será menos provável que a tenha em consideração para o papel.
 
6. Elabore um currículo. Se já representou em filmes, televisão, publicidade ou em teatro, então elabore um currículo para levar consigo para as audições e castings. O seu currículo deve conter uma lista de todos os seus trabalhos, algum talento especial que possua, cursos que frequentou e experiência prática, tal como uma licenciatura em teatro de uma universidade. Uma fotografia de rosto deverá ir junto em anexo, com o seu nome claramente visível na parte inferior da mesma. Mesmo que tenha sido uma mera figurante, não se esqueça de incluir essa experiência.
 
O currículo deve incluir o seu nome numa letra bonita, grande e legível, o número de telefone correcto onde poderá ser facilmente contactada, a sua altura e peso, a faixa etária que poderá retratar, se integra o Screen Actors Guild (SAG), a American Federation of Television and Radio Artists (AFTRA) ou o Actors' Equity Association (AEA), o nome e o número do telefone do seu agente ou publicitário e uma lista da sua experiência. Poderá juntar uma pequena fotografia de rosto no canto superior, o seu e-mail e o URL de seu site, ainda que estes não sejam necessários.
 
7. Esteja preparada para ser rejeitada. Em determinado momento das suas vidas todas as grandes atrizes foram também elas rejeitadas. Não será diferente consigo. Pode ser emocionalmente devastador perder um papel para o qual se entregou vitoriosa de alma e coração. Não deixe que isso a afecte, é mais fácil do que parece. Na representação, é preciso voltar a montar o cavalo logo após a queda e cavalgar novamente. Eventualmente, a sua capacidade de recuperação poderá trabalhar a seu favor.
 


A confiança é um reforço auxiliar que pode brilhar em qualquer audição. A menos que esteja a realizar uma audição para o papel de uma personagem tímida e acanhada que não tem confiança em si mesma, os directores irão apreciar o seu entusiasmo e exuberância se colocar alma e coração na sua arte.
 
8. Seja positiva. É imprescindível que se mantenha em forma, não só fisicamente, mas também psicologicamente. A representação e as audições podem esgotá-la física e psicologicamente. Exercite-se, faça uma dieta equilibrada e seja positiva. Produzir tensão no seu corpo não a irá ajudar a conseguir um papel. Na verdade, poderia prejudicar as suas hipóteses, dificultando as suas capacidades de representação dentro dos padrões que definiu para si mesma.