Como fazer esculturas de sabão

Quem já viu esculturas de sabão sabe que os detalhes que podem ser feitos a partir de um simples pedaço de sabão são incríveis. Esculturas de sabão básicas podem ser feitas de uma substância parecida com argila que é feita a partir de flocos de sabão, apenas água é o suficiente para deixá-la com consistência de massa de pão. Misture o sabão e a água até chegar a essa consistência similar a uma massa, e então ela pode ser moldada como a argila.

Esculturas de sabão mais avançadas são feitas de barras de sabão, e não são tão difíceis de se fazer quanto você pensa.

  1. A primeira coisa a se fazer é juntar os materiais. Escolha uma barra de sabão suave (em oposição às duras, como alguns sabonetes de lixívia), certificando-se de ter várias barras caso precise delas. As ferramentas que você usará para cortar o sabão são lápis, palitos e um garfo ou outras ferramentas (dependendo do design que você tem em mente). Você também deve ter jornal para colocar os pedaços de sabão que você esculpir.
  2. Comece devagar, segurando o sabonete na mão que você não escreve, tomando cuidado para não apertar com muita força, senão você pode esmagá-lo ou fazer ele derreter. Quanto mais tempo você trabalhar com uma barra de sabão, mais suave ela vai ficar por causa do calor de sua mão. Certifique-se de fazer com calma, mas faça pausas de vez em quando para deixar o sabonete ficar firme novamente.
  3. Utilizando seu lápis, faça um leve esboço das principais partes do seu desenho diretamente no sabão. Você também pode usar um marcador permanente de ponta fina para isto, apesar de certos tipos de marcadores poder ser absorvidos pelo sabonete. (Você também corre o risco de danificar seu marcador.)
  4. Pegue um de seus pauzinhos, fazendo movimentos leves mas firmes, comece a raspar pequenas porções da barra de sabão. Certifique-se de espalhar jornal para segurar o sabonete que cair na raspagem, se ficar no chão pode se tornar um lugar escorregadio.
  5. Enquanto você faz o sabão tomar a forma desejada, use palitos, talheres, utensílios domésticos e outras utilidades domesticas para fazer detalhes ou texturas diferentes.
  6. A fim de deixar partes do sabonete mais macias, use os dedos. O calor do seu corpo vai ajudar a amolecer o sabonete, tornando mais fácil criar uma superfície lisa.
  7. Você pode reparar pequenas fissuras na escultura de sabão usando um palito molhado para umedecer a superfície e, em seguida usar os dedos para fechar as fissuras. Fissuras grandes não devem ser tratados desta maneira, já que isso vai simplesmente esconder a rachadura, que pode reaparecer mais tarde.
  8. Depois de concluir sua escultura de sabonete, armazene-a em um local fresco e seco. Muito calor ou exposição à umidade pode fazer com que perca sua forma ou sofrer outros danos.