Como fazer sabonete

Muitas pessoas tem o pressuposto de que o sabonete cáustico é extremamente forte e que não se compara em qualidade ao sabonete que se pode comprar numa loja. A verdade, porém, é que quase todo sabonete é feito com soda cáustica em um ponto ou outro -- mesmo o sabonete de Castela, que é suave o suficiente para que muitas mulheres optem por utilizá-lo como o primeiro sabonete para seus bebês. Kits de sabonete podem ser comprados usando uma solução a base de glicerina, que você derrama em moldes. Mas a glicerina nestes kits foi provavelmente feita com soda cáustica e óleo, e geralmente é mais barato comprar os ingredientes e fazer seu próprio sabonete a partir do zero, do que comprar um kit.

A fim de fazer seu próprio sabonete, você vai precisar de cerca de um quilo (two pounds) de azeite de oliva ou outro óleo, 142 gramas de soda cáustica (5 ounces), 340 ml de água destilada (12 ounces) e, se você quiser fazer seu sabonete extra suave, cerca de 56 gramas de cera de abelha (two ounces). Você também pode optar por adicionar cerca de 56 ml de óleo perfumado, bem como corante para alimentos combinando com o perfume. O processo de mistura e agitação provavelmente vai levar uma hora ou mais, dependendo do óleo escolhido. Você deve esperar o tempo de secagem, que dura cerca de duas semanas, no entanto, pode variar ligeiramente, dependendo da quantidade dos ingredientes utilizados, a umidade e a temperatura.

  1. Decida que tipo de óleo você planeja usar para o sabonete.  Azeite faz um sabonete muito suave, delicado, e é necessário para fazer sabonete de Castela.  Outros tipos de óleos vegetais produzem diferentes graus de maciez e suavidade, enquanto os óleos animais não são geralmente tão bons, mas tendem a acelerar o processo de produção de sabonete.  Se você está procurando uma experiência mais tradicional no feitio de sabonete, você também deve ter em mente que os óleos de origem animal foram utilizados durante séculos para fazer sabões.
  2. Aqueça o óleo a cerca de 43°C (110°F).  Se você estiver usando, adicione a cera de abelha, neste momento, e deixe derreter, mas mantenha a temperatura.
  3. A água vai começar a aquecer, e você precisa deixá-la fria, em torno da mesma temperatura do óleo 43°C (110°F).
  4. Uma vez que as temperaturas estão em quase as mesmas, lentamente, adicione a água de soda ao óleo.  Tome cuidado ao fazer isso para evitar salpicos.
  5. Misture os dois componentes juntos, até você possa ver "rastros", ou as linhas da colher na mistura, que permaneçam por alguns segundos.
  6. Adicione qualquer perfume ou corantes à mistura, tomando cuidado para não usar muito - você não deve exagerar.
  7. Despeje a mistura de sabão em moldes, ou em uma bandeja forrada com papel encerado ou seda.  Cubra com um pano e ponha num lugar fora da luz direta do sol por até duas semanas.
  8. Depois que o sabonete teve tempo de se solidificar, e liberar o excesso de umidade, você pode removê-lo dos moldes, ou cortar blocos maiores da panela.  Envolva-os soltos numa toalha ou outro pano, e deixe descansar mais um pouco, uma vez seco, ele pode ser usado, e geralmente se mantém por algum tempo.
  9. A quantidade de sabonete que pode ser feito usando esta receita vai variar dependendo de você usar moldes ou cortar o sabonete em blocos, mas geralmente você será capaz de criar entre 16 e 24 pedaços de sabonete.  Para modificar a quantidade feita, não se esqueça de manter a proporção de óleo e soda cáustica iguais. Os outros ingredientes podem variar em quantidade, mas variar a razão de óleo e soda cáustica pode fazer o sabonete tornar-se duro ou disforme.
Ferramentas necessárias:

  1. Vasilhas de vidro ou de plástico
  2. Colheres de plástico ou de madeira
  3. Moldes sabonete
  4. Luvas
  5. Óculos de segurança
Atenção:

  1. A soda cáustica é venenosa e pode queimá-lo se cair na sua pele.
  2. Certifique-se de ter boa ventilação, a fumaça cáustica pode sufocar e é venenosa.
Dicas Rápidas:

Certifique-se de utilizar recipientes e utensílios de vidro e plástico... Soda cáustica reage com o metal.