Como desenhar rostos em anime

Anime é a palavra para animação em japonês. Este estilo de desenho tem crescido em popularidade com a disseminação e utilização das técnicas de desenho japonês e conceitos de história como o manga. O anime é usado no Japão para fazer imagens de histórias de qualquer tipo de gênero, seja fantasia, drama, ação ou ficção científica. Este artigo enumera algumas instruções simples e passo-a-passo sobre como começar a desenhar em estilo anime, principalmente rostos.

  • A forma básica. Usando papel e lápis, desenhe uma forma oval lembrando um ovo, com o lado menor apontando para baixo. Desenhe uma linha curvada para o lado esquerdo do ovo e outra linha curvada horizontal no meio do ovo, um pouco abaixo do centro do ovo. O rosto que você desenhará com essas instruções será inclinado para a esquerda, então as duas linhas que cruzam são desenhadas mais à esquerda do que para o centro. Logo acima da linha horizontal, no lado esquerdo do ovo, faça um pequeno traço parecendo com olhos.
  • Fazendo o cabelo. O cabelo é um dos traços distintivos utilizados no anime - é geralmente bem espetado e colocado sobre a testa na forma de franjas bem acentuadas. Adicione a franja no topo da linha horizontal na forma oval, com umas vertentes soltas e repicadas do lado esquerdo e direito do rosto oval. Cubra o topo da forma oval com mais cabelos para dar um aspecto sólido.
  • Adicionando os olhos. O próximo passo na preparação um anime é fazer os olhos. Uma vez que o rosto está inclinado para a esquerda, o olho direito deve ser um círculo menor (não é um círculo perfeito), o olho esquerdo, que está para a direita uma vez que você está de frente para o desenho, deve ser outro círculo imperfeito. Escureça os contornos destes dois círculos, que irão formar o buraco do olho. Eles devem ficar acima da linha horizontal que corta o rosto. Trace duas formas ovais dentro do buraco circular para colocar as pupilas e desenhe curvas acentuadas dos buracos para as sobrancelhas. Enfeite com sombreamento para dar aparência de olhos bem abertos.
  • Adicionando as características restantes. Agora só falta o nariz e a boca para ser adicionado ao rosto. Para o nariz, você pode esboçar pequenos triângulos retratando apenas as narinas, ou desenhar uma linha longa dos os olhos e para baixo ao longo das duas narinas para formar um nariz completo. Para a boca, desenhe um pequeno triângulo para baixo ou uma linha curva para baixo para retratar uma boca fechada.