Como tocar trompete: dicas para tocar trompete

O trompete é um instrumento da família do bronze. Para criar um som, deve-se produzir um zumbido com os lábios nas boquilhas do trompete. A nota produzida é dependente da maneira que alguém zumbe com os lábios além da combinação feita com os dedos com as três válvulas. Antes de aprender o trompete, é importante que você tome um tempo para aprender o básico da teoria musical (como faria com qualquer outro instrumento). Você precisará ser capaz de ler música e entender o ritmo e tempos usados. Se você ainda não sabe como ler música, então eu recomendo o popular How to Read Music in Ove Evening. Aqui temos algumas dicas pra tocar trompete para ajudar você a aprender como tocá-lo.

  • Dedilhe pra começar. Você precisa aprender as oito notas básicas do trompete do C médio até C maior. As combinações de válvula estão indicadas abaixo (por exemplo, D:1-3 significa pressionar a primeira e a terceira válvula)

    C: 0
    D: 1-3
    E: 1-2
    F: 1
    G:0
    A: 1-2
    B: 2
    C: 0 (maior)

  • Postura e posicionamento. Quando tocar o trompete, use sua mão esquerda para segurá-lo pela base das válvulas. Coloque o dedão da sua mão esquerda em forma de gancho e o dedo menor da mesma mão no anel da estrutura na parte final do trompete. Coloque a polpa do seu indicador, dedo médio e anelar da mão direita sobre o topo das válvulas e envolva seu dedo menor ao redor do gancho adjacente às válvulas. Sente ou fique de pé de forma reta e respire através do seu diafragma. Sempre utilize boa postura.
  • Produzindo som. Comece assoprando com seus lábios e os pressione suavemente juntos como se você estivesse prestes a dizer “m”. Seus dentes devem estar levemente separados. Segure o bocal, solto do trompete, no centro de seus lábios, e assopre até seus lábios vibrarem. Seus lábios devem estar planos e não como se você fosse beijar alguém. Esta vibração criará um zumbido. Mantendo seus lábios na mesma posição, mova sua língua como se você estivesse prestes a pronunciar a letra “t” (pressione a ponta da sua língua suavemente entre seus dentes sem permitir que ela saia daí). Depois, afaste ligeiramente sua língua e simultaneamente assopre, criando novamente uma vibração. Você deve retornar sua língua rapidamente para a posição “t” e repetir os passos algumas vezes.

    Uma vez que você seja capaz de criar um tom completo no bocal do trompete, recoloque-o no trompete. Este movimento da língua é conhecido como “tonguing”. Tonguing é importante para começar distintamente e parar entre as notas da música que você estiver tocando. Segure o trompete e o bocal na direção dos lábios. Assopre enquanto toca C (sem pressionar nenhuma válvula). Uma vez que você está apto a criar um C perfeito, você pode ir para a próxima nota. Repita estes passos para tocar o resto das notas. Para aumentar a altura do tom, você precisará pressionar seus lábios mais firmemente. A prática faz a perfeição! A prática fará seus lábios mais fortes e treiná-los para tocar melhor. Isso leva tempo, então, tenha paciência.

  • Para onde ir. Agora que você sabe o básico para tocar trompete adequadamente, é importante que você pratique de forma regular se você quiser se tornar um trompetista. Devote um tempo especial cada dia para praticar por ao menos 20 minutos. Depois de dominar o básico para criar um som, tente tocar “Merrily We Go Along”. Um link é fornecido abaixo para um ótimo site que tem as notas e o arquivo midi de som. Toque junto com o arquivo midi até que você o domine. Se você está focado em tocar trompete, eu recomendo que você faça aulas de trompete com um professor de música e obtenha um livro para estudar. Você irá valorizar este investimento musical para o resto de sua vida.


Quando começar, você pode alugar um trompete e quando ficar melhor, você pode comprar um. De qualquer maneira, certifique-se de saber como cuidar de todas as partes do instrumento. Isso ajudará seu trompete a tocar um som adorável.