Como escrever um comunicado de imprensa

Para ter sucesso, uma empresa tem que anunciar. Uma das melhores maneiras de fazer publicidade, e gratuitamente, é fazer com que o seu negócio, produto ou serviço tenha publicidade, em uma notícia. Comunicados de imprensa são a forma padrão para que você seja notado pela imprensa, mas se eles forem escritos da maneira errada, eles podem acabar em uma lixeira.

  • Escreva uma boa manchete. Um comunicado de imprensa precisa de um bom título para capturar a atenção do leitor. O título não tem necessariamente que incidir sobre o produto que você está conectando, mas deve estar relacionado, de alguma maneira. Se o novo produto é um mata-insetos novo e melhorado, a manchete poderia dizer algo sobre as doenças que os mosquitos trazem ou que existem várias maneiras de se livrar de insetos em uma casa. Se o nome do produto está no título, ele ficará parecido com apenas mais um anúncio a ser ignorado.
  • Encontre um ângulo relevante. Um comunicado de imprensa é algo que vai ser enviado à comunicação social, então deverá ser escrito de uma maneira que irá atrair a atenção. Um comunicado de imprensa que é apenas um bloco de texto sobre o quão ótimo uma pessoa ou produto é, será jogado fora. Eu tenho visto muitos comunicados de imprensa sendo jogados no lixo depois de um editor lê-lo e decidir que era só propaganda. A mídia se alimenta de noticias e informações úteis - e não promover você e o seu negócio. Para obter a atenção que precisa, você tem que achar um ângulo relevante que fará uma boa história.
  • Adicione as informações de relações públicas. Escreva o comunicado de imprensa com o ângulo da história em mente, adicionando os elementos de RP para sustentar a história, e não o contrário. Um comunicado de imprensa sobre o mata-insetos deve começar com alguns parágrafos sobre o problema dos insetos e as doenças que eles causam. Depois, você deve salientar que um bom remédio para moscas seria o novo surpreendente mata-insetos da Acme.
  • Faça o seu comunicado de imprensa em estilo semelhante a uma notícia. Se o seu comunicado de imprensa está escrito mais parecido com uma notícia e menos como um anúncio, ele tem uma chance de realmente aparecer como está no jornal. Se não, ainda há uma chance de que a idéia da história seja colocada e o inventor dos mata-insetos seja entrevistado para mais informações. Jornais menores tendem mais frequentemente a colocar comunicados de imprensa, sem edição enquanto os jornais maiores geralmente querem que todas as suas histórias sejam escritas por eles mesmos.
  • Mantenha-se nisso. Se você enviou um comunicado de imprensa e não ouviu nada, envie-o para um jornal diferente, ou uma emissora de TV ou um jornal regional. Se você ainda não ouvir nada, retrabalhe o comunicado com um novo ângulo de história e tente de novo. As chances são de que se a versão é bem escrita e tem informações que possam realmente conduzir a uma notícia, ela ser escolhida por alguém.