Como escrever uma carta de cancelamento

Chega um momento que você precisa cancelar alguns serviços e apenas um telefonema não é suficiente. Seu celular, uma assinatura de revista ou algum outro serviço pode requerer que você faça uma carta solicitando cancelamento para ser documentado, evitando futuros problemas. Siga estes passos e você será capaz de criar uma carta de cancelamento com êxito.

  1. Confira as informações exigidas pela empresa. Caso esteja cancelando um serviço com pagamento automatizado que  tenha um contrato, comece por rever esse contrato e seus procedimentos de anulação. Algumas empresas exigem um aviso prévio de sessenta dias, outras de trinta. Empresas de telefones celular, por exemplo poderão cobrar uma tarifa pelo cancelamento, caso você o faça antes do final do período de serviço. Descubra o que a empresa exige, para que você possa incluí-lo em uma carta.
  2. Verifique o endereço e pessoa para contato. Para enviar a carta, tenha certeza de ter o endereço correto e informações para contato. O extravio ou mal direcionamento da carta não são desculpa para que ela nunca tenha sido recebida ou que o cancelamento não tenha sido efetivo.
  3. Coloque as informações necessárias sobre a conta. Se existir um número de conta, número de referência ou contrato específico para mencionar, certifique-se de colocá-los. Suas informações serão perdidas ou atrasadas sem uma informação de referência. Inclua-a no corpo do texto e no final da carta, de modo a tornar a referência necessária fácil para o destinatário.
  4. Seja honesto e breve. Dê as razões pelas quais você está solicitando o cancelamento do serviço. Isso não significa que você deve inventar uma história para tentar elaborar alguma explicação. Em vez disso, basta indicar que você não precisa mais usar o serviço ou não está mais interessado em continuar o contrato ou serviço.
  5. Forneça notificação e data efetiva. Mesmo se o acordo ou contrato não seja específico quanto à quantidade necessária de notificações, é conveniente fornecer um aviso de cancelamento. Inclua um ponto na carta que indica quando o cancelamento ocorrerá de fato. Se estiver cancelando um acordo que envolve pagamento, você terá de fornecer tempo suficiente para que o cancelamento do pagamento seja processado, ou terá de efetuar um ou mais pagamentos após o envio da carta.