Como escrever uma bibliografia

Segundo o dicionário Merriam-Webster, uma bibliografia é "uma lista de obras ou as obras referidas num texto ou consultados pelo autor em sua produção." Em outras palavras, é uma lista das fontes que você usa na preparação de um trabalho escolar ou trabalho acadêmico. A maioria dos professores de ensino médio e universitários pedem que as bibliografias sejam elaboradas com base no estilo da Modern Language Association (MLA). O formato é ligeiramente diferente, dependendo de qual tipo de fonte de informação você está usando. Abaixo estão os formatos para a maioria das fontes mais usadas.

1. Escrevendo citações de livros. Os livros são as fontes de pesquisa mais usadas para trabalhos. Para citar estas fontes, utilize o seguinte formato:

    Autor. Título do Livro. Cidade de publicação: Editora, ano.

    Exemplo: Condon, Richard. Oeste do Cuyahoga. Kent, Ohio: Kent State University Press, 2006.

    A maioria dessas informações podem ser encontradas no título e nas páginas de direitos autorais do livro. Se o livro tem vários autores, separe-os por vírgula. O título pode ser escrito em itálico ou sublinhado.

2. Escrevendo citações de artigos de revista. Use esta fórmula quando citar fontes de revistas:

    Autor. "Título do artigo." Título da Revista Data: páginas

    Exemplo:Frishman, Rick. "Uma Dúzia Don'ts." Writer's Digest Mar 2006: 44-47.

    Se o artigo começa em uma parte e continua no final da revista, use o formato 44 + para o número da página. Abrevie meses que têm cinco ou mais letras. Para revistas semanais ou bi-semanais, adicione o dia a data, como Writers Digest 30 de Março de 2006.

3. Escrevendo citações de artigos de jornal. Aqui está o modo aprovado para citar fontes de jornal.

    Autor. "Título do artigo." Nome do jornal Data, edição: seção e página.

    Exemplo: Townsend, Angela. "Art Show oferece visão diferente." Cleveland Plain Dealer 21 de fevereiro de 2007, home edition: B1.

    Se o jornal tiver apenas uma edição, você pode omitir a menção à edição. Omita artigos definidos e indefinidos (como “o”, "a", "um" ou “uma”) quando colocar o nome do jornal.

4. Escrevendo citações de artigos de internet. Citações de artigos de Internet são formatadas de maneira um pouco diferente do das revistas e artigos jornalísticos. Siga essas diretrizes:

    Autor. "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação <url>. Data que você acessou a página.

    Exemplo: Mitchell, Sandy. "Como escrever uma carta de demissão." How to do Things. 03 de fevereiro de 2007. 21 de fevereiro de 2007

    Alguns sites não fornecem a data de publicação. Omita isso se não estiver disponível. Certifique-se de citar a data que você acessou a página, já que sites de internet mudam freqüentemente.