Como costurar

Aprender a costurar pode parecer um pouco inútil, já que há roupas bem baratas hoje em dia. No entanto essa é uma habilidade muito útil. Ao se ter habilidades para costura, mesmo que rudimentar, você pode remendar buracos, colocar botões e encurtar barras e bainhas. Com um pouco mais de prática você pode fazer suas próprias roupas elegantes, que diferente de itens comprados em araras, vão sempre servir perfeitamente. Para aprender a costurar é só dominar alguns passos básicos:

  1. Escolha um modelo de peça. O primeiro passo para se aprender a costurar é escolher o modelo na qual você vai fazer sua roupa (ou cortina, ou almofada, ou o que mais quiser). Para um primeiro projeto, mantenha tudo simples. Um colete é um primeiro projeto ideal, porque permite que você pratique diversas habilidades de costura, mas todas bem básicas. Você precisará medir seu corpo para saber o tamanho do tecido a se comprar. Se você precisar de instruções sobre como fazer isso, consulte o site Threads.
  2. Escolha um tecido. Após escolher seu modelo, é hora de comprar o tecido. Quando você está aprendendo a costurar, o melhor é comprar um tecido sem uma estampa direcional. Você também deve comprar um pedaço de tecido extra, já que erros são inevitáveis quando você está aprendendo alguma coisa nova! O quanto de tecido você precisar comprar vai depender do modelo da roupa escolhido.
  3. Lave e passe seu tecido. Este passo é necessário para que o tecido não encolha depois de ter sido costurado, e para prevenir que ele solte tinta posteriormente quando for lavado. Engomar o tecido suaviza a superfície e torna o cortar e costurar mais fácil.
  4. Corte os pedaços de seu modelo de peça. Seu modelo provavelmente terá várias delimitações para cada peça. Assegure-se de cortar peças adequadas ao seu tamanho. Você também verá uma seta em cada peça. Isso indica a direção de corte. O corte do tecido corre paralelo a borda superior e inferior do tecido. A maioria dos tecidos tem uma faixa branca ao longo de cada borda, sendo bem fácil de se identificar. Alinhar as setas com seu modelo de roupa e com o corte do tecido garante que sua roupa não estique mais do que deve. Em alguns casos, você pode querer que um item tenha um pouco de stretch. Neste caso, deve haver em seu modelo instruções sobre como alinhar os pedaços do modelo com a inclinação do corte do tecido. Depois de ter cortado suas peças, amacie-as passando a ferro.
  5. Corte os pedaços de tecido. Deite seu tecido sobre uma grande superfície lisa com o lado interno para cima. Coloque os pedaços do modelo em cima do tecido. Cuidadosamente marque ao redor das peças com um lápis ou coloque um alfinete nas peças e no tecido. Utilizando uma tesoura afiada, corte cada pedaço. Para algumas peças, você pode precisar de mais de um. Quando assim for, isso vai estar indicado na peça.
  6. Monte as peças do seu vestuário. Se você estiver costurando à mão, use um ponto curto de cerca de ¼ de polegada. Observe a costura no modelo e tenha cuidado para mantê-lo - caso contrário, o item não vai caber corretamente. Na verdade, você não conseguirá nem mesmo juntar as peças. Você pode usar um lápis para marcar de leve um guia para a costura sobre o tecido, se necessário. Quando você começar a costurar, use um ponto firme para garantir a costura - ou seja, passe a agulha por baixo do tecido e em seguida por baixo, um pouco atrás de seu ponto anterior, então faça outro um pouco à frente de seu primeiro ponto. Nunca use nós, já que eles vão deixar solavancos no seu tecido. Se você usar uma máquina de costura, defina o comprimento de seu ponto de costura para cerca de ¼ de polegada. Faça um guia para a costura com um pedaço de fita adesiva sobre a chapa de sua máquina de costura. Sempre costure as peças do seu modelo na ordem descrita nas instruções.

Desse modo você pode concluir um item costurado à mão ou à máquina. Quando você estiver confortável com esses passos básicos, tente aprender algumas habilidades novas. Se precisar de ajuda, ou apenas quiser ter companhia enquanto costura, a maioria das lojas de tecido oferecem aulas de costura. Essa pode ser uma ótima maneira de conhecer novos amigos que tenham interesses em comuns e manter a si mesmo motivado quando se deparar com problemas!