Como tocar flauta

Aprender a tocar flauta pode parecer uma tarefa difícil, mas é simplesmente uma questão de dominar alguns passos básicos. Em breve, você será capaz de reproduzir tudo, desde o barroco até o jazz!

  • Primeiro, você precisará adquirir uma flauta. Não é necessário gastar muito dinheiro. De fato, uma boa flauta usada para iniciantes pode ser encontrada por cerca de cem dólares. Antes de adquirir o instrumento, mande-o para verificação em um reparador de flautas para ter a certeza de que não tem quaisquer problemas maiores.
  • Em seguida, familiarize-se com a sua nova flauta. Quando você abre a caixa, você verá que a flauta tem três pedaços. A seção longa, lisa é a cabeça. Está encerrada em uma ponta (a "rolha"), com uma abertura redonda cerca de um quarto do caminho para baixo (o "bocal"). A seção já com muitas chaves é o corpo. A seção curta é o pé.
  • Você está pronto para começar a tocar! É melhor olhar no espelho enquanto aprende estes primeiros passos. Tire a cabeça da caixa. Segure-a com a mão esquerda. Ponha seu lábio inferior sobre a abertura lateral do bocal. Cubra a extremidade aberta da cabeça com sua mão direita. Ajuste os cantos da boca e sopre levemente em todo o buraco. Se a flauta produz um som baixo, arejado e existe um pequeno, triangular trecho de condensação no lado oposto do bocal, você conseguiu. Se não, o mexa a cabeça ligeiramente para dentro ou para fora e tente novamente.

    Uma vez que você conseguir fazer isso facilmente, descubra o fim da flauta. Coloque os cantos de sua boca um pouco mais e sopre um pouco mais forte. Isto faz uma nota que é uma oitava superior à primeira. Não estufe as bochechas quando você sopra. O ar deve provir de seu diafragma. Pratique isso por vários dias até que você possa facilmente fazer ambas as notas.
  • Agora, é hora de montar a flauta. Pegue a cabeça e mantenha-a em sua mão esquerda. Prenda o corpo na área lisa acima das teclas. Delicadamente, insira a cabeça no corpo. Se há alguma resistência, torça a cabeça ligeiramente para frente e para trás enquanto empurrando. Em seguida, pegue o pé. Segure-o na ponta, para que você não fique pressionando nenhuma tecla. Coloque-o na extremidade oposta do corpo.

    Para alinhar as teclas corretamente, olhe para baixo o comprimento da flauta desde o início da cabeça. O buraco do bocal deve estar em consonância com as teclas do corpo e a haste que se estende pelo comprimento do pé deverá ser alinhada com o centro das teclas do corpo. Você não quer que as teclas do pé estejam alinhadas com as teclas do corpo, porque elas são tocadas pelo quinto dedo da sua mão direita, que é mais curto que os outros.
  • Quando tocar a flauta, você vai colocar os dedos sobre as seguintes teclas da flauta: O polegar da sua mão esquerda vai sobre a tecla triangular na parte traseira do corpo. Seu primeiro dedo será colocado na segunda, pequena tecla, na parte frontal. Você vai pular a próxima tecla, em seguida, coloque o seu segundo e o terceiro dedos sobre as próximas duas teclas. Seu dedo mindinho vai na alavanca, que se estende para fora do corpo.

    Seu polegar direito não tem uma tecla - ele é usado exclusivamente para apoiar a flauta. Seu primeiro, segundo e terceiro dedos serão colocados nas últimas três teclas antes do pé. O dedo mindinho da sua mão direita, vai descansar na tecla semi-círculo na parte superior do pé. Para a maioria das pessoas, isso é meio difícil no começo. Apesar disso, tente manter a boca, garganta e dedos relaxados. É impossível produzir um som bom, rico, se você tiver muita tensão em seu corpo. 
  • Desaperte as teclas em que seu polegar esquerdo, indicador esquerdo, indicador direito e mindinho direito estão. Coloque a flauta na boca e sopre, como antes. Esta nota é ou um baixo Si Bemol (terceira linha na clave) ou um alto Si Bemol (segundo espaço acima da clave), dependendo de quanto ar for utilizado. Pratique o Si Bemol baixo até sentir que ele é mais claro que você puder fazer. Isso pode levar vários dias ou mais.
  • Usando um dedilhado gráfico em um livro de lições para iniciantes, trabalhar gradualmente seu caminho para baixo na escala da flauta do seu Si Bemol original. Mais uma vez, leve o seu tempo e muito trabalho para fazer cada nota o melhor possível. Repita esses passos, desta vez começando com o alto Si bemol.


Por enquanto, você deve estar familiarizado e confortável com a sua flauta. Você pode começar a treinar de um livro de aprendizado, ou ter aulas formais. É sempre melhor ter aulas, quando for aprender um novo instrumento, já que um professor treinado pode ajudá-lo a quebrar maus hábitos antes que eles se tornam enraizados. No entanto, se você praticar com muito cuidado, você pode aprender muito por sua conta também. O importante é se divertir e desfrutar de seus novos talentos!