Como tocar violão clássico

Primeiro de tudo, todas as dicas que eu der neste artigo valem para guitarristas destros. Se você for canhoto, substitua todos os "direito" por "esquerdo". Este também é um artigo que dá dicas para aqueles que já sabem tocar guitarra elétrica. Se você não sabe ler música ou tocar um instrumento, você deve definitivamente procurar um professor, vai ser muito difícil aprender através de artigos.

  1. Toque com seus dedos. Na verdade, com suas unhas. É por isso que você deve deixar as da sua mão direita crescerem - meio centímetro está bom. Use uma lixa para deixar as unhas o mais redondas possível. Você vai usar o polegar para tocar as três primeiras cordas (E, A e D). Os outros três dedos devem se alternar. Sempre comece a tocar com seu dedo indicador e depois o do meio e por último o dedo anelar. Se você praticar tocando assim, você vai adquirir velocidade suficiente para tocar qualquer tipo de música.
  2. Coloque o violão na sua perna esquerda. Para tocar violão clássico, existe um posicionamento correto para o seu corpo e para o violão. Você deve se sentar ereto e colocar o violão em sua perna esquerda, que deve estar mais pra cima que a direita. Você pode colocar livros ou qualquer outra coisa sob seus pés para isso. Existe uma ferramenta correta para esse fim, mas não é necessário a menos que você vá se apresentar. Se você seguir este conselho, o violão não vai ficar paralelo ao chão e é isso que você deseja. Em um determinado ângulo, é muito mais fácil chegar até as últimas notas no final do braço do violão.
  3. Tente tocar sem olhar para suas mãos. O violonista clássico têm que olhar para a folha de música, por isso não pode olhar para suas mãos o tempo todo. Você precisa saber a posição de suas mãos na nota que toca.
  4. Memorize o máximo de escalas possível. Isso vai ajudar você a compreender a música, e as escalas são um grande recurso para a prática. Comece com escalas básicas como Sol. Toque-a de trás para frente, toque uma nota e pule para a próxima e toque rápido.
    Esse é o básico do violão clássico. Além disso, quase tudo da guitarra elétrica pode se aplicar ao clássico. As notas são as mesmas, algumas técnicas são as mesmas, as escalas são as mesmas. Mas se você realmente deseja tocar violão clássico, você deve arrumar um professor. E não se esqueça de que a prática leva à perfeição.