Como pintar água para pinturas a óleo, acrílica e aquarela

Pinturas de oceanos, rios e outros corpos de água podem ser bonitas, mas conseguir fazer a água parecer água de verdade em vez de apenas um toque de azul na tela às vezes pode ser um grande desafio.

Uma das coisas mais importantes para se lembrar quando tentar pintar água é que há uma variedade de diferentes tipos de corpos de água, cada um com suas características únicas. Certifique-se de considerar as diferenças entre rios, lagos, oceanos e poças d'água antes de começar a pintá-los, e provavelmente você vai recriá-los com maior facilidade. Você pode usar a tinta a óleo, aquarela ou acrílica com estas instruções. Veja como pintar a água.

  • Faça um esboço da área que será preenchida com água em sua tela antes de começar a pintar. Se o corpo da água é aquele que tem diversas profundidades diferentes dentro dele (como um lago ou mar, ou um rio profundo), vá em frente e esboce diferentes profundidades também.
  • Quando você começar a pintar água, uma das técnicas de pintura básica é começar com a área mais profunda e usar um tom ligeiramente mais escuro que o resto de sua profundidade. Embora possa parecer estranho à primeira vista, você será capaz de misturar as suas diferentes profundidades mais tarde e isso vai dar mais realismo à sua pintura.
  • Continue a pintar a diferentes profundidades, utilizando tons leves gradualmente à medida que você vai trabalhando para águas mais rasas. Quando você chegar a uma praia ou qualquer água excepcionalmente rasa, (como poças, caso você precise pintá-las), adicione solvente de tinta à sua pintura de modo que você pode fazer uma tinta semi-transparente conhecida como "lavagem".
  • Usando um pincel embebido em um pouco de solvente, pincele sobre todas as profundidades de água que você pintou, isso irá ajudar a misturar as cores. Se você planeja ter ondas ou cristas em sua água, você deve marcar onde elas vão estar com o diluente de modo que a mistura vai seguir as ondas.
  • Mude para um pincel de ponta fina, e usando um pouco de tinta branca ou cinza comece a adicionar as ondas ou cristas , se você está pensando em tê-las. Aplique apenas uma linha curta e fina na pintura, dando um ligeiro pico no centro.
  • Aprender a pintar a reflexão da água pode ser muito complicado. Se houver nuvens escuras acima da pintura, você pode querer usar algumas de suas cores como realces a quaisquer ondas que você cria. Da mesma forma, você deve usar as cores de um pôr do sol como realces para imitar a natureza reflexiva da água, certificando-se de não usar muito de qualquer cor no reflexo, e só pintar o reflexo sobre os topos das ondas.
  • Como a água reflete, você deve querer refletir as árvores, montanhas ou qualquer outra coisa que possa estar na água ou ao longo da costa. Você deve mostrar um pouco mais de detalhes do que você fez com nuvens ou luz, mas não muito. E certifique-se que quanto mais ondas e turbulência existem na água, menos reflexão você pode realmente discernir.
Naturalmente, os resultados finais que você terá vão depender em grande parte do tipo de tinta e materiais que você está usando. Embora estas instruções e dicas de pintura são feitas para pinturas à óleo sobre tela, você pode usá-las para as tintas acrílicas ou aquarelas também, com um mínimo de dificuldade. Aguarelas podem ser particularmente difíceis quando se trata de água. É importante ter em mente que aquarelas vão escorrer muita água for utilizada, principalmente quando colocar os realces, tais como reflexos ou as cristas das ondas, ou quando está fazendo uma lavagem para dar uma transparência parcial.

A pintura é uma habilidade que é aperfeiçoada ao longo de muito tempo e com muita prática. Participar de uma universidade on-line de arte e design pode te ajudar a aprimorar suas habilidades de pintura e obter conhecimento em outras áreas da arte também!