Como fazer tinta

Tinta é o fluido que usamos para escrever, desenhar, imprimir ou esboçar figuras, impressões, palavras, etc em qualquer meio sólido onde é visível. A história do uso da tinta pode ser rastreada até longos períodos atrás, com origens no Egito, estando a Índia e a China entre os primeiros usos de tinta registrados. Em seguida, foi feita a partir de fluidos extraídos de plantas, árvores, cascas, peles dos animais, queima de ossos, fuligem, etc Com o passar do tempo o processo tornou-se modernizado, com a produção comercial de tinta sendo agora um processo unicamente industrial e baseado em química. Você ainda pode fazer tinta em casa usando material que é facilmente encontrado na utilização quotidiana, para não mencionar que você pode experimentar de várias maneiras com este material e criar diferentes tipos e cores de tinta! Siga os passos listados abaixo para fazer sua própria tinta!

  1. Tinta preta: Existem várias maneiras de fazer tinta preta; uma bem fácil é: tomar uma gema de ovo, ½ colher de chá de negro-de-fumo, ½ xícara de mel e uma colher de chá de goma arábica. Negro-de-fumo encontra-se disponível comercialmente, ou você mesmo pode fazê-lo, segurando uma placa ou qualquer recipiente sobre uma vela acesa, levará algum tempo para recolher meia colher de chá, entretanto. Misturar todos os ingredientes para fazer uma pasta grossa, adicione água suficiente para diluir esta pasta para uso, de tal forma que ela escorra facilmente, como um fluido.
  2. Tinta ferrogálica: Esse método foi o utilizado com mais freqüência antes de substâncias químicas sintéticas entrarem em uso para a fabricação de tinta. A única desvantagem da tinta ferrogálica é que é muito corrosiva para aço, e é preciso garantir que os utensílios que você usa enquanto faz esta tinta não são feitos de aço. Você vai precisar ácido tânico, água destilada (pode ser substituída por vinho ou vinagre), galhas, goma arábica sólida, e sulfato ferroso. As quantidades requeridas são: 35 gramas de ácido tânico, 17,5 gramas de goma arábica, 735 gramas de sulfato ferroso, 280 gamas de água destilada e galhas. Estas (as galhas) podem ser colhidas em áreas arborizadas, onde podem ser encontradas como crescimentos circulares em ramos ou folhas, tipicamente ao redor de larvas de insetos na árvore ou planta; o ácido tânico pode ser espremido de saquinhos de chá mergulhados em água fervente. Esmagar e moer as galhas para formar um pó fino, adicionar água e deixar a solução fermentar por cerca de três dias. Coe a solução após três dias, adicione o sulfato de ferro e deixe a solução repousar novamente por quatro dias. Ao final deste período, misture a goma arábica e assegure-se de que esteja totalmente dissolvida. A tinta está agora pronta para uso e pode ser armazenada, mas não em qualquer coisa feita de aço.
  3. Tinta Marrom: Você precisará de uma colher de chá de goma arábica, alguns saquinhos de chá, ou umas duas colheres de chá de chá a granel (mais, se você quiser uma cor mais escura), e metade de um copo de água fervendo. Despeje a água sobre o chá em saquinhos ou a granel colocado em uma tigela grande, acrescente a goma arábica, e deixe em infusão durante cerca de 15-20 minutos. Amasse as folhas de chá com uma colher para extrair o máximo possível de essência do chá, e coe em uma tigela limpa. O líquido deve ser resfriado antes de ser engarrafado para armazenamento e utilização.
  4. Outros tipos de tinta: Você também pode fazer tinta com alguns componentes interessantes, como corante índigo, nozes, os diferentes tipos de frutas escuras (do tipo escamosa, em bagas, como por exemplo a amora), suco de limão, etc Para fazer "tinta invisível", basta escrever com uma caneta cheia com suco de limão, depois segure sobre uma chama acesa para aquecer, e sua escrita vai aparecer! Corante índigo misturado com água dará a você uma tinta azul prussiano escuro. Para fazer tinta de nozes, esmague cascas de nozes em água de excelente qualidade, misture com a água e aqueça em fogo médio por cerca de trinta minutos. Deixe a solução esfriar e repousar durante a noite, no dia seguinte coe e adicione um pouco de vinagre. Sua tinta de nozes está agora pronta para uso. Para preparar tinta de qualquer fruta escura (conforme explicado acima), esmague-as e coe para extrair o suco. Adicione um pouco de vinagre e sal, misture bem e armazene.
Agora que você entendeu a idéia básica de como pode preparar tinta por si mesmo, poderá experimentar com outros ingredientes para fazer novos tipos de tinta. No entanto, tenha cuidado enquanto usa quaisquer produtos químicos, e, definitivamente, conserve fora do alcance das crianças.