Como fazer um filme

Fazer um filme dá muito trabalho. Alguns filmes muito curtos podem levar vários meses para serem feitos, enquanto outros podem demorar vários anos. Apesar de o processo de se fazer filmes siga os mesmos passos básicos, cada experiência de fazer um filme é diferente. Cineastas iniciantes devem saber tudo sobre o longo e difícil caminho que é preciso para fazer um filme passar de uma idéia para um sucesso nas telonas!

Evidentemente, nem todo filme vai ser um hit. Nem todo filme vai ser visto em um nível nacional ou internacional. A maior parte dos cineastas têm muitos pequenos projetos, que ainda vão demorar meses de trabalho árduo para receber montantes relativamente reduzidos de reconhecimento. No entanto, um verdadeiro cineasta vai fazer um filme para melhorar a habilidade, fazer um argumento, ou tentar mudar o mundo ... não para os milhões de dólares que ele ou ela só pode sonhar em ganhar.

O artigo a seguir irá guiá-lo através de todo o processo de como fazer filmes do início ao fim. Embora algumas dessas etapas são intercambiáveis ou podem ser combinadas entre si, a estrutura básica da criação de filmes está listada abaixo.

Pré-Produção

Comece com uma idéia. Todo filme começa como uma idéia. Em seu estado iniciante, o filme pode ser baseado em um conceito generalizado. Algumas idéias são baseadas em temas. Por exemplo, você pode querer fazer um filme que é um thriller. Você não tem todos os detalhes decididos ainda, mas você certamente sabe o tipo de filme que você vai ser feito. Este é o início do processo, uma vez que você pode fazer um filme sobre qualquer coisa, e você já sabe a premissa básica.

Desenvolva a idéia e expanda os detalhes. Você conhece a premissa básica. Agora você tem que decidir que tipo de personagens você terá em seu filme. Fazer várias anotações e utilizar métodos de pré-escrita, tais como balões, ou notas pequenas, podem (ou não) ser úteis durante este tempo. Uma vez que você tenha uma idéia das personagens, é possível desenvolver um enredo.

Pergunte a si próprio as seguintes perguntas:

Quem são estes personagens?
Porque nós, a platéia, devemos nos interessar por eles?
O que eles estão fazendo?
Qual é sua finalidade?
O que acontece com eles durante todo o filme?
Como é que eles estarão no final do filme?

Escreva o roteiro. Depois de ter ampliado a sua idéia, é hora de colocar as suas idéias no papel. Você pode escrevê-las em um documento do Microsoft Word, ou você pode usar um programa de escrever roteiros como o Final Draft. Este software custa um pouco de dinheiro, mas vale a pena, uma vez que formata o seu roteiro como ele deve ser formatado. O roteiro pode precisar de múltiplas revisões antes um projeto final ser concluído.

Decida que direção o filme irá tomar. Você tem sua última cópia de seu roteiro pronto. Agora você deve decidir o que pretende fazer com seu filme.

Alguns roteiristas enviam seu roteiro para um agente e / ou estúdio para análise. Aqui, o roteiro pode ser rejeitado ou aceito. Se um agente aceita o seu trabalho, ele ou ela será o único a enviar o seu roteiro para empresas de produção.

Enquanto você pode enviar o seu roteiro para alguns estúdios por conta própria, a maioria não aceita manuscritos não solicitados. O agente vai certamente vir a calhar, pois a maioria dos bons agentes podem enviar novos roteiros e os estúdios vão lê-los, não jogá-los fora antes mesmo de olhar para eles.

Outra opção é inscrever o seu roteiro em competições. Agentes de Hollywood fazem muitos destes concursos. O prêmio é geralmente algum tipo de contrato com um estúdio. Esta é uma boa maneira de esgueirar-se em Hollywood sem um agente.

Você poderá encontrar produtores por conta própria. Embora isto seja raro, você pode ser capaz de obter financiamentos provenientes de empresas que desejam fazer o seu caminho em Hollywood. Portanto, definitivamente merece uma chance.

