Como elaborar palavras-cruzadas

Palavras cruzadas são divertidas e simples de se criar. Tudo que você precisa para criar palavras-cruzadas é de uma planilha eletrônica e sua imaginação.

Palavras cruzadas são basicamente uma lista de pistas, correlacionadas com quadrados em uma grade. Cada quadrado na grade é equivalente a uma letra de uma palavra. Através da resolução de uma pista e encontrando a palavra certa, você preenche a palavra nos quadrados correspondentes da tabela. O truque das palavras cruzadas é que as palavras se cruzam. As palavras podem ser construídas tanto no eixo vertical quanto no horizontal, uma vez que o jogo é criado numa planilha. Isto significa que duas palavras irão se intersectar, e elas devem compartilhar a mesma letra nesse local.

Ao concluir uma palavra-cruzada, você deve verificar as respostas corretas para ter certeza que todas as palavras cabem adequadamente no jogo e compartilham devidamente os mesmos caracteres nas intersecções.

  1. Elaborar palavras-cruzadas é divertido e simples. Primeiro comece com uma folha de cálculo/planilha e determine o tamanho de suas palavras-cruzadas (deve caber dentro da planilha). Em seguida você terá que determinar o número de pistas que deseja criar. Todas as pistas devem caber em sua planilha também.
  2. Será necessário criar a lista de palavras e pistas. Cada pista deve ser curta, mas deve conter alguma parte da palavra-chave do jogo a ser decifrada. Isso pode ser feito de duas formas, por exemplo, utilizando uma palavra composta, ou uma frase popular, seguido de um  espaço em branco (estádio de  ______), que indicaria a provável palavra, no caso, "futebol". Ou então, "um lugar para assistir jogos" pode ser a sua pista, e a resposta pode ser "futebol".
  3. Uma vez que você tenha todas as suas pistas, distribua todas as respostas de forma criativa na sua planilha. Procure formas de colocar palavras na horizontal e na vertical, de modo que cada palavra cruze com pelo menos uma outra palavra, ou mais.
  4. Marque um número ao lado de cada uma das letras do início de uma resposta sobre a sua planilha, e coloque o número apropriado ao lado da pista. Separe suas pistas em colunas tanto verticais quanto horizontais, deixando-as em ordem. Assim, será mais fácil para alguém para acompanhar e resolver.
  5. O passo final é sombrear todas as casas da sua planilha que não serão ocupadas por uma letra. Finalmente, volte e apague todas as letras na planilha, se você as escreveu dentro da mesma. Imprima sua matriz como um exemplar. Isso irá criar o jogo com os espaços em brancos para alguém preencher. Tudo o que deve ser deixado vazio é o enigma com as devidas áreas sombreadas, e os números que indicam onde a letra inicial de cada palavra é colocada. Certifique-se também de imprimir todas as pistas. Por último, dê a um amigo para se divertir!
  6. Uma outra maneira fácil de criar palavras-cruzadas é on-line. Há ajudantes online, que requerem que você coloque as palavras e as pistas, e então construirão suas palavras-cruzadas automaticamente. São bem úteis, e podem economizar seu tempo. Tente o online crossword builder para começar!