Como desenhar

Desenhar proporciona prazer, terapia e usa uma porção do seu cérebro normalmente não utilizada. Muitas vezes, o desenho é o primeiro passo dado em uma carreira de artista. Mas, antes que você possa correr, obviamente tem de aprender a caminhar. Este artigo irá ensiná-lo, através do noções básicas, como começar corretamente a desenhar. Embora esta lição possa parecer simples e um pouco aborrecida, ela irá abordar os fundamentos do desenho, e você iniciará corretamente seu caminho como artista.

Uma grande variedade de instrumentos podem ser utilizados em desenho, incluindo caneta, lápis, carvão, pastel, marcador e pincel, mas para o propósito deste artigo, iremos utilizar um lápis.

Também existe uma grande variedade de superfícies e tipos de papel que podem ser utilizados, cada um proporcionando uma diferente "textura". Para trabalhos altamente detalhados você geralmente pode querer usar um papel de superfície lisa, e para carvão ou pastel, você pode querer utilizar um papel com alguma textura, ou "trama".

Desenho é 70% observação e 30% aplicação do lápis no papel. É importante estudar seu tema, para observar o jogo entre a luz e a sombra. A compreensão da forma como a luz joga sobre um objeto vem depois de muita observação e prática, no entanto, a maneira mais fácil de começar nesse processo é usar objetos monocromáticos, como uma bola branca ou cinza, ou um cubo branco ou cinza. Bolas de plástico são facilmente encontradas nas lojas de artigos para casa e jardim, ou lojas de arte. Uma vez que estamos falando sobre materiais, aqui está uma pequena lista dos que você deve ter:

  1. Lápis HB, 2B e 4B. O HB tem a ponta mais dura e é utilizado geralmente para detalhes, o 2B é mais suave e mais escuro, e o 4B é ainda mais suave e escuro que o anterior. Há uma grande graduação de lápis, no entanto, estes três devem atender às necessidades iniciais do artista.
  2. Borracha miolo-de-pão (kneadable). Disponíveis em várias lojas de produtos para escritório ou arte. São cinzentas e retangulares ou quadradas. A utilidade particular dela é a sua capacidade de ser moldada.
  3. Bloco de esboço. Há uma centena de tipos de papel. O artista iniciante se adequará a um bloco de esboço basico, disponível em qualquer loja de produtos para escritório ou arte. O bloco de esboço permite a você observar o seu progresso.
  4. Objetos monocromáticos. Bolas, cubos, cones ou qualquer objeto simples, branco ou cinzento, que você tenha.
  5. Lâmpada de mesa. Elas têm um braço articulado, com uma presilha, e podem ser giradas e reposicionadas na mesa facilmente. São baratas e disponíveis em quase todo lugar especializado.
  6. Toalha de mesa ou pano branco. Nada de especial, apenas algo branco para por sobre a mesa.
Então, feita a lista. Junte todos esses itens e vamos começar.

1.    Preparando o tema de seu desenho  

Encontre o seu espaço de trabalho. Qualquer mesa serve. Encaixe sua lâmpada na mesa. Forre a mesa com pano branco de modo a criar suaves rugas e dobras. Ponha a bola monocromática em cima. Ajuste a sua lâmpada em um ângulo para o lado esquerdo ou direito da bola, visando a bola.

2.    A observação  

Agora começe a observar. Faça algumas perguntas a si mesmo. Onde a bola está mais clara? Normalmente, será o canto superior esquerdo ou direito da bola onde a luz está mais focada. Onde é a segunda área mais clara? Aqui é um pouco mais complexo. É aqui onde um efeito chamado "luz reflexiva" entra em jogo. Basicamente, luz reflexiva  é a luz refletida em uma superfície que volta para um objeto. Nesse caso, seria  a luz de cor branca, refletida no material onde foi colocada a bola, que volta para a bola. Se você olhar para a bola, você notará que a segunda área iluminada é uma linha que se estende ao longo da borda inferior até a exterior da bola. Esta é a luz reflexiva. Trata-se de uma linha de luz refletida de volta para a bola pelo material branco da mesa.
Então, você já identificou os destaques, agora é a vez de observar as sombras. Onde estão as áreas mais escuras? Essas áreas normalmente seriam o oposto da fonte de luz, mas, devido ao fenômenos da luz reflexiva, pode não ser esse o caso. A sombra mais escura seria o espaço escuro no material branco embaixo da bola. Além das áreas mais claras e mais escuras, haverá certamente sombras medianas

3.    Iniciando o Desenho

Comece o seu desenho com um esboço bem leve do objeto e da superfície. Não queira faze-lo forte a ponto de ser difícil de apagar, ele só servirá de guia. Traços pequenos tornam o desenho mais difícil. Use uma grande parte da página. Depois de ter o esboço geral, comece com o sombreamento. Usando levemente o lápis 2B, começe a preencher as áreas de sombra. Mantenha todos os traços de lápis no mesmo ângulo. Isto normalmente faz o desenho parecer melhor.
Depois de preencher as  áreas de sombra, use o lápis 4B para as tonalidades mais escuras, tanto para o objeto quanto para a superfície. Construa as sombras em seu desenho, não comece logo com lápis 4B e traços pesados. Trabalhar levemente é importante porque você não quer ter de apagar demais. Isto muitas vezes provoca manchas e marcas no trabalho pronto.

4.    A "fixação" do desenho

"Fixação" é basicamente aplicar um produto fixador no desenho para impedir que uma obra concluída borre. Lojas de produtos para desenho vendem inúmeros produtos para isso, no entanto, não é necessário gastar muito, spray para cabelo funciona perfeitamente. Basta dar dois borrifos sobre seu desenho. Apenas uma cobertura leve é necessário... Não ponha em excesso.
Você certamente não ficará totalmente satisfeito com seu primeiro desenho, não se desencoraje, nenhum artista jamais fica quando está começando. Aprender a desenhar é como qualquer outra habilidade... Requer prática e paciência. Continue a praticar com seus objetos monocromáticos. Desloque a fonte de luz ao redor do desenho. Folheie seu bloco de esboços de vez em quando, e você vai começar a ver as melhorias em seus desenhos.

Quer se trate de desenho, pintura ou fotografia, a compreensão de luz e sombra especialmente a luz reflexiva, é a mais importantes habilidade que você pode aprender no seu percurso artístico.

Dicas úteis

•    Agora que você tem noções básicas sobre a importância da luz e sombra, ou o contraste, para o artista, visite galerias e observe desenhos usando o seu novo "olho de artista".
•    Use a internet para procurar desenhos.
•    Não use fotos. Artistas iniciantes nunca devem usar fotos. Muitas vezes a luz nas fotos é manipulada, parte de várias fontes, ou é distorcida.
•    Luvas de algodão branco às vezes são úteis na prevenção de borrões atribuídos a mão sobre o papel.
•    Seguir os contornos de um objeto com o lápis sobre o papel, sem nunca olhar, é uma boa forma de melhorar as a observação e a coordenação motora e visual.