Como Fazer Serigrafia: Artigos e Máquinas de Impressão

A serigrafia é uma técnica de impressão popularmente usada para criar imagens, logotipos ou frases em camisetas, bonés, cartazes e outras mídias. É muito menos trabalhosa do que a pintura à mão, mas mais criativa e original do que produção de impressão em massa. Muitas pessoas têm aprendido com sucesso a serigrafar camisetas ao longo dos anos e a sua popularidade continua.

Embora existam várias técnicas usadas para criar imagens de serigrafia, o processo básico de como aprender serigrafia envolve a criação de uma tela a partir de um tecido poroso como o nylon, que é esticada e segurada em uma moldura de madeira. A imagem é transferida para a tela, e as áreas então são bloqueadas, onde nenhuma pintura será capaz de permear o tecido. A pintura é transferida para o objeto em que está sendo impressa, pressionando uma lâmina de borracha ao longo da tela, forçando a tinta a escoar através da tela e para o objeto. As cores podem ser adicionadas à imagem ou pintando sobre a impressão original, ou usando estênceis diferentes.

Há uma série de maneiras de aprender a arte da serigrafia. O melhor método para você vai depender se você quer apenas brincar com isso como um hobby, ou aprender a criar seus próprios itens promocionais ou de mercadorias para vender ao público. Aqui estão algumas maneiras de aprender essa divertida e criativa técnica de serigrafia.

  • Aulas - Algumas as galerias de arte, museus, e escolas de arte têm cursos de especialização em serigrafia. As aulas vão do básico ao avançado, e esta é uma ótima maneira de experimentar antes de investir em qualquer dos equipamentos de impressão sozinho. Para encontrar aulas em sua região, pesquise online ou procure na lista telefônica pelas escolas de arte locais, galerias ou museus. Você será obrigado a comprar alguns equipamentos de serigrafia para iniciar o curso.
  • Livros - Há uma série de bons livros disponíveis que lhe darão uma visão geral e a história da serigrafia, bem como instruções detalhadas e passo -a-passo ilustrados para fazer sozinho. Estes podem ser encontrados em livrarias ou lojas de artigos de artesanato, ou emprestados da biblioteca. Antes de comprar um livro sobre este tema, certifique-se que a data de publicação é recente, assim que você vai aprender as técnicas mais atualizadas de serigrafia, com equipamentos modernos.
  • Vídeos - Os vídeos são uma boa maneira de aprender uma nova técnica, desde que você possa ver alguém realmente executando o processo. Vídeos de serigrafia podem ser encontrados em algumas lojas de artesanato, e em lojas especializadas em tingimento e pintura. Esses também são locais interessantes para encontrar uma máquina de serigrafia.
  • Online - Há uma série de tutoriais que ensinam o processo de serigrafia. Os sites mais confiáveis terão um fórum ativo com as pessoas à disposição para responder suas perguntas, ou uma seção para as pessoas deixarem comentários e / ou contato com o autor ou a empresa por trás do tutorial. Confira vários tutoriais e sites para ter uma idéia da qualidade do ensino antes de tentar isso sozinho. Você vai precisar de uma máquina de serigrafia em sua casa para praticar.


Depois de aprender as noções básicas de serigrafia, você será capaz de brincar com o processo e começar a usar a sua criatividade para criar projetos novos e originais sozinho. Aprender a fazer serigrafia não é apenas diversão, mas também pode ser rentável.