Como escrever uma carta

Escrever uma carta significa levar em consideração o destinatário assim como a mensagem em si. Existem dois tipos principais de cartas - cartas pessoais e comerciais. Uma carta comercial pode ser uma carta de vendas ou uma carta informando clientes, empregados ou acionistas de eventos que vão ocorrer dentro da empresa. Uma carta pessoal é apenas isso - pessoal. Ela pode ser composta de diversos itens pessoais destinados a amigos, familiares ou conhecidos.

  1. Cartas comerciais: A carta comercial deve ser formatada com a data justificada a esquerda, a 4 centímetros do topo, para indicar a data que a carta foi finalizada. Seguido pelo endereço completo do remetente, logo abaixo da data, sem um nome ou título. Abaixo disso deve haver o endereço do destinatário, incluindo nome ou título. A carta deve então ter uma saudação que cite o nome do destinatário. Depois de pular uma linha, o corpo da carta deve ser justificado à esquerda, com uma linha em branco entre cada parágrafo.
    O corpo deve ser conciso e direto, começando com um parágrafo resumo do argumento da carta. Os parágrafos posteriores devem relembrar o argumento com algum tipo de prova, e o último parágrafo deve ser uma conclusão que fecha o argumento e pede por algum tipo de ação por parte do destinatário. O encerramento deve vir logo abaixo no fim do último parágrafo, e a primeira palavra deve ser maiúscula. Muitas pessoas usam "Atenciosamente", como padrão, mas "Obrigado" ou qualquer outro encerramento profissional irá funcionar. O nome do remetente deverá vir de três a quatro linhas após o encerramento para haver espaço para a assinatura.
  2. Cartas pessoais: As cartas pessoais são bem menos formais na forma ou conteúdo, mas normalmente tem cinco partes. O cabeçalho é normalmente a data no topo da página. Após pular uma linha, escreva uma saudação, que irá variar em grau de formalidade. Pode ser "Querida Tia Matilda", ou "saudações" ou simplesmente "Olá!"
O corpo de uma carta pessoal será feito de parágrafos identados ou justificados à esquerda, e não têm uma forma restrita. Qualquer informação que você desejar colocar é possível . Apenas corrija erros ortográficos e gramaticais. O fechamento também é menos formal do que em uma carta comercial. Alguns exemplos são "Atenciosamente", "Amor", e "Do seu amigo". Após o encerramento, seu nome deve ficar cerca de três linhas abaixo, para dar lugar a uma assinatura. Se a carta for manuscrita, o espaço extra é desnecessário.