Como fazer um forno solar

O preço do petróleo subiu insanamente. Cada vez mais estamos convencidos de que devemos ficar longe de combustíveis fósseis e gás natural por causa do efeito estufa que produzem. Quais são as nossas alternativas para cozinhar nossos alimentos? Podemos sempre comer comidas cruas, mas nem todos gostam de sushi ou bife tártaro. Infelizmente, ainda precisamos cozinhar o nosso alimento. Nós não podemos simplesmente colocar tudo no microondas. Isso não é exatamente o melhor para o meio ambiente, ele usa muita eletricidade, e eletricidade, você bem sabe, é criada a partir de combustíveis fósseis também.

Bem, agora existe o forno solar, podemos fazer comida deliciosa sem matar o meio ambiente. Claro que o forno solar não fica tão quente como um forno normal, mas ainda funciona bem. Você só precisa cozinhar o alimento por um período mais longo de tempo. E acima de tudo, é barato de fazer.

Abaixo estão alguns passos simples para ajudar a construir o seu próprio forno solar. Se você quiser revolucionar totalmente o modo como você consome energia em casa, retirando-a de fontes renováveis, como a solar e a eólica, e poupar toneladas de dinheiro, eu recomendo que você verifique Home Power Plant. (Projeto de Energia Caseira)

  • Pegue o material. Você precisará de duas caixas, uma deve encaixar no interior da outra. Deve haver um espaço entre elas de 2 a 3 polegadas. Você também vai precisar de jornal velho. Além disso, obtenha um rolo de papel alumínio, quanto mais brilhante melhor. Você também precisará de papelão, papel de construção preto e um pouco de trabalho duro.
  • Caixas e jornais. Comece revestindo a parte inferior da caixa grande com um jornal amassado e, em seguida, coloque a caixa menor no interior da grande. Em seguida, preencha o espaço entre os lados das duas caixas com jornal amassado. Agora, iremos trabalhar a caixa menor.
  • Cubra o interior da caixa menor. O próximo passo é a utilizar papel alumínio para forrar o interior da caixa pequena. Dobre as bordas da folha de alumínio ao longo dos lados da caixa para fora, a fim de manter a folha em seu lugar. Quanto ao fundo da caixa menor, cubra com papel preto de construção. Ele absorve o calor.
  • Atenção à caixa maior agora. Coloque um pedaço de papelão em cima da caixa maior e trace em torno dele. Adicione duas polegadas para a linha traçada, e corte-o para fazer o refletor. Para fazer o cartão laminado, cubra com papel alumínio e alise bem. Você pode fixar a folha de alumínio colando-a ou grampeando-a no local, ou utilizando fita adesiva.
  • Junte tudo. Agora, você pode fixar o refletor. Grampeie-o na parte de trás da caixa grande, em torno da parte externa. Seu forno solar tem de ser colocado em um local onde o refletor colete luz solar suficiente, e a reflita para dentro da caixa. Coloque o alimento no interior do forno solar, e feche-o com plástico transparente. Coloque um forro de filme PVC envolvendo todo o forno solar, para manter a caixa hermeticamente fechada.
Agora, você tem um forno solar. Lembre-se que você está fazendo um favor ao mundo por cozinhar com um forno solar. Está limitando a produção de gases do efeito estufa, está reciclando materiais usados, e está poupando dinheiro com gás e eletricidade.