Como aprender a dançar balé: movimentos, passos e técnicas

O Balé é uma forma de dança clássica. Apesar de as bailarinas parecerem muito delicados e graciosos, uma grande dose de força é necessária para executar o balé adequadamente. Dançar en pointe, ou em sapatilhas para os dedos dos pés, é uma forma mais desafiante de balé clássico, e só é recomendado depois de anos de treinamento rigoroso de balé. Bolhas e pés doloridos são a maneira de viver de qualquer bailarino, especificamente depois que um dançarino começa en pointe.

Aprender balé, na ausência de instrutores profissionais, não tem de ser uma façanha impossível (ou eu quis dizer pés? nt: do inglês ‘feat’ (façanha) x “feet” (pés)). Você pode comprar um par de sapatilhas de balé, mas se você não tem espaço para isso no seu orçamento, não se preocupe. Simplesmente dançe descalço. Se você realmente planeja comprar sapatilhas de balé, a sua melhor opção seria visitar uma loja de vestuário para dança. Então, se você encontrar opções melhores on-line, pelo menos saberá que tamanho encomendar. O tamanho que você precisa não será o tamanho que você costuma usar para seus sapatos normais de todos os dias, ele será alguns tamanhos menor. Os calçados de balé precisam ajustar-se sem folga e conformar-se aos seus pés. Calçados bem-ajustados são essenciais para dançar balé, porque você precisa ser capaz de sentir o assoalho.

O balé tem 5 posições básicas que servem de alicerce para os passos mais complicadas. Você vai aprender as posições próprias tanto para os braços quanto para as pernas, para cada uma dessas 5 posições. Muitos vídeos infantis populares que demonstram a dança do balé pode ser encontrados na seção de brinquedos de muitas lojas. Se você é um adulto tentando aprender balé, não se sinta acanhado em adquirir estes produtos. Você terá um instrutor ao vivo em sua própria casa, por menos de R$ 60,00. Use estas instruções de dança para aprender movimentos e técnicas básicas do balé.

As cinco posições do balé

Primeira posição.

  1. Em pé, ereto, com os pés juntos. Faça seus calcanhares se tocarem. Os dedos do pé esquerdo ficam completamente voltados para a esquerda, e os dedos do pé direito ficam completamente voltados para a direita.  Seus pés forma uma linha praticamente reta, exceto por seus dedos apontarem sempre ligeiramente para a frente.
  2. Coloque os braços em frente ao corpo como se estivesse abraçando uma bola gigante.
  3. Pressione os ombros para baixo e alongue o pescoço.
  4. Suavize seus dedos. Nenhuma tensão em seus dedos é permitida.

Segunda posição.

  1. Comece na 1ª posição e mova as pernas de modo a ficarem separadas por uma distância um pouco além da largura dos ombros.
  2. Estenda os braços para os lados na altura dos ombros. Seus ante-braços e mãos estarão ligeiramente voltadas para a frente de modo a formarem quase um ângulo de 180°.

Terceira posição.

  1. Fique na 1ª posição. Agora mova o seu calcanhar direito de modo que ele toque no arco de seu pé esquerdo. Esta é 3ª posição.
  2. Você também pode executar a 3ª posição no lado esquerdo. Mais uma vez, comece na 1ª posição. Desta vez mova seu calcanhar esquerdo de modo que ele toque no arco de seu pé direito.
  3. Comece com os braços na  2ª posição, agora mova seu braço esquerdo acima da cabeça, como se estivesse estendendo para colher uma uma maçã de uma árvore. Imagine uma linha descendo pelo centro do seu corpo. Seu braço esquerdo jamais vai cruzar essa linha.

Quarta posição.

  1. Comece na 1 ªposição. Mova sua perna direita para a frente da sua perna esquerda, de modo que elas fiquem separadas. Seus dedos direitos apontam em direção à direita, os dedos à esquerda apontam em direção à esquerda. Você poderia desenhar uma linha reta do calcanhar do seu pé direito até os dedos do seu pé esquerdo, se estiver fazendo esta posição corretamente..
  2. Volte para a 1ª posição. Desta vez mova seu pé esquerdo para a frente, e coloque-o  na frente do pé direito. Este é considerado o lado esquerdo da 4 ª posição.
  3. Coloque seus braços como estavam na 3 ª posição, agora mova apenas o braço direito para fora, à sua frente, como estava na 1 ª posição, abraçando uma bola de praia.

Quinta posição.

  1. Comece na 4 ª posição e escorregue a perna da frente para trás de modo que ele toque a perna de trás. Se você começou a 4 ª posição com a perna direita na frente, seu calcanhar direito estará tocndo os dedos esquerdos.. Como você pode ver, a 3ª, 4ª e 5ª posições podem ser feitas em ambos os lados. Existe uma variação de lado esquerdo e lado direitopara cada uma dessas posições. Para a 1ª e 2 ª posições, existe apenas uma maneira de fazê-las.
  2. Comece com os braços na 4 ª posição e mova o seu braço direito acima da cabeça, tal como o seu braço esquerdo já está posicionado.

