Como jogar pebolim

Pebolim é um emocionante jogo de mesa de futebol que pode ser jogado e aproveitado por pessoas de todas as idades. O objetivo é utilizar seus 13 componentes (homens) para marcar gols rodando e deslizando as varas pelas quais eles estão fixados para manusear a bola ao redor do campo de jogo. Os jogadores de pebolim de maior sucesso utilizam uma combinação de habilidade, estratégia e reflexos rápidos para ajudá-los a ganhar, ao invés de se basearem unicamente na força bruta de chutes de alta velocidade. Se você quiser dar uma chance pra esse jogo, siga essas regras básicas listadas abaixo.

  • Escolha um formato de jogo. Há algumas diferentes variações do pebolim, então, certifique-se que você e seus oponentes estão de acordo em relação a qual versão do jogo vocês jogarão. Partidas de simples e duplas são as mais comuns, mas você pode também querer tentar partidas de quatro-contra-quatro que envolvem quatro jogadores por time, com cada jogador controlando uma única vara; guerras de goleiros, onde somente o goleiro e jogadores de defesa são utilizados; tiros frontais, onde jogadores se revezam chutando a bola com seus atacantes; ou jogos com duas bolas, onde duas bolas são colocadas simultaneamente para jogar.
  • Determine qual jogador começa o jogo. Em torneios oficiais, o primeiro serviço é decidido por sorteio de moeda. Jogar a moeda é geralmente aceito como um modo objetivo de começar um jogo de pebolim sob quaisquer circunstâncias, e deve ser sempre usado quando você está jogando contra oponentes que você não conhece muito bem. Isso ajudará a diminuir as chances de desentendimento mais tarde. O vencedor do sorteio da moeda pode tanto optar pelo primeiro serviço ou escolher o lado da mesa que ele prefere para jogar, com a opção restante ficando com seu oponente.
  • Coloque a bola para jogar. O serviço é feito jogando a bola através do buraco de serviço, localizado no centro da tabela da mesa. Você pode tentar girar a bola de modo a ela se mover para uma direção particular, mas não pode colocar suas mãos dentro do campo de jogo para fazer isso. Nenhum jogador pode tocar na bola antes que ela toque no piso de jogo.
  • Marque alguns gols. Você obtém um ponto toda vez que a bola ir em direção do gol de seu oponente, não importando qual jogador acerta a bola por último. Além disso, se a bola vai ao gol e seqüencialmente volta para fora, ainda assim é contado como um ponto. Depois que um gol é marcado, o jogador que tomou o gol serve a bola de novo em jogo. O primeiro jogador a marcar cinco gols vence a partida, e não é necessário vencer por dois gols (por exemplo, placar final de 5-4 é aceitável).
  • Mantenha o jogo em movimento. Embora você seja permitido a colocar seus homens em posição levando um pouco de tempo para ajeitá-los, você não pode segurar a bola indefinidamente. O tempo limite para manter a bola nas varas de dois ou três jogadores é de 15 segundos, enquanto para na vara de cinco jogadores é 10 segundos. Se você violar a regra, você pode perder a posse de bola para seu oponente.
  • Seja um bom desportista. Além das regras de jogabilidade geral, pebolim tem algumas regras de conduta dos jogadores. Por exemplo, você não é permitido a girar suas varas (por exemplo, girá-las mais de 360 graus) para obter uma velocidade extra em um chute ou num passe, nem é permitido distrair seu oponente girando ou deslizando as varas que não estejam envolvidas na jogada corrente. Além disso, você pode não mover ou sacudir a mesa de maneira alguma durante o jogo. Violar qualquer dessas regras pode resultar em várias penalidades.