Como fazer: Converter latitude e longitude de graus, minutos e segundos para graus decimais

Muitos relatórios e bases de dados antigos registram latitude e longitude em graus, minutos e segundos. Atualmente comumente se requer que essas coordenadas estejam no formato de graus decimais, para serem utilizados em GIS ou outro software ou programas on-line. Converter é fácil e só precisa de alguns passos. O Microsoft Excel ou outro programa de planilha facilita o processo se o número de coordenadas é muito grande.

  1. Entenda os símbolos utilizados para designar graus, minutos e segundos. Graus são marcados por um símbolo °. Minutos são marcados por um símbolo ´. Os segundos são marcados por um símbolo ´´.
  2. Entenda a relação entre graus, minutos e segundos. Um grau é equivalente a 60 minutos. Um minuto é equivalente a 60 segundos. Por isso, é também um grau equivalente a 3600 segundos.
  3. Faça os cálculos. Para calcular cada coordenada em graus decimais, utilize o seguinte cálculo: Graus decimais  =  graus +  minutos / 60 + segundos / 3600
  4. Faça com facilidade no Microsoft Excel.  Digite os graus, minutos e segundos de uma coordenada na célula A1: Se a coordenada tem um valor de grau de três dígitos, digite no seguinte formato: DDDMMSS. (Exemplo. 120 ° 30 ' 45 " = 1203045) Em seguida, digite a seguinte equação para a célula onde quer que o valor do grau decimal apareça: = LEFT (A1, 3) + MID (A1, 4,2) / 60 + MID (A1, 6,2) / 3600 Se a coordenada tem um valor de grau de dois dígitos, digite no seguinte formato: DDMMSS (Exemplo 75 ° 15 ' 20 " = 751520). Em seguida, digite a seguinte equação para a célula onde quer que o valor do grau decimal apareça: = LEFT ( A1, 2) + MID (A1, 3,2) / 60 + MID (A1, 5,2) / 3600 Esta equação deve fornecer o valor do coordenada em graus decimais. Certifique-se de formatar a célula destino de ser um número com pelo menos quatro casas decimais. Verifique o resultado da sua equação utilizando o cálculo no passo 3. Se você estiver satisfeito e achar que digitou a fórmula corretamente, pode copiar e colar quantas vezes for necessário.
  5. Lembre-se do sinal "-". Se uma coordenada de latitude está no hemisfério sul ou uma coordenada de longitude está no hemisfério ocidental, não se esqueça de colocar um sinal "-" na frente. Isso permitirá ao GIS ou outro software espacial colocá-la na posição correta na terra.