Como fazer velas perfumadas

Comprar velas perfumadas pode ser muito caro, especialmente as intensamente perfumadas, que retêm o perfume. Fazer velas em casa não custa mais que uns poucos reais, e você pode personalizá-las com quaisquer aromas e cores que gostar. Fazer velas pode consumir muito tempo, e pode ser perigoso se as medidas adequadas de segurança não forem seguidas, mas os resultados são algo que você vai usar com orgulho. Para algumas dicas excelentes sobre como fazer velas de todos os tipos, recomendo a popular série Secrets to successful Candle Making. Veja como fazer velas perfumadas em casa.

  1. Reúna os itens necessários.
    • Para fazer uma vela perfumada básica, você vai precisar de um pouco de cera. Cera de parafina é fácil de encontrar e é bom para praticamente qualquer tipo de vela. Pode ser encontrada em supermercados. Você também pode comprar cera para vela, feita de soja.
    • Você também vai precisar de um pote para derreter, que é apenas um pote de metal com alça, onde você que vai derreter a cera
    • Tenha um termômetro para cera ou culinário à mão..
    • A confecção de velas requer pavio de vela..
    • Se você quer que sua cera tenha cor, então precisa de pigmento líquido, em pó ou em pastilha (sólido).
    • Escolha um molde para dar forma à vela. Lojas de produtos para artesanato têm todos estes equipamentos, assim como muitas lojas de ferragens. O eBay é um bom lugar para se comprar materiais para a confecção de velas, a preços bem mais em conta do que os das lojas.
    • Finalmente, você precisa daquilo que dá a uma vela perfumada o seu perfume! Os aromas vêm em diversas formas diferentes  - aromas líquidos e aromas sólidos. O aroma líquido é mais difícil de usar, mas é muito mais forte e vai durar mais tempo.
  2. Escolha o seu design. Velas podem ser feitas em qualquer forma, de velas esféricas a círios longos decorados. Há também  moldes complicados em todas as formas imagináveis. A forma mais fácil é a vela em forma de uma pequena coluna, que é um cilindro grosso plano na parte superior e inferior. Esta é uma forma robusta que permanecerá estável, em pé, em qualquer lugar, e queima por bastante tempo. Os moldes de colunas são fáceis de encontrar nos locais mencionados acima, enquanto que encontrar formas mais complexas pode ser mais demorado e requerer mais esfprço.
Encontre uma fonte de calor. Você vai precisar de calor para derreter a cera, e deve ser uma fonte segura e fácil de limpar. A fonte de calor vai terminar com cera espalhada por cima, por isso muitas pessoas não gostam de usar o fogão. Quando você utilizar um pote para derreter a cera, geralmente algumas gotas vão escorrer pelo pote depois que a cera foi despejada nos moldes. Esta cera permanece líquida por algum tempo, mas ao final seca sobre a superfície. Não é uma boa idéia para tentar limpar a cera líquida com um pano enquanto ainda está quente,  já que há uma boa chance de queimar os dedos. Se você usar uma toalha de pano grosso para tentar limpar cada vez que a cera é despejada, a toalha ficará completamente arruinada, porque a cera não sai do tecido durante a lavagem. É melhor simplesmente tentar estimar quanta cera é necessária para cada molde, e tentar despejar tão suavemente quanto possível para limitar a quantidade de cera que pinga. Um prato quente é uma boa opção, porque é fácil raspar a cera da superfície, e pode ser usado em qualquer local conveniente.

Derreta a cera. Para uma vela em coluna simples, você precisará de pelo menos meio quilo de cera. Esta receita será de um quilo, e se você estiver fazendo uma vela maior, basta aumentar proporcionalmente os ingredientes. Coloque a cera no pote de derretimento, e prenda o termômetro do lado. Deixe a cera derreter, mas não deixe a temperatura passar de cerca de 300 graus. A cera pega fogo por volta de 375 graus, e é melhor que ficar bem abaixo desse limite, mantendo simultaneamente a cera em forma líquida.
  • Pigmente a cera. Se você tiver decidido por uma cor, acrescente a cor à cera líquida e misture com algum instrumento. A cor pode ser um pigmento líquido, em pó, ou em pastilha. A pastilha de cor é de longe a mais fácil de usar, e é muito eficaz para colorir a cera. Para meio quilo de cera, use uma pastilha inteira em forma de losango (se é o que você tem). Se você tem um bastão de pigmento sólido, quebre cerca de uma quarta parte do bastão, para obter uma cor bela e rica. Se  estiver procurando um tom mais claro, utilize cerca de metade dessas quantidades. Você pode agitar a mistura com qualquer instrumento que preferir, ou apenas sacudir o pote suavemente (em movimentos circulares) para misturar a cera e o pigmento.
  • Adicione o aroma.  Se você estiver usando um aroma líquido, adicione cerca de 30 gr para obter uma vela forte e ricamente aromatizada. Ou adicione menos para um resultado mais sutil. Se estiver usando um perfume sólido, leia as instruções sobre o que é necessário para meio quilo de cera. Mexer com algum instrumento, ou sacudir suavemente o pote..
  • Pronta para moldar. Se o molde tem um buraco para pavio no fundo, afixe o pavio neste buraco de acordo com as instruções que acompanham o molde. Alguns moldes vêm com uma pasta de cimento ou adesivo para ajudar a segurá-lo no lugar. Depois que o pavio foi colocado no buraco, amarre o topo do pavio em torno de alguma coisa, como uma longa colher ou um palito. Este item então é apoiado sobre a borda do molde, mantendo o pavio reto.
  • Despeje a cera. A cera deve ser despejada lentamente no molde. Quanto mais devagar e cuidadosamente você despejar, menos bolhas de ar haverá na cera. Quando toda a cera já tiver sido despejada, bata suavemente os lados do molde para eliminar bolhas.
  • Deixe a cera esfriar. Deixe a cera para esfriar um pouco, verificando muitas vezes para se certificar de que está esfriando uniformemente. A maior parte das velas vai afundar um pouco no meio conforme a cera endurece, de forma que mais cera provavelmente precisará ser derramada no meio para nivelar. Se é uma vela muito grande, isto precisará ser repetido várias vezes.
  • Retire da forma. Depois que a vela esfriou e endureceu completamente, o que pode levar até um dia, dependendo do tamanho da vela, retire-a do molde. Moldes em forma de pilar são muito ligeiramente inclinados, para que a cera não grude, e os lados sejam lisos, permitindo que a vela deslize facilmente para fora. A vela sairá com duas extremidades de pavio projetando-se para fora. A parte do pavio que foi colada na parte inferior do molde é o lado de cima da vela. Corte o cordão com 2cm de comprimento, e elimine a ponta de pavio no outro lado.
A sua vela está pronta. Apresente-a com orgulho. Agora que você sabe como fazer vela, pode tentar uma infinidade de diferentes tamanhos e formas. Estas instruções sobre como fazer velas podem ajudar você a criar muita diversão e idéias para presentes pessoais. Acrescente fitas ou bolhas engraçadas ás suas velas feitas a mão, para personalizá-las.

Materiais Necessários
Pote para derreter e derramar
Fonte de calor
Cera
Pavio
Pigmento
Aromas
Moldes para velas

Precaução:
Não deixe crianças pequenas perto de cera derretida. A cera pode causar queimaduras graves se respingar, e o pote estará extremamente quente.