O balé tem rigorosos requisitos para o alinhamento corporal adequado. Quando está executando qualquer uma das 5 posições básicas, existem várias coisas importantes para lembrar.

  1. Seu glúteo sempre estarão voltados para baixo, e seus músculos abdominais sempre estarão flexionados (encolhidos).
  2. Pressione seus ombros para baixo (não os levante para cima na direção das orelhas).
  3. Mantenha o pescoço alongado.
  4. Mantenha o queixo ligeiramente inclinado para cima.

Agora que você dominou as 5 posições básicas , pode tentar fazer alguns movimentos básicos do balé. Iremos agora discutir os seguintes movimentos: plié e grand plié. Eles são tradicionalmente feitos na primeira parte de uma sessão prática na barra. Uma barra é uma grade de madeira afixada a uma parede, e é utilizada para a prática de passos de balé. É usualmente afixada à parede a meio caminho entre a cintura e a altura do ombro. Por agora, o encosto de uma cadeira da sala de jantar será suficiente.
O primeiro passo que você vai praticar é um plié. Plié significa dobrar (flexionar). O Plié é uma uma versão mais graciosa de flexionar profundamente o joelho, e forma quadríceps fortes. Um demi plié é um movimento que pode ser feito em todas as 5 posições do balé e pode ser melhor descrito como uma meia flexão.

Para executar um demi plié:

  1. Começando na 1ª posição, comece flexionando os joelhos enquanto desce até o chão, até alcançar um ponto em que você não pode mais flexionar sem elevar os calcanhares para fora do chão. Pare neste ponto.
  2. Suba para a posição inicial. Ambas as porções, ascendente e descendente, de um demi plié são feitas cada uma com uma contagem de 2.

Experimente fazer 10 demi pliés em todas as 5 posições de balé. Lembre-se que para a 3 ª, 4 ª e 5 ªPosições irá necessitar realizar 10 demi pliés, em ambos os lados esquerdo e direito. Demi pliés em 1 ª e 2 ªposições podem ser feitas com as mãos levemente colocadas no encosto de cadeira  da sala de jantar. Não se apóie nem se pendure sobre a cadeira para se equilibrar ou apoiar. Quando você estiver fazendo demi pliés nas posições de 3 a 5, você vai repousar seu braço esquerdo sobre a cadeira quando você estiver fazendo o lado direito, o que significa que a sua perna direita está na frente. Seu corpo estará perpendicular ao encosto da cadeira da cadeira. Quando você estiver fazendo o lado esquerdo, o seu braço direito vai repousar  sobre a cadeira.

Depois de dominar o demi plié em todas as 5 posições, você está pronto para grand pliés.

Para realizar um grand plié:

  1. Comece na 1ª posição. Mantenha uma postura ereta como se estivesse sentado em uma cadeira com as costas contra o encosto. Mova a parte superior do corpo um nadinha para a frente. Você não está se inclinando muito para a frente, mas nunca está tão ereto que arrisque a arquear as costas.
  2. Continue a manter a sua postura ereta e comece a flexionar os joelhos na direção do solo. Isto fará seus joelhos se moverem para fora em ambas as direções. Vá tão longe quanto possível sem elevar o seu calcanhar do piso.
  3. Quando você não puder mais se abaixar sem elevar o calcanhar, simplesmente eleve os calcanhares e continue a descer em diração ao chão. Equilibre-se nas esferas dos pés.
  4. Faça a porção descendente de um grande plié em uma contagem de quatro.
  5. Pare quando suas nádegas estiverem perto dos calcanhares, mas sem tocar. Você não deve se sentar sobre os calcanhares. Você ainda está segurando seu peso. Quando chega a este ponto, você imediatamente começa a subir e termina casualmente na 1ª posição, onde começou..
  6. Faça a porção ascendente em uma contagem de quatro.
  7. Na subida, apóie novamente os calcanhares no solo, no primeiro ponto possível, onde você sinta que é natural fazê-lo (isto ocorre quando suas perna ainda estão flexionadas), e então continue até sua posição inicial.

Faça grand pliés em todas as 5 posições. Da mesma forma que no demi plié, você fará mais grand pliés na 3ª, 4ª e 5ª posições porque terá de fazer os grand pliés em ambos os lados, direito e esquerdo.

Mesmo que você nunca faça uma audição para uma companhia de balé de renome mundial, fazer 20 minutos de exercícios de balé por dia pode ser uma ótima forma de exercício anaeróbico que fortalece os músculos e tem benefícios similares a outras formas de treinamento de resistência, como levantamento de pesos. Na verdade, há rumores de que muitos jogadores profissionais de futebol têm feito treinamento de balé para melhorar seu jogo. Se eventualmente você decidiu ir adiante com o balé, terá fortalecido músculos que são o núcleo da dança, e disporá de uma base sólida a partir da qual avançar.