Como desenhar um rosto

Desenhar um rosto humano com aparência realista é um processo simples e não requer nenhum talento especial ou formação em arte. Qualquer um pode desenhar um rosto, e há incontáveis oportunidades para desenhar rostos em diferentes estilos e formas, apenas a sua criatividade será o limite! Se você está interessado em aprender a desenhar um rosto simples, leia do princípio ao fim as instruções detalhadas dadas abaixo.


  1. Materiais necessários.
    • Papel de desenho
    • Lápis
    • Borracha
    • Régua
  2. riar a forma básica. Comece por desenhar um esboço limpo de um formato oval sobre o papel. O contorno deve ser semelhante a forma de um ovo, com a extremidade mais fina voltada para baixo.
  3. Desenhando linhas de referência. Utilizando uma régua divida a forma oval em duas partes, com uma linha vertical e uma horizontal. Você deve ter quatro quartas partes, depois de as linhas terem sido traçadas. Em seguida, trace uma outra linha horizontal dividindo em duas partes as quartas partes inferiores, e ao final você tem 6 partes..
  4. Desenhando a boca. Para a boca, a linha horizontal mais baixa será utilizada como ponto de referência. Acima desta linha trace um arco para formar a parte superior do lábio e trace uma curva rasa e ampla abaixo da linha para representar o lábio inferior. Certifique-se de que o arco e a curva juntam-se um ao outro nas extremidades e termine de dar forma à boca. O arco e a curva curva podem ser ajustados para fazer lábios finos ou grossos, como você desejar.
  5. Desenhando o nariz. Utilize as linhas horizontais e verticais bem no meio do desenho como pontos de referência para o nariz. Desenhe dois pequenos círculos de cada lado da linha vertical, para representar as narinas. Conecte estes dois círculos com uma forma em S horizontal flutuante. A forma em S deverá assemelhar-se a um vale e duas cristas.
  6. Desenhando os olhos. Sobre a linha horizontal mais alta desenhe duas curvas rasas: uma curvada para baixo e colocada acima da linha, e a outra curvada para cima e colocada abaixo da linha. Agora você deve ter um rascunho do contorno dos olhos. Repita o processo do outro lado da linha vertical para o segundo olho. Desenhe pequenos círculos para retratar a pupila no centro dos olhos, e termine adicionando cílios e sobrancelhas. Além disso, você pode criar a pálpebra superior acrescentando outra linha curva, no interior da forma original dos olhos.
  7. Encerrando o resto do rosto. Adicionar ouvidos do lado de fora da moldura oval em ambos os lados, a curva das orelhas deverá começar pelo centro da linha dos olhos. Desenhe uma linha interna seguindo a curva principal da orelha para representar o lóbulo, e no centro da orelha desenhe um semicírculo que toca a moldura oval para assemelhar a orelha interna. Sombreie este espaço. Na metade superior do oval, trace um fio simples do jeito que você quiser - pode ser uma linha reta que mostre franjas, ou represente o cabelo dividido ao meio ou do lado. Preencha o topo e nos lados da moldura oval com sombreamento escuro representando o cabelo, e está pronto! Apague todas as linhas de referência para ficar com um rosto completo.


Pratique os passos acima, até ter proficiência suficiente para começar a experimentar diversas linhas e formas e desenhar diferentes tipos de rostos. Você poderá então ir adiante, e utilizar tintas para refinar seus desenhos.