Como fazer uma pulseira de couro trançado

Existem várias opções para fazer uma pulseira de couro trançado. Vou incluir variações da concepção básica para lhe dar algumas idéias, e ao mesmo tempo proporcionar orientações aos profissionais e variadas opções para fazer lindas pulseiras. Você também pode adicionar contas, berloques, pendentes e outros artifícios à forma base e terá uma pulseira linda de se ver!

Para fazer a versão mais enfeitada você irá precisar dos seguintes materiais:

  1. Chinelas de couro
  2. Fitas ou tiras
  3. Super cola
  4. Fios de arame de espessura 18 ou 20 numa cor que lhe agrade
  5. 2 cones (dependendo do tamanho do seu couro você deverá fazer cones a condizer, mas lembre-se de que haverá três tranças de couro)
  6. Um fecho à sua escolha
As únicas ferramentas de que irá necessitar são a tesoura, cortadores de fio, e um par de alicates à sua escolha.
  1. Cortar o couro. Você tem várias opções na escolha de couro para este projeto.
    • Pode usar chinelas de couro que podem ser compradas numa ampla gama de tamanhos
    • Pode optar por cordões de couro, que são arredondados (e geralmente existem em cores adoráveis)
    • Pode comprar uma amostra de couro e cortar os seus próprios pedaços.
    Cortar os seus próprios pedaços dá grande flexibilidade, tanto na forma física como no modo como o produto acabado irá surgir. Você pode cortar em pedaços de até 3/4 de polegada e mesmo assim poder trabalhar bem com eles, mas vai ser necessário que use um cortador de lâmina e faça um grande corte reto e sem bordos irregulares. Corte estas tiras de modo a ficarem com 14 polegadas de comprimento (dependendo do tipo que você escolher).
  2. Prepare a primeira ponta. Você tem várias opções para o acabamento desta peça. Pode amarrar um nó e deixar espaço suficiente para simplesmente atá-lo ao punho do usuário. Este método é simples e rápido. Você também pode fazer isso e terminar com uma corda, fita, ou ponta em couro. Esta liga-se ou prega-se à peça, permitindo que você adicione um fecho à sua escolha. A última opção e a mais elaborada é adicionando um cone e um fecho. Para fazer isso, você vai ter de fazer um nó muito solto com suas três tiras de couro. Pegue um fio metálico de 3 polegadas (de espessura 18 ou 20) e passe-o através do nó. Aperte o nó ao redor do fio. Adicione uma gota ou duas de super-cola. (Tenha o cuidado de adicionar apenas uma gota ou duas. Você está querendo bloquear o nó, mas não quer que a cola adira a toda a peça pois ela se tornará mais rígida e ficará manchada.) Cuidadosamente dobre o arame para cima para formar um laço fechado que corre sobre o nó (tão pequeno quanto puder). Corte o excesso de couro na parte superior do nó. Adicione um cone ao longo do fio e cobrindo o nó. Faça então uma volta com o fio enrolado no cimo do cone.
  3. Prepare-se para entrançar. Cole com fita-cola o final da peça à mesa, ou prenda com alfinetes a uma placa para macramê. Isto irá tornar mais fácil entrançar com as duas mãos, sem ter de se preocupar que se desfaça.
  4. Entrançar o couro. Segure a tira direita e a tira esquerda na mão correspondente. Mova a tira esquerda ao longo da tira do meio, mova a do meio para a mão esquerda. Em seguida mova a tira direita sobre a do meio e mova esta para a mão direita. Continue com esta mudança dos eixos, certificando-se de que deixa todos apertados.
  5. Ate a ponta. Assim que a pulseira tiver um tamanho adequado (se estiver usando cones e um fecho, não se esqueça de contar com o seu comprimento), ate o seu trabalho. Se você estiver utilizando o método de cone para acabamento, então este nó terá de ser leve.
  6. Repita o acabamento. Termine o outro extremo do mesmo modo que o primeiro.
  7. Adicionar fechos. Se você estiver usando um método que requer fechos, adicione-os agora. Para o método do cone terá de adicionar um fecho ao final da cada extremidade da peça ligando-a aos laços de arame enrolado. Você poderá precisar de aros, dependendo do tipo de fecho que estiver adicionando. Se usou um cordão final, então também precisará adicionar um fecho para terminar a peça.
Agora deverá ter uma bela peça bem acabada. Se ainda não estiver bem, certifique-se de todas as extremidades e nós estão colados. Faça isto com cuidado, de modo a não tornar a peça rígida nem manchar o couro. Com a prática esta peça será uma bela adição a qualquer guarda-roupa, fazendo uma bonita prenda e podendo mesmo ser adicionada ao mercado artesanal ou à tabela da feira de joalharia.