Como jogar magic the gathering

Tenho uma sugestão a fazer para quem gosta de jogos de cartas ou alguém que gosta de jogar jogos estratégicos como o xadrez. Confira o Magic Gathering pela Wizards of the Coast.

Magic The Gathering é o melhor jogo de estratégia para aqueles que não querem jogar online. Magic The Gathering foi o antecessor do novo gênero de jogo de cartas colecionáveis. O jogo foi inventado por Richard Garfield, professor matemática e um criador de jogos de tabuleiro. Muitos outros jogos têm aparecido, tentando capitalizar sobre o seu sucesso. No entanto, depois que toda a poeira baixou, ele continua a ser o mais jogado e bem sucedido jogo do gênero. Magic The Gathering é abrangido pela categoria de "fácil de aprender, difícil de dominar." O jogo pode parecer intimidador para um jogador novato, então aqui estão algumas informações sobre como o jogo funciona de modo que você não ficará perdido quando você jogar o seu primeiro jogo.

  • A premissa do jogo é que dois magos, você e seu adversário, estão tendo uma batalha mágica. Suas cartas são seus truques de magia. O tamanho do baralho para jogar o torneio é de no mínimo 60 cartas. A maioria dos jogadores regulares usam este padrão também. O baralho pode ser maior que 60, mas lembre-se que quanto mais cartas você tiver, menos chances você tem de escolher a carta que você precisa.

    Cada jogador começa com 20 vidas. Se existem criaturas na jogada, elas protegem os jogadores, levando os danos causados por eles. Se não há criatura, o jogador é atingido com o dano. O dano varia dependendo da carta que ou criatura que está sendo jogada contra ele. Depois que um jogador atinge 0 vidas, o seu adversário ganha o jogo.
  • Normalmente não existe uma consequência por perder uma partida. Os jogadores só podem iniciar outra. Há duas circunstâncias, no entanto, onde isso faz a diferença.

    • Às vezes os dois jogadores serão acondicionados com um "ante". Isto significa que ambos os jogadores irão tirar uma carta aleatoriamente de seu baralho. Quem ganhar o jogo fica com as duas cartas.
    • A outra circunstância em que realmente importa é se você está jogando em um jogo com classificação. Num jogo com classificação oficial, você irá mover para cima ou para baixo no ranking, dependendo se você ganhar ou perder. Isto irá afetar suas chances de entrar nos melhores torneios.
  • Conhecer a estratégia de Magic The Gathering vai te ajudar a ganhar o jogo. Você começa a pré-construír o seu baralho. Um jogador não pode ter mais de quatro de uma carta específica no baralho. Isso evita que um jogador pegue muitas cartas poderosas e simplesmente acabe com o adversário. Ambos os jogadores têm que embaralhar suas cartas antes da jogada começar. Tirar as cartas que você precisa se torna uma questão de "empilhamento do baralho" e jogar com as probabilidades.

    Existem dois tipos básicos de cartas no baralho – permanentes e não permanente. As não permanentes lançam mágicas instantâneas e feitiços a outros magos para danos diretos. As cartas permanentes são usadas para pegar o mana. Essa é a substancia que você precisa usar para jogar as suas cartas não permanentes. O numero de cartas não permanentes que você pode jogar é limitado por quanto mana você tem. Cartas não permanentes mais poderosas tem um custo de mana mais alto.

    Existem cinco cores de cartas. Cada cor tem seu próprio foco. Aqui estão os seus objetivos gerais no jogo.

    • Branco - Branco tem por objetivo reforçar e curar as criaturas e jogadores. Brancos são excelentes cartões de restaurar a vida de ambos os jogadores e criaturas. É difícil matar alguém com um forte baralho de cura, uma vez que ela pode regenerar sua saúde.
    • Azul - Azul permite que um jogador adversário roube-lhe cartas. Eles também podem impedir um outro jogador de jogar suas cartas. Em essência, a Azul é controle.
    • Verde - Verde é sobre criaturas. As criaturas verdes são algumas das mais fortes no jogo.
    • Preto – Cartas pretas fazem criaturas mortas renascerem e fazem o seu oponente descartar suas cartas. O Preto não é para o fraco do coração.
    • Vermelho - Vermelho é sobre a rápida deterioração. Se você quer machucar alguma coisa e machucá-lo agora, use o vermelho.
  • Existem duas maneiras de jogar o Magic Gathering. Você pode jogar com as cartas tradicionais ou você pode jogar on-line. Esteja consciente de que jogar on-line não é mais barato, já que você tem que comprar os baralhos pelo mesmo preço que você iria comprá-los em uma loja.
  • Para saber mais sobre o jogo online e mais sobre o jogo tradicional de cartas, vá para Magic Online. Existe também um ótimo tutorial que irá executar o jogo em Magic: The Gathering.
  • Existe um circuito de torneios muito ativo. Para jogar nestes torneios, você precisará ser muito bom e ter uma boa coleção de cartas de modo que você possa construir um baralho competitivo.


Magic The Gathering é um jogo extremamente excitante que é estratégicos. Se você estiver assustados com a idéia colecionar cartas e fazer um baralho de 60 a partir de centenas ou mesmo milhares de cartas, não se desespere. Wizards of the Coast vende baralhos pré montados para você começar. Então, pegue um baralho e um amigo e comece a duelar.