O modo mais comum para cineastas produzirem um filme é realizando-o por si próprios e financiando-os. Alguns dos maiores nomes de Hollywood - como Vin Diesel e Kevin Smith, por exemplo -, começaram encontrando as suas próprias fontes de financiamento. Vin Diesel ganhou dinheiro através de telemarketing e Kevin Smith pegou dinheiro emprestado de familiares e amigos.

Defina um orçamento. Dependendo de qual opção você escolheu para a produção, você pode ou não ter que definir um orçamento. Se você entrou com um estúdio você pode propor um orçamento, enumerando tudo que você quer e precisa vai custar. No entanto, isto não significa que eles lhe darão a quantia que você quer.

Se você estiver fazendo o filme você mesmo, você precisa para fazer um orçamento detalhado, listando tudo que você precisa, que você precisará contratar, quanto todos vão receber (se forem receber alguma coisa), quanto você precisa de adereços, o custo do equipamento, o custo de filmagem no local - o orçamento precisa ir continuando. Uma vez que você tenha um orçamento pronto, será a hora de encontrar o elenco e a equipe.

Encontre pessoas em quem você pode confiar. O pessoal que você contrata é tão integral ao filme quanto são os atores, se não mais. Se você já assistiu os créditos no final do filme, eles demoram um período longo e listam todas as pessoas associadas ao filme. Esta será toda a sua equipe. Se você tiver um orçamento limitado, pode ter de fazer muito do trabalho por conta própria.

Normalmente, você precisará de diretores artísticos, designers de cenário, artistas de efeitos especiais, artistas de efeitos visuais, uma equipe de produção de segunda unidade, um editor, maquiadores, dublês, cinegrafistas, um editor de som, diretores de elenco, um diretor (se não você não estiver dirigindo), um assistente de direção, clientes, especialistas de iluminação, especialistas de acessórios e adereços, e até mesmo fornecedores de serviços (que fornecem alimentos para os atores e equipe).

Escolha os atores. Agora que você tem um diretor, um diretor de elenco e outros funcionários úteis você precisa de escolher os atores. Embora isso possa soar como um processo simples, escolher um ator para um papel pode ser muito difícil. Primeiro, é feita uma chamada de elenco. Liste aquilo que procura (por exemplo, mulher, morena de 25 anos), e onde e quando serão realizadas as audições. Aguarde até que as pessoas apareçam. Depois de ter diminuído as suas escolhas, você pode querer chamar de volta algumas pessoas para estreitar ainda mais até que você tenha o ator certo para o papel.

Se prepare para a Produção. Agora que você tem seu elenco escolhido, é hora de se preparar para a produção. Isto pode envolver apresentar os atores uns aos outros, ensaiar, discutir os personagens, montar os cenários, comprar ou fazer adereços e comprar figurinos com base no tamanho e nas necessidades da história e dos atores. Há um enorme trabalho preparatório que precisa ser feito antes do início das filmagens do filme.

Produção

Defina os dias que os atores precisam estar no set. Um filme não é filmado em ordem. As sequências das datas de filmagem dependem da disponibilidade dos atores e quem está trabalhando junto em uma determinada cena. Se os atores A e B têm 20 cenas juntos e A e C têm 3, é mais lógico que fazer um fluxo constante de cenas A e B enquanto eles estão juntos do que ao passar o dia fazendo A e B cena 1, B e C cena 5, A e B cena 3, A e C cena 7. O Ator C ficaria um tempão sentado e atores não gostam que o diretor faça-os perder seu tempo.

Inicie as filmagens. A parte principal do processo de produção é parte da filmagem. Há muito trabalho em filmar. Os atores precisam ter as suas falas memorizadas. Longas horas são gastas filmando a cena, refazendo a cena, alterando a cena, adicionando mais cenas, e um monte de edição e corte de cenas do roteiro ocorrem, conforme a visão do diretor (que pode ser você) se torna uma realidade. Muitos diretores fazem isso porque eles podem ter outras idéias que surgem quando eles estão filmando ou eles podem encontrar uma maneira mais econômica para filmar uma cena.

