Como escrever uma carta comercial

Em um mundo governado pela internet e pelo e-mail, parece que as pessoas se esqueceram como é escrever uma carta comercial decente. Seja para pedir um emprego, deixar seu emprego, ou pedir informação, várias empresas apreciam receber cartas comerciais. Uma boa e tradicional carta comercial pode ser escrita em seis passos fáceis.

  1. O cabeçalho. O cabeçalho irá conter seu endereço e a data de quando a carta foi escrita. Se você está usando o cabeçalho pronto, padrão de uma empresa, você pode colocar a data alinhada com a margem esquerda ou direita, ou centralizada, bem abaixo do cabeçalho pronto. (Se você estiver escrevendo em estilo de bloco, coloque a data alinhada com a margem esquerda.)
  2. O endereço do destinatário. O endereço deve ser disposto entre duas a seis linhas abaixo do cabeçalho e incluir o nome e endereço completo do destinatário.
  3. A saudação. A saudação é uma espécie de apresentação. Deve ser disposta duas linhas abaixo do endereço interno e alinhada com a margem esquerda. Deve começar com "Caro" e o nome do destinatário. Se você sabe o nome completo, coloque-o, caso contrário, apenas o primeiro nome. Se o destinatário for uma mulher, use Sra., a menos que saiba que a pessoa prefere ser chamada por Srta. Se você está escrevendo para uma organização e não sabe o nome do destinatário, você pode usar o nome da própria empresa ou omitir a saudação. A saudação de uma carta comercial sempre termina com dois pontos.
  4. Outros detalhes. Os detalhes devem ser dispostos duas linhas abaixo do título e alinhadas com a margem esquerda. Eles incluem os possíveis anexos, invólucros, nomes de outros destinatários e iniciais do remetente.
Certifique-se de verificar com sua empresa se há orientações específicas que diferem das cartas comerciais tradicionais. Além disso, nunca é demais pedir a alguém para checar sua carta comercial se não tiver certeza de tê-la feito corretamente.