Como escrever um romance passo a passo: desenvolve tempo e local

Na parte 1 desta série sobre como escrever um romance passo a passo, discutimos desenvolvimento de personagem . Neste artigo iremos falar de tempo e de lugar.

  1. Lugar. Existem apenas tantas linhas de história quanto dizem. A mesma história pode ser contada de novo, e de novo, em diferentes cenários. Costumo dizer "Em diferentes panos de fundo." Por exemplo: A nossa história é sobre um homem que virou ladrão de jóias para sustentar sua família. Ele é apanhado, vai preso, e mais tarde ajuda a polícia a encontrar outros ladrões de jóias enquanto ainda estão arrombando as casas em busca de jóias. No final, ele acidentalmente ajuda a polícia a capturar a si próprio. Agora, onde esta história pode ter lugar? Jake Brimley desmontou de Pinky e deu palmadinhas em seu nariz. "Agora você fica quietinha, Pinky. Não saia relinchando atrás do garanhão de Buck Henson como costuma. Tenho trabalho a fazer." Agora, onde e quando a última ação teve lugar? Será que você adivinha Cheyenne em 1890? Que tal semana passada, em Young, Arizona? Poderia ter tido lugar em Londres ou Nova Iorque em 1740. Jake baixou a aba do seu chapéu. "Droga, esse vento norte é gelado. Se não chegarmos logo em Cheyenne, Pinky, vamos congelar até a morte." Então você sabe onde esta última ação ocorreu. Mas quando?
  2. Tempo. Jake cavalgava Pinky ao longo da ferrovia. Ele puxou a aba do seu chapéu para baixo para cortar o brilho do sol. Os trilhos convergiam na distância, e os postes da linha telegráfica reduziram-se a um ponto.Cheyenne ainda está muito longe, pensou Jake. Eu vou ser feliz quando os trens começarem a rodar. Agora, quando esta ação teve lugar? Com um pouco de pesquisa, podemos saber que a linha telegráfica foi estendida ao mesmo tempo em que os trilhos  foram lançados, no Wyoming. Nós também podemos determinar quando os primeiros comboios para uso público (e não a construção) circularam através do Wyoming. Por exemplo, Stephen E. Ambrose escreveu um livro intitulado  Nothing Like It In The World. O subtítulo é  The Men Who Built the Transcontinental Railroad 1863-1869. Isso é o que eu chamo de pesquisa fácil. Você acaba de ler a capa do livro.
  3. Local e hora. À medida que seu personagem, Jake, monta seu cavalo, Pinky, ele pode dizer algo sobre a linha ferroviária que está seguindo. Ele pode ter trabalhado na linha, já que as equipes de construção passaram por Wyoming. O que Jake diz e pensa nos diz quando e onde a ação está em curso. Jake raramente vai nos dizer exatamente quando e onde a ação ocorreu, mas ele pode pensar "Lembro-me que o dia, eles penduraram o Velho Tom, em frente de Tom Myrtle's Place na Main Street em Cody. Nunca deveriam ter feito isso. Ele nunca machucou ninguém, e nunca roubou um Critter como disseram que fez. Foi só porque ele era Blackfoot, e as pessoas na cidade odeiam os índios. Sim, eu me lembro daquele dia. Era o último dia do mês de outubro em 1886, exatamente há três anos." Note que Jake estava referindo-se a uma ação passada, mas Jake disse-nos que era há três anos, para o dia. Portanto, a ação tem lugar quando? Vamos ver, 1886 mais 3 é ... O lugar e o tempo irá dizer-lhe como as pessoas falam, andam, ganham a vida, o que comem, como eles se entretêm, como se vestem, e muitas outras coisas. Se o leitor conhece a hora e o local, muitas coisas podem ser deixadas não ditas.
  4. Uma história pode ter mais de um lugar ou tempo, para esse assunto. Num momento Dorothy está no Kansas, e de repente ela está emOz. Em meus artigos de ficção científica, Xrytspet, meu amigo alienígena ou nemesis frequentemente me transporta para algum mundo distante para ver em que problemas pode me meter. Colombo começou na Espanha e desembarcou no novo mundo. Talvez seus leitores sejam transportados para um mundo perdido, onde podem ser devorados por um tiranossauro chamado Rex. À medida que você se preparar para escrever o seu romance, dê nome ao lugar, descreva o lugar. Seja capaz de dizer ao seu leitor o que ele ou ela está vendo, cheirando, ouvindo, sentindo: "Ai! Quem deixou esta agulha na cadeira? Você está vendo essa panela? Está prestes a transbordar e temos crianças no chão." Boston era um local frio em janeiro. As pessoas caminharam pelas ruas com tantos agasalhos que tinham dificuldades em reconhecer uns aos outros. Eles se moviam rapidamente, acenando para conhecidos que passavam, não parando porque os seus narizes já estavm congelados e precisavam de um local quente e uma tigela de sopa quente. Os sinos da igreja soaram através dos prédios, mais alto devido à temperatura gélida. Jake puxou o colarinho para cima e pensou como deve ser frio em St. Charles. Ele inalou e resmungou, "O que quer que saia da cozinha de Ar, estarei comendo em um minuto. Cheira como Pudim Indiano." Conforme você descreve seu lugar, informe o seu leitor sobre transporte, marcos, o que pode ver na distância, comércio, igrejas, escolas, qualquer coisa que dê vida ao local. Não escreva longas narrações sobre o local. Você pode começar com um parágrafo como aquele acima sobre Boston, mas geralmente você não deve estar com muita pressa de descrever um lugar, basta deixá-lo a infiltrar-se à medida que escreve. Indo mais longe, quem mora aqui? São eles alemães, franceses, Lilliputians, Zumbis, etc? Como eles chegarem aqui e quando? O que fazem? O que se passa em sua casa à noite? Quais atividades são importantes? Eles têm um desfile? Quando? Por quê? Lance mão de  todos os meios e fins de que você precisa para fazer sua história real, mesmo que não seja.
  5. Figuras podem ajudar você na sua escrita? Uma foto de uma cidade ocidental em 1905 poderá ajudá-lo melhor a descrever a vila em 1889 antes de existirem quaisquer imagens da cidade. Uma fotografia de Boston no Inverno poderá ajudar no exemplo acima. Você é um artista? Mesmo se você não for, faça alguns esboços de seu lugar. Se é uma cidade, coloque placas com os nomes ruas, assinale o tribunal e a igreja e a loja de miudezas, etc Quando as personagens se deslocarem na cidade, saiba  exatamente onde estão e para onde estão indo. Se eles estão no deserto, onde estão as fronteiras e para onde as trilhas levam? Você não consegue cheirar o arbusto de sálvia, as vacas, o perfume, as flores, a fumaça da fábrica? Ei, é o sol em seus olhos? O vento está soprando? Você acabou de tirar  seu suéter por causa do calor? Você tem bicho de pé? Eles estão deixando você maluco? Você despejou sua última garrafa de bebida alcoólica nos pés para matar os pequenos mendigos? O quê, você tem um furúnculo que está prestes a explodir, mas tem que ficar na sela?
Bem, acho que estamos prontos para a próxima etapa --desenvolvimento de objetos em seu romance. "Bem, isso simpático cinta de pistolas tens aí!"