Como costurar couro: costurando artefatos e peças de couro

O couro é um material resistente e durável, que pode emprestar um ar exótico ao seu guarda-roupa. No entanto, é muito caro para comprar. Uma opção mais econômica é comprar "peles" de couro e costurar suas próprias roupas. Existem algumas indicações e técnicas de costura a manter em mente quando se costura couro, mas no geral não é tão difícil como você pode pensar.

  1. A maioria das máquinas de costura pode costurar facilmente couros leves e médios. Você vai precisar apenas uns poucos suprimentos especiais.

    • Uma agulha para couro, para sua máquina de costura. Agulhas de costura comuns quebrarão muito facilmente se você tentar usá-las em couro. Além disso, agulhas para couro são muito afiadas, e por isto perfuram o couro mais rapidamente.
    • Linha de poliéster.  A linha de algodão não é forte o bastante para segurar peças de couro juntas. Linhas de poliéster vão proporcionar mais força e serão mais duráveis.
    • Fita dupla-face para couro. Você não conseguirá prender moldes em peças de couro com alfinetes ou alinhavar costuras sem deixar furos no couro. Fitas para couro são uma opção segura que não danificarão a peça.
    • Cortador rotativo. Tesouras vão deixar bordas não visíveis irregulares no couro. Cortadores rotativos produzirão um corte fácil, suave, regular e limpo.
    • Calcador para couro, para sua máquina de costura. Um calcador para couro irá segurar o couro enquanto você costura, sem arrastar ou marcar as peças.

  2. Agora, você terá de escolher peças de couro para o seu projeto. Existem quatro tipos principais de couro:

    Couro de boi: Este é o tipo mais pesado de couro, o que o torna melhor para o vestuário que requer muito pouca maleabilidade, tais como casacos e calças.
    Couro de porco: Este é um couro médio, e é mais versátil do que o couro de boi, mas tem poros grandes e não vem em pedaços grandes, como o couro de boi vem.
    Couro de cordeiro: O couro é muito delicado e leve. Vem em pedaços relativamente pequenos. Não é tão durável quanto couro de boi ou de porco.
    Pele de cobra: A pele de cobra é muito frágil e não é adequado para a maioria das roupas. Pode, no entanto, ser utilizada para bolsas e cintos.

    Quando vai a uma loja de couro para escolher peles, tenha cuidado ao escolher peças que tenham o mesmo acabamento e a mesma tonalidade. A maioria das peças de couro são medidas em metros quadrados, ao contrário de outros tecidos, que normalmente são vendidos por metro simples (e largura variando de 90 a 140 cm). Você também pode querer considerar camurça ou couro sintético, o que pode proporcionar uma aparência semelhante a um preço muito menor.

  3. Agora que você tem seus materiais e peles de couro, pode começar a construir seu vestuário de couro - quase! Você não pode voltar atrás e remover as partes que foram medidos incorretamente, sem deixar furinhos muito feios no couro, é uma boa idéia fazer uma amostra do seu projeto primeiro, utilizando um tecido barato de algodão. Faça os ajustes necessários no molde, e então cuidadosamente vá pegando os pedaços e utilize-os como moldes para cortar o couro. Fixe o molde ao couro usando a fita dupla face para couro, e corte-os com um cortador rotativo. Se você se sente mais à vontade marcando o molde no couro, utilize um material facilmente removível, como o giz.
  4. Assim que estiver pronto para costurar as peças do seu molde, escolha um ponto razoavelmente longo. Se você usar um ponto pequeno demais, isto terá um efeito perfurante sobre o couro, o que pode fazê-lo despedaçar-se com facilidade. Se a sua máquina de costura pular um ponto, termine a costura, e então volte e emende a mão o pedaço que faltou. Sempre faça um nó no início e no final das costuras, em vez arrematar com pesponto, o que fará furos desnecessários no couro.
  5. Após concluir sua peça de couro, você provavelmente vai querer forrá-la com outro tecido para torná-la mais confortável. O forro é costurado exatamente da mesma forma como você costuraria em uma peça de tecido, mas não se esqueça de usar fita para couro em vez de alfinetes para segurar temporariamente as costuras.


Você pode aprender a costurar couro com estas dicas simples. Depois que você terminou, sua peça exclusiva de couro estará pronta! Cuide dela corretamente mandando lavar a seco regularmente, e evitando que pegue umidade excessiva.