Como fazer pintura em tecido

Pintura em tecido pode ser uma arte divertida e bela. Você pode usá-la para acrescentar desenhos e cores às roupas, incluindo camisetas,calças, jeans e jaquetas. Além disso, você pode decorar malas, almofadas, abajures e qualquer outro item de tecido a que você pretende adicionar cor.

  1. Lave e seque o seu tecido. Quando trabalhar com tecido, é uma boa idéia lavá-lo e secá-lo. Isso fará com que o tecido encolha se tiver que encolher e vai limpar qualquer sujeira, poeira e produtos químicos, preparando-o para utilizar.
  2. Escolha as suas tintas e método de pintura. Atualmente, existem várias opções quando se trata de tintas e métodos de pintura. Cada um tem uma vantagem e dá um visual diferente.
    • Tintas de tecido em tubos -Hoje em dia, tintas de tecido vêm prontas para serem usados em tubos. Você pode simplesmente adquirir estas e apertar suavemente a tinta no tecido. Isto lhe dá uma imagem ligeiramente elevada e que pode permitir várias de opções de desenho usando a ponta. Tintas para tecido em tubos vêm em uma enorme variedade de tamanhos, cores e acabamentos. Você pode escolher cores peroladas, neons, fosforescentes, e até mesmo com glitter. A única desvantagem é que se você apertar demais, você recebe um borrão de tinta. Os tubos também podem ficar entupidos e são difíceis de limpar. Se você não for usá-los com frequência, então escolha tamanhos menores para que eles não fquem entupidos tão rapidamente. Estes são bons para jpvens crianças, especialmente se elas não se importam em cometer erros.
    • Canetas de pintar em tecido - Há agora uma variedade de canetas de pintar em tecido que permitem que você desenhe permanentemente no tecido. Estas geralmente são divertidas e fáceis de usar. No entanto, às vezes é preciso de bastante agitação e tentativas para que funcione. Elas vêm em uma ampla gama de cores, mas nem sempre é fácil encontrar a cor que você quer na loja.
    • Potes de tinta e pincéis. Embora não tão comum a ponto de encontrar dicas para pintura com estes, você pode encontrar tintas de tecido em pequenos potes. Pode então utilizar um pincel para pintar o seu desenho. Esta é a melhor opção para adultos com bom controle dos pincéis ou para crianças pequenas que vão adorar fazer uma bagunça! Isso pode fazer mais bagunça, mas lhe dá mais controle.
    • Fazer a sua própria tinta para tecido. Várias empresas oferecem um tecido médio que pode ser misturado com tinta acrílica, artesanal, ou outos tipos de tintas. Isto fará com que a tinta se mantenha no tecido. Você pode então misturar as suas tintas e criar todas as cores que você desejar. Use um pincel para aplicar a tinta.
    • Misture as suas opções. É mais divertido quando você pode misturar as suas opções, o que lhe dará uma ampla gama de estilos. Você pode fazer isso pegando um par de canetas especiais para tecido, alguns pincéis, e os tubos de tinta. Você pode jogar as tintas numa paleta de papel para misturar as cores e aplicar com um pincel.
  3. Escolha a sua concepção. Você tem algumas opções na hora de escolher o seu desenho. Você pode fazer um desenho à mão livre (pintar sem nenhum desenho embaixo pra você copiar). Isso é bom para desenhos bem artísticos, para crianças e para aqueles fazendo peças abstratas ou desenhos simples. Você pode desenhar gentilmente com uma caneta ou lápis se você é bom de desenho. A sua última opção, e a mais fácil para todos, é usar ferro na transferência. Você vai ter que pegar uma caneta de transferência (geralmente de cor rosa, mas algumas vezes pode ser azul). Com cuidado, trace sobre uma figura simples. Você pode usar um clipart ou comprar um livro de transferências (tenha a certeza de que você não está violando nenhuma lei de direitos autorais, especialmente se você pretende vender as imagens). Você também precisa lembrar que vpcê vai passar a ferro com a roupa do avesso, entao assegure-se de que o seu desenho esteja ajustado de acordo.
  4. Aplique o seu desenho. Para transferência a ferro, aplique a sua concepção colocando as linhas traçadas diretamente sobre o seu tecido no local de sua escolha. Pressione suavemente um ferro quente em cima cuidando para não mover o molde (o que fará você ter várias imagens).
  5. Proteja as costas. Se você estiver pintando uma camiseta, mochila, ou outros objetos com uma parte da frente e uma de trás, coloque várias camadas de papel ou uma camada de papelão entre a frente e a parte de trás. Isso irá proteger as costas caso a pintura borre. Se não o fizer, você pode acidentalmente colar as duas camadas!
  6. Pinte seu objeto. Vá devagar enquanto pinta sua peça. Há algumas opções diferentes para fazer uma boa pintura e você pode escolher a forma que é melhor para você.
    • Canto de baixo. Uma grande opção é começar no canto de cima oposto à sua mão dominante (canto esquerdo para pessoas destras). Isso irá manter a sua mão fora do caminho da tinta molhada. Isso funciona bem se você tiver muito tempo para trabalhar sobre a peça ou se a peça for menor.
    • Uma cor de cada vez - Se você tem uma grande peça ou uma pequena quantidade de tempo para trabalhar, usar uma cor de cada vez pode ser a melhor maneira. Isto permite-lhe manter as coisas simples. Cuidadosamente aplique suas seções de cor. Evite colocar suas mãos. Deixe secar completamente entre as cores, de forma a evitar manchas na pintura.
  7. Assim que terminar, deixe secar. É uma boa idéia deixar a peça secar porpelo menos 24 horas. É uma idéia ainda melhor dar-lhe 48 horas para se certificar de que está completamente seca e pronta.
  8. Lave e seque. Antes de vestir, usar ou presentear alguém com a sua nova criação, é uma boa idéia lavá-la e secá-la. Isto fará com que tudo esteja limpo e pronto de antemão.
Pintura em tecidos pode ser um passatempo divertido. Você pode fazer as suas próprias camisetas, decorar camisas mais sérias, colocar uma corzinha em fronhas e capas de almofadas, decorar casacos e bolsas e se divertir muito fazendo tudo isso.