Como aprender a desenhar

Desenho é uma atividade apenas para as pessoas com o "toque artístico"? Não necessariamente, qualquer pessoa pode aprender a desenhar, aprendendo algumas técnicas básicas e usando imaginação. A incapacidade de desenhar muitas vezes é condicionada por fatores ambientais e mentais - você está tão habituado a ver as coisas de uma certa maneira, que se torna difícil imaginar ou aceitar coisas de diferentes formas, tamanhos e formas. Por isso, a primeira regra básica do desenho é, "desenhar o que você vê, não o que você sabe". Este é o tema central que você vai encontrar em qualquer curso de desenho e arte para novatos ou qualquer tutorial sobre este assunto. Quando você é capaz de obter este conceito firmemente enraizado na sua consciência, você vai ver que fica mais fácil deixar sua imaginação correr solta e as idéias vão realmente começar a fluir. Se você é um novato para desenho, aqui estão algumas diretrizes básicas e as técnicas a seguir, à medida que você começa a desenhar.

  • Abandone o pensamento racional. Esqueça a lógica e desenhe o que você realmente vê, mesmo que não faça sentido para a sua mente ordenada.
  • Pegue o material certo. Para desenhar, é necessário que você tenha alguns materiais básicos, que irão ajudá-lo, não importa o nível que você chegar. Estes materiais são:
    • Prancha ou superfície plana, que você pode usar como uma mesa de colo, se for necessário
    • Papel de qualquer tipo – de impressão, simples ou de desenho
    • Uma borracha de boa qualidade que apaga limpamente
    • Lápis - 4B e 5B funcionarão
    • Canetinha preta - tanto com tinta permanentes quanto não permanentes
  • Desenhando o básico. Comece aprendendo a desenhar através da compreensão dos quatro elementos básicos do desenho - linha, forma, proporção e perspectiva, luz e sombra.

    A linha permite a diferenciação entre os diferentes espaços ou segmentos, desenhar uma linha no meio do papel marcas duas áreas diferentes, cada uma de cada lado da linha. Do mesmo modo, múltiplas linhas traçadas em ordem ou aleatoriamente, cria várias áreas ou segmentos, cada uma diferente das outras, quando se trata de perspectiva.

    A forma se refere ao espaço ou zona delimitada dentro de diferentes linhas. Por exemplo, a forma entre quatro linhas, duas desenhadas verticalmente e as outras duas desenhadas horizontalmente, ligando as extremidades superior e inferior das linhas verticais lhe dará um quadrado ou um retângulo. Uma forma irá ajudá-lo a definir um tema ou objeto em seu desenho, de um formato oval, por exemplo, irá retratar ou um ovo ou a forma de um rosto em seu desenho.

    Proporção e perspectiva ajudam a clarificar o seu desenho. A proporção é a dimensão relativa ou a forma de um objeto com referência a um outro objeto de uma forma ou de tamanho diferente. A perspectiva lhe dá a distância relativa entre dois objetos ou elementos do desenho. Qualquer coisa a uma distância será desenhada menor, quando comparada a um objeto ou elemento que está mais perto do seu ponto de vista.

    Luz e sombra ajudam a tornar o desenho a parecer realista. Imagine colocar um objeto em uma mesa e uma fonte de luz brilhando sobre ele. Com base em onde a fonte luminosa é colocada, todo o objeto poderia ser iluminadas ou partes dele podem aparecer mais escura porque a luz não chega até elas. Você irá usar tons claros e escuros do lápis ou cores claras e escuras quando desenha para transmitir essa imagem.

  • Todo o desenho. Levando todos os quatro elementos em consideração, visualize o seu desenho como um todo. Todos os elementos têm que estar presentes no seu desenho, senão ele vai parecer incompleto.