Como fazer um arco de balões: um guia para a decoração com balões

Os arcos de balões são um belo acréscimo à decoração de qualquer festa. Você pode utilizar em festas de casamento, batizado ou aniversário. São absolutamente simples de fazer, mas parecem ter demorado eras para serem feitos.

Este artigo tratará do básico da criação de um arco de balões. Se você quiser alguma coisa mais elaborada, eu recomendo altamente que você obtenha a sua cópia de Balloon Decor Secrets; o livro contém projetos que vão dos arranjos simples com balões, a arcos cheios de detalhes e até decorações em forma de gazebo.

Antes de criar o seu arco de balões, há algumas coisas que você deve decidir:

  • Você prefere balões enchidos com ar ou com hélio? Os arcos de balões de hélio necessitarão de menos suporte na estrutura, mas durarão apenas por 10-12 horas antes de começarem a pesar na estrutura. Se esta for a sua escolha, você vai precisar alugar um tanque de hélio. Os balões enchidos com ar requerem uma estrutura mais estável, mas o produto acabado vai durar por mais tempo, e o ar custa menos do que o hélio.
  • Que cores que você quer usar para os balões? Os balões são para um casamento, ou para uma festa de aniversário? Você vai fazer uma decoração simples, ou vai criar uma arte com balões combinando as cores para obter efeitos elaborados?
  • Você quer usar balões de que tamanho? Para ter certeza de que todos os seus balões são da mesma largura, crie um molde em cartolina para medir cada balão quando este é inflado. Simplesmente corte um círculo na largura que você quer que os balões tenham, e passe cada balão enchido pela abertura antes de amarrá-los, para garantir que têm o tamanho correto.
  • Quantos balões você vai precisar? Você precisará saber o tamanho do seu arco antes de determinar quantos balões precisa comprar. Você precisará de uns 20 balões para cada metro no comprimento da estrutura (ou 2 balões a cada 10 cm) para um arco de "cacho" de balões. Abaixo encontram-se as fórmulas para calcular o comprimento do arco (todos os comprimentos são aproximados):
    • Para um arco de altura e largura iguais: (0,5 x altura) + largura = comprimento
    • Para um arco de largura maior do que a altura: largura + altura = comprimento
    • Para um arco de altura maior do que a largura: (2 x altura) + largura = comprimento

    Depois de você fazer todas as suas escolhas, está pronto para fazer o seu arco de balões.

    • Para fazer a estrutura para o seu arco de balões, use material robusto, forte, como tubos de PVC ou hastes de alumínio. Crie o arco utilizando o PVC para as laterais e as hastes de alumínio para a curva no alto. Use fita isolante para unir e fixar os materiais.
    • Encha os balões utilizando o molde para ter certeza de que são todos do mesmo tamanho. Amarre conjuntos de dois balões, e então junte dois conjuntos de balões e enrole-os juntos para fazer cachos de quatro balões. Aqui, você pode utilizar diferentes cores para criar efeitos, ou usar balões que sejam todos da mesma cor.
    • Fixe os cachos de balões à estrutura simplesmente colocando o cacho no seu local e torcendo um dos balões em volta da estrutura para firmar. Trabalhe de uma extremidade à outra, acrescentando cachos de balões até que toda a estrutura esteja coberta.
    • Quando todos os balões estiverem colocados na estrutura, firme as extremidades da mesma com alguma coisa pesada como tijolos ou sacos de areia, assegurando-se de ter colocado peso suficiente em volta da estrutura para que permaneça firme e estável no seu lugar. Você pode recobrir os pesos com balões extra, amarrados à base da estrutura.
    • Prenda o arco ao teto ou a uma parede, com fios de metal se possível, ou a objetos avulsos como mesas ou cadeiras. Se o arco de balões foi colocado em volta da soleira de uma porta, você pode "grampeá-lo" à estrutura da porta com fio de metal ou um cordão e pinos ou grampos. Tenha cuidado para não furar os balões!
Por fim, você pode acrescentar um pouco de decorações aos balões, se quiser. Você pode decorar seu arco com cordões de mini-luzes, miçangas, flores, fitas ou qualquer outra coisa que não pese muito. Se for usar mini-luzes, procure ter certeza de que elas não esquentam muito, e de que os fios estão muito bem escondidos (e eletricamente isolados).

Precauções:
  • Assegure-se de que a área em volta do seu arco de balões não contém objetos pontiagudos que poderiam danificar os balões.
  • Seu arco de balões deve ser muito bem firmado. Prenda-o numa parede, teto, chão, mesas ou qualquer coisa estável e robusta que possa impedir o arco de inclinar ou cair.
Dicas Rápidas:
  • Para criar padrões de cores ou formas, misture e combine suas cores quando estiver fazendo os cachos de balões, e coloque-os na estrutura.
  • As máquinas de ar e de hélio podem ser alugadas em lojas de artigos para festas, e são bem baratas.