Como fazer para sabonetes derretidos e moldados

Derreter e moldar sabonetes permite a você ter a distração e a satisfação de fazer sabonetes, sem a desordem de ter que fazê-los do zero. Apesar de não estar fazendo seus sabonetes do zero, voê ainda pode colocar o seu toque escolhendo decorações, cores, fragrâncias e moldes. Isto permite-lhe criar lindos sabonetes personalizados para fins decorativos, uso pessoal, e também como presentes.

  • Reúna os ingredientes. Você vai precisar de base para sabonete para derreter e moldar. Estes materiais estão disponíveis em diversas opções, incluindo opacos e transparentes. Você pode obtê-los online e em muitas lojas de materiais para artesanato.

    Você também precisa de outros ingredientes da sua escolha para acrescentar aos seus sabonetes, conforme a sua preferência: Veja vários exemplos de opções disponíveis para você escolher:

    • Óleos para dar emoliência e suavidade às barras. O sabão é áspero para a pele, mas você pode adicionar óleos para torná-lo mais suave. Há muitas opções diferentes que você pode adicionar, fáceis de encontrar, como óleos vegetais (de amêndoas, de soja, de sementes de uva) e azeite de oliva; ou óleos mais ricos em nutrientes, como o óleo de abacate, óleo mineral e óleo de cânhamo; procure em lojas de produtos cosméticos, ou online.
    • Nutrientes especiais. Frequentemente incluem Vitaminas (a vitamina E é excelente para a pele) e gel de Aloe Vera.
    • Ervas. Ervas secas e flores de sua escolha pode ser adicionadas para criar sabonetes com características interessantes.
    • Outros aditivos. Embora adicionar ingredientes no sabão derretido possa ser complicado, você ainda pode adicionar leite em pó, mel em pó, levedo de cerveja e farinha de aveia para obter benefícios adicionais.
    • Corante. Há três maneiras de você dar cor aos seus sabonetes. Você pode utilizar pigmento líquido para sabonetes, pigmento em pó, ou materiais naturais (cacau, açúcar mascavo, canela, pétalas de calêndula e páprica, entre outros, podem ser utilizados como corantes naturais).
    • Fragrâncias. Você tem duas opções, quando fabricar sabonetes. Você pode usar óleos perfumados, que são fragrâncias artificiais. Eles tendem a ter aromas com os quais estamos acostumados, não são naturais, e são pouco dispendiosos. Os óleos essenciais são puros, inteiramente naturais, muitas vezes trazem benefícios à saúde além de benefícios através da aromaterapia, mas tendem a ser muitíssimo mais caros.

    Você também vai precisar de moldes para sabonete, da sua escolha. Outros equipamentos que você pode precisar são uma tigela que possa ser levada ao forno de microondas (vidro Pirex é muitas vezes uma ótima escolha) para bases para sabão que possam ser postas no microondas, ou um conjunto de panela e recipiente para banho-maria, para bases de sabão que não podem ser colocadas no microondas; colheres e canecas para medir; uma colher de pau. 

  • Derreta o sabão base. Isto pode ser feito no microondas para algumas bases para sabão, ou em banho-maria para outras. Você precisará seguir as instruções que vêm junto com a base para sabão, porque cada base é ligeiramente diferente quanto à maneira como deve ser derretida.
  • Misture os óleos e os líquidos que você vai querer acrescentar. Todos os óleos ou líquidos que você decidiu acrescentar (exceto cores e perfumes líquidos, ou óleos essenciais) devem ser misturados enquanto o sabão está realmente quente. Adicione cada ingrediente lentamente, e agite bem para ter certeza de dispersar uniformemente.
  • Junte os ingredientes em pó. Acrescente agora os pós ou plantas que ainda tiver para colocar em seus sabonetes. Mexa bem e certifique-se de que não caroços no sabonete.
  • Adicione os corantes. As cores que você decidiu utilizar devem ser acrescentadas agora. Adicione apenas uma pequena quantidade de cada vez. Você não quer que seu sabonete fique muito escuro, o que pode acontecer rapidamente com corantes. Comece com duas ou três gotas, ou uma pequena pitada.
  • Adicione fragrância. Óleo aromático não é tão forte quanto o óleo essencial, mas ambos devem ser acrescentados em pequenas quantidades. Comece com cinco gotas e agite bem. Vá acrescentando mais aromatizantes, aos poucos, dependendo da fragrância você deseja alcançar e do aroma que estiver sentindo. Você quer a fragrância de seu sabonete mais forte, ou mais fraca? Ajuste de acordo.
  • Despeje no molde. Despeje seu sabonete no molde. Faça um pouco de pressão na superfície dos sabonetes nos moldes, com cuidado (para eliminar ar), e reserve para esfriar.
  • Desenforme. O sabonete deve permanecer nos moldes por 24 horas, para esfriar e endurecer. Após este período, você pode retirá-lo dos moldes, e utilizá-lo assim que desejar. No entanto, se o sabonete curar durante um breve período (de algumas semanas) secará melhor e ficará mais firme e, conseqüentemente, durará mais tempo.
  • Embalando e armazenando. Você pode guardá-los abertos ou embalados, as duas maneiras funcionarão bem, Mas, se você deixar os sabonetes expostos ao ar eles ficarão mais firmes, o que os fará durar por mais tempo. Há muitas maneiras como você pode embalá-los, incluindo sacloas, cestas ou caixas. Seus sabonetes serão ótimos presentes!


Divirta-se e distraia-se fazendo experiências com uma grande variedade de ingredientes, cores, fragrâncias e formas (moldes). Você pode criar uma grande variedade de formas como por exemplo em forma de argolas que ficam em volta da mão das pessoas, miniaturas feitas em formas para velas, sabonetes multi coloridos, formas especiais (bichinhos, brinquedos, personagens, etc) para crianças. Sinta a alegria e satisfação de criar os seus sabonetes artesanais, e de utilizá-los (para você, ou para outras pessoas – amigos, família, vizinhos).