Como analisar um filme

Um filme, seja ele uma produção hollywoodiana de sucesso ou um pequeno esforço independente, tem um certo número de elementos que se juntam a fim de orientar o público através do arco da história. Os atores podem ser os elementos mais visíveis na tela, mas uma série de outros artistas tiveram que realizar uma série de outras funções, a fim de fazer o filme que chega na frente de uma platéia. Se você está interessado em analisar por que um filme tem êxito e outro falha, é importante perceber o quão colaborativo o cinema realmente é. Aqui estão alguns elementos a se considerar quando analisando um filme para uma revisão crítica ou pessoal.

  • Analise a eficácia do diálogo e da história. Embora muitos roteiristas profissionais não recebam a mesma atenção que atores ou diretores, eles são os verdadeiros arquitetos de um filme. Roteiristas podem adaptar um livro em formato script, ou podem criar as suas próprias histórias originais para a tela. De qualquer maneira, você deve ser capaz de prestar atenção em detalhes aos diálogos e enredo. Um bom roteiro de filme usa o diálogo autêntico e cenários com os quais os atores podem lidar com facilidade. Um roteiro de menos sucesso coloca os personagens em situações que parecem artificiais ou forjadas. A linguagem dos personagens pode ser recheada de obscenidades, ou pensamentos que parecem vir mais da mente de um roteirista do que do personagem. Ao analisar o roteiro de um filme, pergunte-se se o diálogo é honesto e se você sente as cenas fluírem em uma progressão lógica. Viu todas as cenas que você precisava ver a fim de entender o enredo? Houve algum momento em que o diálogo saiu do filme?
  • Olha para o plano de fundo e peças do cenário. O trabalho de um diretor de fotografia é criar a atmosfera adequada para o filme. Quando você assiste a um filme para analisar, tente ignorar os atores e diálogos por alguns minutos. Preste atenção às formas e cores da paisagem, conjuntos e fantasias. Todos devem estar trabalhando juntos para criar um ambiente específico ou de humor. O uso da luz e a escuridão poderão ser muito importantes, assim como outros efeitos atmosféricos, como sombra e nevoeiro. Em um bom filme, as informações devem reforçar o fundo da cena, mas não se submergir. Quando a fotografia não é bem feita, o público poderá inadvertidamente focar na decoração de uma parede ou num carro anacrônico em segundo plano. Ao se analisar um filme, pergunte-se se o cenário e o plano de fundo adicionam mais à história ou te distraem.
  • O desempenho de cada um dos atores deve ser considerado. Pode ser fácil olhar o desempenho de um determinado personagem principal e deixar de reparar nos esforços dos atores de apoio. Ao se analisar um filme, preste atenção ao que os outros personagens estão fazendo quando não são parte da ação principal. Um bom ator percebe que o seu papel consiste em conduzir a trama para frente ou criar um personagem na mente da platéia. O ator representando um vilão, por exemplo, tem de ser um adversário formidável para o ator retratar o herói. Personagens de apoio podem não ter muito diálogo, mas sua presença ainda pode ser sentida pela platéia. Ao se analisar o desempenho dos atores, pergunte-se se eles habitaram a personagem com sucesso e se forneceram aos outros atores alguma coisa para trabalhar contra.
  • A edição é um elemento muito importante do filme acabado. Muitos críticos dizem que o filme verdadeiro começa na sala de edição. Às vezes, um bom filme tem potencialmente menos sucesso devido à sua má edição. Partes essenciais do enredo do filme podem ser cortados inteiramente, ou cenas que não fazem nada para avançar o enredo são deixados. Quando a edição é feita corretamente, ela deve ser quase imperceptível. Ao analisar a edição de um filme, procure por qualquer coisa que te choca ou confunde. Cenas com diálogos devem aparecer sem emendas entre os atores falando e como os outros reagem a eles. Cenas de ação devem manter uma constante, ritmo emocionante que chega a um clímax. Um bom filme deve ter um fluxo de cena a cena, sem negar à audiência as informações suficientes para seguir o arco da história.
  • Diretores colocam suas distintivas impressões digitais em seus filmes. Embora muito do trabalho de um diretor começa e termina com a produção cinematográfica, a sua visão ainda deve ser evidente na aparência e sensação de terminar o filme. Um bom diretor percebe as intenções dos roteiristas, as capacidades dos atores e as aptidões da equipe. Ao se analisar um filme, que muitas vezes ajuda pesquisar o corpo de trabalho do diretor e detalhes de seu estilo distinto. Como é que eles podem obter os melhores desempenhos dos seus atores? Qual é a sua reputação entre outros cineastas? Dois diretores diferentes podem filmar a mesma cena e um membro informado da platéia deve ser capaz de dizer a diferença. Ao analisar a contribuição do diretor de um filme, olha para elementos de assinatura como atores familiares, o diálogo recortado, a devoção única a ângulos de câmera ou perspectivas particulares, ou música de fundo criativa. Cada diretor tem pelo menos uma característica distinta, por isso olha para ela, quando analisando um novo filme.


Dividir um filme em seus elementos essenciais pode não soar muito divertido num encontro à noite, mas é uma boa forma de aprender o essencial do cinema. Se você é um diretor aspirante, pode ser muito útil para entender como alguns filmes tornaram clássicos e outros tornam-se distantes memórias.