Termine a filmagem. A filmagem pode demorar meses ou mesmo anos. Como são feitos ajustes e cenas são adicionadas e apagadas, o escopo do projeto vai mudar. Significa também que a filmagem pode demorar mais do que o esperado. Uma vez que as últimas cenas são filmadas, o elenco e a equipe normalmente fazem uma festa de pós-produção. No entanto, assim que essa festa acabar, há muito mais a fazer.

Pós-Produção

Derrube os cenários. Alguns cenários serão demolidos. Outros serão guardados para outros filmes. Enquanto os cenários são destruídos, os figurinos são colocados de lado, dados, vendidos ou destruídos. Os adereços são jogados fora, postos de lado para utilização posterior, mantidos como souvenirs pelo elenco e equipe, ou são vendidos. Tudo tem de ser devolvido ao seu estado original antes da filmagem. Se você estiver no local, certifique-se de não deixar um monte de coisas onde você filmou. Limpe tudo!

Adicione efeitos sonoros e digitais. Se quaisquer efeitos especiais ou digitais necessitam ser adicionados, então esta é a hora de fazer essas coisas. Quaisquer cenas que precisam de algum trabalho em termos de valorização digital serão feitas na pós-produção. No entanto, alguns membros da equipe começam a trabalhar nisto antes do final das filmagens, então tudo só depende de quem está fazendo os efeitos e quando eles querem fazê-los.

Editar e encaixe tudo. O filme tem que ser colocado em ordem. A platéia não vai querer ver um filme que não esteja em ordem, a não ser que esta seja a idéia do filme. O editor precisa cortar cenas, unir-las, e fazer todo o necessário editando o filme. Isso pode levar meses ou anos, dependendo da duração do filme e quanta filmagem foi feita.

Exiba o filme para uma audiência teste. Antes de enviar o filme a qualquer lugar ou lançá-lo publicamente, você deve fazer uma exibição teste. Deixe papéis nos assentos para que os membros da audiência possam escrever comentários anônimos. O que eles gostaram no filme? O que eles não gostaram do filme? O que poderia ter sido melhorado? Baseado nesses comentários, o filme pode precisar fazer algumas mudanças. Você vai ter que trazer de volta atores para filmar cenas novas se você pretende agradar a multidão. Se você gosta do filme do jeito que é, você não tem que mudá-lo. No entanto, isto lhe dará uma idéia básica do que pensa a audiência média do filme.

Termine a pós-produção. Isto pode incluir a apresentação do filme a uma classificação, muito embora isto não seja feito normalmente até que o filme comece a distribuição pública, em um cinema. Ainda assim, é algo que pode ter de ser feito. Você também deve fazer um trailer. Alguns cineastas, como Steven Spielberg, são ambiciosos e fazem seus trailers enquanto filmagens ainda estão acontecendo. No entanto, muitos cineastas o fazem durante a edição.

Fazendo a Publicidade do Filme


Envie o seu filme para festivais. Você tem o filme pronto, agora é a vez de apresentar o seu filme para os grandes festivais de cinema. Você pode escolher entre uma ampla variedade de categorias onde você pode inscrever o filme. Alguns dos mais populares festivais de cinema são Cannes, Sundance, New York Film Festival, LA Film Festival, Festival de Cinema de Veneza e Festival de Cinema de Toronto. Praticamente todas as grandes cidades do mundo tem um festival de cinema, por isso, certifique-se de obter abundância de exposição.

Anuncie seu filme. Seja nos jornais, na televisão ou no rádio, você pode querer comprar espaços publicitários e mostrar o seu filme. Cinemas locais adoram cineastas menores. Eles podem estar dispostos a mostrar seu filme a uma taxa nominal (ou até menos vendas de bilhetes grátis). Pode-se chamar a estação local de rádio e de televisão e fazer com que eles mencionem o evento ou pagar pela publicidade durante as horas de serviço público.