Como escrever uma carta de apresentação

Uma carta de apresentação é normalmente escrita por um estudante que está procurando uma universidade, um curso de doutorado, um departamento atlético em uma universidade, ou uma empresa oferecendo estágio. A finalidade da carta de apresentação é vender sua imagem. Você está vendendo a si mesmo e suas habilidades.

Como estudante, você provavelmente deve ter gasto muito tempo procurando as escolas e programas que lhe interessam. Depois de ter reduzido sua escolha para as que acredita ser melhor, é hora de se apresentar da melhor maneira possível às pessoas certas. É onde a carta de apresentação entra.

  1. Coloque o nome e o endereço de quem receberá a carta. Não é interessante encaminhar a carta para o "Chefe do departamento" ou pior ainda, "A quem possa interessar". A menos que a carta seja dirigida diretamente para a pessoa certa, ela pode acabar não sendo lida. É possível obter a informação necessária fazendo uma ligação para a instituição ou local de trabalho
  2. Escreva a carta usando um formato próprio para negócios. Essa não é uma carta descontraída para um amigo. Ela precisa parecer profissional. Utilize uma fonte simples, tal como Times New Roman ou Arial.
  3. Apresente-se no primeiro parágrafo da carta. Inclua o ano que está cursando, qual faculdade freqüenta, e qualquer informação que seja pertinente. Por exemplo, se estiver escrevendo para o departamento de basquete de uma escola, é oportuno mencionar que é capitão do time de basquete da sua escola.
  4. Em seguida, descreva por que você está escrevendo a carta. Descreva como conheceu o programa ou a escola, e como você se interessou por ele.
  5. Depois é hora de enfatizar suas habilidades. Diga ao leitor porque ele deve considerar você para esta escola / programa. Isso pode ser escrito em formato de parágrafo ou com uma lista de suas realizações. Seja específico e honesto.
  6. No parágrafo seguinte, diga algumas coisas boas sobre a escola / programa. Bajule o leitor, mas não exagere para a bajulação não parecer hipócrita. Descreva por que você acha a escola / programa interessante, e como seus pontos fortes e interesses se relacionam com isso.
  7. Peça uma resposta. Expresse sua disposição para uma entrevista. Não se esqueça de incluir todas as informações de contato na carta, para que você possa ser contactado para a entrevista.
  8. Conclua com a expressão "Atenciosamente", e sua assinatura
  9. Tamanho. Mantenha a carta com uma página de comprimento. 
  10. Revise. Você está tentando vender a si próprio, e uma palavra grafada incorretamente ou um erro pode ser bem ruim.
  11. Releia e permita que outros a leiam. Mostre sua carta a um consultor ou assessor estudantil e pergunte se ela está bem feita. Faça mudanças se necessário. 
  12. Faça uma cópia de sua carta antes de enviá-la. No caso da carta se perder no caminho você poderá enviá-la novamente sem ter que começar do zero.