Como fazer velas flutuantes

Velas flutuantes são lindas de ter em ocasiões como casamentos e festas, ou simplesmente els podem guarnecer uma mesa em casa. Fazer uma vela flutuante não é mais difícil do que fazer uma vela comum, e talvez até mais fácil porque velas flutuantes tendem a ser pequenas.

  • Escolha um molde para vela flutuante. Para ter certeza de que sua vela irá flutuar, use um molde feito especificamente para velas flutuantes, isso irá garantir que o formato seja correto para elas. A parte superior da vela tem que ser um pouco maior do que a parte inferior, e moldes disponíveis comercialmente irão garantir que a proporção está correta. Se você não encontrar um molde de flutuante que goste, veja qualquer molde pequeno que tenha um topo maior que o fundo. Deve ser um pequeno, de forma compacta e não muito elaborado. Um molde que tenha muitos detalhes no topo pode deixar que a água atravesse os vincos da parte superior, o que acabará por afundar a vela.
  • Encontre cera, pavio, cor e aroma. Tudo isto pode ser encontrado em lojas, grandes varejistas e no eBay. O melhor lugar para estes itens a granel é o eBay, mas se você quiser fazer só uma ou duas velas, você pode querer comprar um pequeno kit para velas, que irá conter todos os elementos necessários. Eles estão disponíveis nos mesmos lugares que os outros itens de fazer velas, e em lojas brinquedo. Qualquer tipo de cera é ótimo para flutuar, exceto as de cera para por em reipientes, que são muito finas. Quando comprar pavios para velas flutuantes procure de zinco ou papel. Estes podem ser comprados avulsos, para reduzir a dimensão, ou já cortados e ligados a um pavio guia. O tipo mais comum de corante de vela vendido é o diamond chip, que apenas é uma pequena placa colorida em forma de losango. Elas são fáceis de usar, porque podem ser quebradas no meio, se você quer uma cor clara, ou em qualquer um dos cantos para pastéis, e se você estiver querendo misturar cores.
  • Encontre um pote para derreter. Estas informações estão disponíveis em lojas online e geralmente são apenas potes altos de metal com um bico na parte superior. A cera é posta na panela para derreter e, em seguida, derramada no molde.
Encontre um termômetro e uma fonte de calor. Um termômetro para vela ou doces é um excelente dispositivo de segurança para garantir que a cera não atinja o seu ponto de incêndio (o ponto em que a cera vai pegar fogo). A cera líquida é extremamente inflamável, por isso, se você não tiver um termômetro, fique próximo a cera, e esteja pronto para derramá-la logo que se derreta. Dessa forma, ela não terá tempo para ficar muito quente. Uma fonte de calor pode ser um fogão ou uma chapa quente. Eu recomendo uma chapa quente, pois é muito mais fácil de limpar. Quando a cera for derramada, algumas gotas irão inevitavelmente cair do pote. A cera é extremamente difícil de sair num queimador, mas uma chapa pode ser raspada com uma faca depois de a cera ter arrefecido.
  • Depois que seus itens estiverem prontos, coloque a cera para derreter. Se você tem um grande pedaço de cera, você vai ter que cortá-lo com uma faca de modo a caber na panela. Se você tiver comprado um kit, a cera será do tamanho certo. Deixe a cera derreter um pouco e, em seguida, adicione os ingredientes que você escolher para personalizar a vela. Se você quiser aroma e/ou cor, adicione neste momento. Perfume líquido é mais potente e fácil de usar. Para cor, corantes vem praticamente em qualquer cor e são baratos. Leia as instruções sobre quanto colocar - você terá que estimar a quantidade de cera que tem no pote. O diamond chip usa uma placa para cada 500g, menos se quiser uma cor mais clara. Depois que tudo reunido, mexa o pote para misturar tudo suavemente.
  • Prepare o molde. Se você tem um buraco para o pavio no molde, passe-o através dele e prenda do outro lado. Algo terá que ser colocado sobre ele para segurá-lo no local, e fazer com que a cera não vaze. Qualquer coisa macia e maleável será eficaz, ou você pode usar uma fita adesiva forte. Existem no mercado produtos específicos, tais como o Jiffy Wicker, que são muito eficazes nisso, mas não são necessários. Se você não tem um buraco para o pavio, coloque um pavio no interior. Um de zinco ou de papel torcido irá ficar reto se você tiver uma guia na ponta para segurá-lo. Se você não tiver uma guia, enrole um pouco a parte inferior para firmar. Se você tiver problemas para fazer isso, amarre um palito ou pedaço de louça, e enfie o pavio pendente. Coloque o pavio o mais perto do fundo do molde possível.
  • Despeje e a cera. Depois da cera se liquefazer, é chegada a hora de despejá-la. Despeje a cera muito lentamente, para evitar fazer muitas bolhas. Depois que o molde é preenchido, bata no topo suavemente, algumas vezes, para a liberação de algumas bolhas. Depois que a cera estiver quase fria, pode haver um rebaixamento no meio. Isto ocorre porque a cera encolhe um pouco, a medida que esfria. Ela vai afundar-se no molde enquanto esfria, deixando uma depressão no meio. Quanto maior for a vela, mais profunda será a depressão. Ponha mais cera na deperessão, para certificar-se de ter uma superfície lisa. Isto pode ter de ser feito mais de uma vez.
Deixe a vela esfriar. Depois que a vela tiver resfriado, e não tenha mais depressões, é seguro remove-la do molde. Caso o pavio esteja amarrado a algo, corte-o. A maioria diz para cortá-lo 1/4 acima da vela, mas descobri que essa extensão torna difícil acendê-la, e prefiro deixar o pavio a cerca de 1/2. Prepare uma tigela de água para a vela flutuar, e você terá uma vela flutuante pronta para exibição.