Como baixar um emulador de playstation

O Playstation da Sony redefiniu os jogos de console quando foi lançado em 1996. Foi um avanço na época com seu drive de CD-ROM de alta capacidade substituindo os veneráveis cartuchos de jogos. Os desenvolvedores de jogos mudaram a forma como apresentavam os jogos com este novo console utilizando cinemáticas e gráficos em 3D de jogos gerados por computadores. A emulação agora permite que você jogue todos os jogos clássicos do Playstation direto no seu PC. Aqui está uma cartilha sobre como começar.

Encontrar o seu jogo favorito não precisa ser difícil
Baixe seus jogos favoritos agora

  1. Assegure-se de que o seu computador tem o que precisa para rodar o programa. Diferente dos emuladores e roms de consoles mais antigos, o Playstation precisa de uma boa quantidade de poder de processamento e memória para jogar consistentemente bem. O seu computador precisa ser pelo menos um Pentium III ou comparável, rodando em MHz ou mais alto. Procure nas “Propriedades de Sistema” do seu computador por esta informação. Eu sugeriria no mínimo um processador de 1GHz e 128Mb RAM se você realmente quer a melhor chance de sucesso.
  2. Encontre um bom emulador de Playstation online. Consistentemente o melhor local para encontrar emuladores que funcionem e de boa qualidade é www.emulator-zone.com. Eles atualmente têm sete emuladores de Sony Playstation para oferecer, mas eu iria sugerir o localizado aqui: http://emulator-zone.com/doc.php/psx/epsxe.html.
  3. Baixe o arquivo do emulador. Clique no arquivo “ePSXe 1.6.0” e quando for sugerido abrir ou salvar o arquivo, escolha salvá-lo. O arquivo irá baixar na hora.
  4. Baixe o ePSXecutor utility. Clique no arquivo “ePSXecutor 1.0.6.3pre” localizado aqui: http://emulator-zone.com/doc.php/psx/epsxe.html.
  5. Baixe os Bios de Playstation aqui: http://fortunecity.com/skyscraper/mmx/340/emulator/psx.htm. Clique no arquivo de nome “SCPH1001.bin.” Instale o emulador. Depois que o download estiver completo, abra o “ePSXe 1.6.0.zip” e então clique no ícone “ePSXe”. Clique “próximo” quando o ajudante de extração aparecer. Você tem a opção de extrair os arquivos para o local padrão (na sua pasta de documentos e configurações) ou para qualquer local que você prefira. Eu prefiro extrair eles para o meu desktop porque daí não há necessidade de procurar por qualquer pasta. Clicando em “próximo” agora irá seguir com a extração dos arquivos, após a qual uma janela aparece para lhe notificar a conclusão. A caixa “você gostaria de ver os arquivos” estará marcada. Clique em concluir.
  6. Abra o emulador. Se você instalou o emulador no desktop, clique no ícone do ePSXe (se você está fazendo isto pela primeira vez, ele provavelmente já apareceu assim que você apertou em “concluir” no passo anterior). O Windows XP irá perguntar se você tem certeza que quer executá-lo. Clique “executar” e o emulador inicia. Antes de jogar qualquer coisa, no entanto, você precisa realizar os próximos dois passos.
  7. Instale o ePSXecutor utility. Abra o “ePSXecutor 1.0.6.3pre.zip” e clique no ícone “ePSXecutor”. Quando o ajudante de extração aparecer, clique em “próximo”. Quando for perguntado para onde você quer extrair os arquivos, coloque-os na pasta “plugins” do seu emulador ePSXe.
  8. Instale os bios do Playstation. Após baixar os bios, clique “abrir”. Arraste o seu arquivo “SCPH101.bin” para a sua pasta “bios” no seu emulador ePSXe.
  9. Carregue um rom de Sony Playstation e jogue. Pela minha experiência, conseguir um gamepad ou um joystick eleva a qualidade de jogo. Você pode redefinir as configurações de controle na aba “opções”. Há centenas de roms de Playstation que rodam a toda a velocidade e têm uma aparência ótima. Procure por “roms” no Google e veja o que existe por aí!

Cuidado:

A Sony é muito protetora de seu software então você pode ter dificuldade em encontrar os bios. Se o link fornecido não funciona por alguma razão, procure no Google por “Sony PSX bios”.

Dicas rápidas:

Assegure-se de que os dois arquivos adicionais estejam postos nas pastas apropriadas ou senão isto não irá funcionar.

Links úteis:

Emulator Zone