Como aprender a pintar aquarelas

Pintura em aquarela - em qualquer meio - é um dos hobbies mais gratificantes que você pode ter. Se você estiver interessado em aprender a pintar aquarelas, vá a uma loja de artigos de arte. Você vai precisar de:

  1. Papel para aquarela
  2. Tubos de tinta
  3. Uma paleta de plástico para aquarela
  4. Uma coleção de pincéis.

Não tente aprender a pintar com um conjunto de aquarelas de criança. Estes são feitos com uma pequena quantidade de pigmento e uma grande quantidade de água e será difícil ter o mesmo efeito do que com aquarelas de 'adulto'. A maioria dos fabricantes produzem uma "grade de estudante", que é significativamente mais econômica do que a "grade de artista", mas sofre do mesmo problema do conjunto infantil de cores - fraca, com pigmentos inferiores. Se você tiver condições, compre menos tubos e leve da "grade de artista".

Um bom conjunto de cores para novatos é: Azul Ultramarino, Azul Windsor, alizarina Crimson, Cádmio Vermelha (na verdade parece laranja), Cádmio Amarelo, Verde Thalo, Burnt Sienna. Você pode perceber que não sugerimos preto. Você pode fazer uma impressionante mistura de preto usando verdes e vermelhos escuros, por isso, a maioria dos aquarelistas não compra tinta preta, preferindo fazer a sua própria, conforme necessário.

Compre uma "paleta estúdio" para as suas tintas. Geralmente é uma bandeja grande de plástico, com as bordas arredondadas em torno de uma ampla área no meio para misturar suas cores. Para preparar sua paleta, coloque uma quantidade de cor em cada espaço e deixe-a secar. Você está basicamente criando um conjunto de cores igual ao de crianças, só que você está usando paleta e cores profissionais.

Para pintar em aquarela, você vai molhar as cores que você irá utilizar, ou com um pincel úmido ou com uma pequena garrafa spray de água. Ao trabalhar, mergulhe o seu pincel na água, em seguida, coloque-o em torno da pintura, deixando as cores bem molhadas com água. Então pincele o seu pincel limpo em um local no centro da sua paleta, transferindo a tinta do pincel para o plástico. Agora, se você for misturar uma cor, limpe o seu pincel e pegue a cor que vovê vai misturar e coloque-a com a outra no meio da paleta.

Teste a cor resultante em um pequeno pedaço de papel para aquarela, verificando tanto matiz quanto a saturação. Ou seja, é o tom correto? E a intensidade correta?

Algumas técnicas simples aquarela:

Manchas

  1. Para produzir manchas, algo que você pode fazer quando for pintar um céu ou como pano de fundo para um campo, primeiro misture as cores corretas em sua paleta. Faça BASTANTE tinta. É chato acabar a tinta e tentar igualar a cor do primeiro lote, enquanto os seus traços estão secando e enrugando.
  2. Use um pincel “pituá” ou semelhante. Este é um pincel que maior e mais amplo que o pincel redondo, e é perfeito para esta finalidade.
  3. Tenha a área que pretende 'manchar' com cor já delineada. Quando você começar, trabalhará com rapidez, por isso é necessário saber o que você vai fazer antes de começar.
  4. Tenha o seu cavalete levemente inclinado para cima. Normalmente pinta-se aquarelas sobre uma superfície plana, mas fazer uma “mancha” é uma exceção.
  5. Com o seu pincel com as cores misturadas, rapidamente desenhe uma linha reta, da esquerda para a direita (ou se você é canhoto, da direita para a esquerda). A pintura vai gotejar e formar uma linha na parte de baixo da sua primeira faixa de cor.
  6. Agora mova seu pincel para baixo e faça as próximas pinceladas, levemente por cima da sua primeira pincelada, para que você tire as esferas de tinta da primeira pincelada. Você tem que agir rapidamente para evitar que a primeiraão de tronta seque antes de colocar a próxima, ou a sua pintura terá linhas visíveis na mesma.
  7. Continue para baixo sobre o papel, colocando mais tinta no pincel do meio da sua paleta conforme necessário, até que você tenha atingido o final da área a ser preenchida com 'manchas'. Agora, bata levemente o seu pincel semi-seco sobre uma toalha de papel e suavemente tire a cor da última mão de tinta.

Pincel a seco

Pincel a seco é uma técnica útil para a criação de texturas, modelos e detalhes.

  1. Misture uma cor escura no centro da sua paleta. Você quer um monte de pigmento presente na mistura, em comparação com a quantidade de água. A tinta deve ser ligeiramente "grossa".
  2. Use um pincel plano, cuja largura depende do tamanho da área que vai ser texturizada.
  3. Mergulhe o pincel na água e depois seque-o sobre uma toalha de papel para que ele fique 'úmido'.
  4. Agora pegue algumas de suas misturas, a sua paleta de tinta espessa, e dê pinceladas leves sobre a superfície do papel.
  5. Ao invés de fluir sem problemas e sem esforço ao longo do papel, o pincel vai saltar, pular e separar, fazendo linhas paralelas que podem facilmente duplicar madeira, a casca de uma árvore, ou um pêlo do animal.
Aquarela é uma forma artística desafiadora, mas que não tem que ser intimidante. Se esbalde em bons suprimentos, matricule-se em aulas ou compre alguns livros sobre o assunto, e começe!