Como fazer pólvora

Nos velhos tempos, após a sua descoberta inicial, a pólvora foi se tornando cada vez mais útil. Ela tem evoluído desde o seu uso inicial como fogos de artifício. É agora utilizada na artilharia moderna.

Em alguns casos, até mesmo ajuda os cientistas em suas pesquisas. Um exemplo disto é com os paleontólogos. Embora eles estudem os dinossauros, é muito difícil a cavar até chegar nos fósseis. A parte triste é quando eles cavam tudo para encontrar os fósseis de dinossauro apenas no final. Agora os cientistas estão usando a pólvora para explodir através das pedras com precisão. Eles então podem deslizar uma câmera através do buraco para ver se há algo para baixo que vale a pena cavar.

Nós não vamos utilizar a pólvora da mesma maneira, mas nós podemos fazer fogos de artifício legais com ela. Aqui está um simples e breve guia para ajudá-lo a criar pólvora.

  • Reúna seus ingredientes. Para a maior parte, as coisas que você precisará para criar pólvora estão prontamente disponíveis em qualquer farmácia ou drogaria. Você vai precisar de três produtos químicos. Primeiro, você vai precisar de um pouco de nitrato de potássio. Esse é comumente conhecido como salitre. Este é um ingrediente comum encontrado em fertilizantes, pois é rico em nitrogênio. Depois você vai precisar de carvão. Carvão vegetal é produzido através da remoção de toda a água de substâncias animais e vegetais sofrendo o lento processo de pirólise. O último ingrediente na mistura é chamado de Enxofre. Enxofre é um elemento que também é um componente principal dos fogos de artifício. Este geralmente é extraído em países estrangeiros como a Indonésia e Itália.
  • Meça os componentes. Para que a pólvora realmente funcione, você deve medir com muito cuidado. A pólvora tem que conter as proporções certas para gerar as reações químicas corretas e fazer a explosão. A porcentagem correta dos pesos deve ser 75% de Nitrato de Potássio, 15% de Carvão e 10% de Enxofre.
  • Processe os ingredientes. Depois de obter as porcentagens corretas e a medição correta, agora é hora de colocar todos os itens juntos. Comece passando o carvão e o enxofre através de um moinho de bolas. (Um moinho de bolas é um triturador que gira um vaso contendo o material a ser triturado, juntamente com uma mídia de moagem durável. À medida que o vaso gira, a fricção e o impacto da mídia vai triturar o material até virar um pó fino.) Faça isso por cerca de quatro horas. Depois, adicione o nitrato de potássio e de continue a moê-lo. Deixe-o moer por conta própria por 24 a 48 horas. A mistura resultante é chamada de farinha em pó. Continue moendo e em breve você deve criar multa pólvora.


Lembre-se que a pólvora é uma coisa assustadora para se fazer. É por isso que você precisa tomar precauções extras. Se você não for cuidadoso enquanto faz pólvora, você pode ver um mundo de dor; um muito maior do que você imaginou.