Como tingir roupas

Tingir roupas e outros materiais é um processo bastante simples. Não dá muito trabalho e o volume de trabalho que leva muitas vezes depende do tipo de tinta que você comprar.

Algumas tinturas no mercado são fáceis de usar. O corante RIT, por exemplo, é uma marca que você enche a lavadora, adiciona o corante, insere as roupas, deixa-as de molho e, em seguida, lava normalmente. É realmente fácil. No entanto, para a maioria dos corantes um banho de corante vai funcionar melhor. Isso inclui corantes naturais que você mesmo pode fazer, assim como tintas em caixa, ou corantes naturais que você compra no mercado. Materiais naturais, como lã, algodão e seda, são mais fáceis de tingir do que materiais como poliéster artificial. Uma mistura 50/50 geralmente funciona bem.

  1. Lave o material. O item de roupa ou tecido devem ser bem lavados e secos. Isso ajudará a remover do tecido coisas que não são boas para o processo de tingir. Também é uma boa idéia não usar qualquer produto químico como amaciantes porque eles deixam um filme sobre a roupa que pode tornar mais difícil para o corante se fixar.
  2. Ferva o material com um fixador. Existem muitas opções de fixador, mas alguns são mais fáceis de se conseguir. Adicione oito copos de água em uma panela grande e, em seguida, o fixador. Ponha 1 xícara de vinagre, 1 xícara de sal, ou 1 colher de sopa de alúmen. Misture bem. Adicione o material e ferva durante uma hora.
  3. Torça o material e prepare o banho de corante. Você deve torcer o material e deixá-lo de lado para fazer o banho de corante. Caso você tenha feito um corante natural, ele já deve estar pronto. Se estiver usando o corante de caixa, você precisa seguir as instruções para misturar as partes coloridas e escuras que deseja. Seu banho de corante deve estar num pote exclusivo para a tintura. Você deve colocá-la em fogo médio.
  4. Adicione o material e ferva. Adicione o material a ser tingido e deixe ferver por cerca de uma hora. Depois verifique a cada dez minutos. Tenha em mente que o material é mais escuro quando úmido, mas tente encontrar uma cor agradável para você. Uma vez que consiga tal cor, jogue o banho de corante fora e deixe esfriar.
  5. Remova do corante e pendure para secar. Usando luvas de borracha remova o material e pendure para secar.
  6. Dicas de branqueamento. A maioria dos corantes em caixas terão instruções de lavagem para depois de tingidos. Para aqueles que não tem, deve se lavar com água fria e separar cores que possam ser danificadas se a roupa manchar.