Como aprender dança de salão e passos de dança de salão

Dança de Salão consiste em diferentes parceiros de dança e é dividida em duas categorias. A primeira é chamada de grupo padrão e inclui foxtrot (baile), valsa, tango, quicksteps e valsa de Viena. Esta categoria é em que a maioria das pessoas pensa quando eles ouvem falar de “dança de salão”. A segunda categoria é chamada de grupo latino e inclui rumba, cha cha, mambo, samba e vários tipos de gingados. Cada uma dessas danças tem diferentes padrões com muitas variações em cada um. Para dançar estes padrões confortavelmente, vários elementos de Dança de Salão precisam ser aprendidos. Estes elementos incluem técnica correta para desenvolver o estilo da dança, tempo correto, trabalho de pés limpo e correta liderança ou seguimento durante a dança criada por uma boa posição de dança.

Técnica e Estilo

Para desenvolver a técnica correta e ter um trabalho de pés limpo na dança de salão, é importante entender a diferença entre o pé de movimento e o pé parado. O de movimento é o pé que você está transferindo seu peso adiante, não importando quão grande ou pequeno é o passo; e o pé parado é o pé que está agüentando seu peso enquanto você está em vias de dar um passo. Quando der qualquer passo na dança de salão, você tem de usar o pé de apoio para dar o impulso ao pé em movimento. Isto deve acontecer em todos os padrões que você dançar.

Trabalho de pé

O trabalho de pés em muitos padrões é o mesmo para diversas danças, entretanto, o tempo e o estilo mudam para dar o modelo característico da dança. Um desses passos é o passo  caixa (Box step). Ele é um passo básico de dança que pode ser dançado no Foxtrot, Valsa, Rumba e Samba. Eu lhe darei uma descrição do Passo Caixa no Foxtrot e na Valsa já que estas são duas das mais populares danças de salão.

Passo da Caixa – Foxtrot – Parte do Homem

  1. Um passo a frente com o pé esquerdo (conte 1)
  2. Arraste o pé direito até o esquerdo (conte 2)
  3. Passo ao lado com o pé direito (conte 3)
  4. Una pé esquerdo ao direito (conte 4)
  5. Passo pra trás com o pé direito (conte 1)
  6. Arraste o pé esquerdo até o pé direito (conte 2)
  7. Passo ao lado com o pé esquerdo (conte 3)
  8. Una o pé direito ao esquerdo (conte 4)
Parte da Dama
  1. Passo pra trás com o pé direito (conte 1)
  2. Arraste o pé esquerdo até o direito (conte 2)
  3. Passa ao lado com o pé esquerdo (conte 3)
  4. Una o pé direito ao esquerdo (conte 4)
  5. Passo a frente com o pé esquerdo (conte 1)
  6. Arraste o pé direito até o esquerdo (conte 2)
  7. Passo ao lado com o pé direito (conte 3)
  8. Una o pé esquerdo ao direito (conte 4)
Passo Caixa – Valsa – Parte do Homem
  1. Passo a frente com o pé esquerdo (conte 1)
  2. Passo ao lado com o pé direito (conte 2)
  3. Una o pé esquerdo ao direito (conte 3)
  4. Passo pra trás com o pé direito (conte 1)
  5. Passo ao lado com o pé esquerdo (conte 2)
  6. Uma o pé direito ao pé esquerdo (conte 3)
Parte da Dama
  1. Passo pra trás com o pé direito (conte 1)
  2. Passo ao lado com o pé esquerdo (conte 2)
  3. Uma o pé direito ao pé esquerdo (conte 3)
  4. Passo a frente com o pé esquerdo (conte 1)
  5. Passo ao lado com o pé direito (conte 2)
  6. Uma o pé esquerdo ao pé direito (conte 3)
A principal diferença entre o passo caixa no Foxtrot e na Valsa é o tempo, que muda um pouco o estilo do passo. O foxtrot é um passo de quatro etapas e como resultado, há uma ação de arrastar que ocorre quando um pé passa para outro. Para cada passo no Foxtrot, o pé em movimento deve sempre roçar o pé de apoio antes de ele se mover para sua próxima posição, não importando se ele está se movendo pra frente, pra trás ou pros lados. O arrastar tomará uma contagem adicional no tempo do padrão. Isto ajuda a manter seus pés embaixo de seu corpo e, como resultado, o trabalho de pés será claro e seu equilíbrio será melhor. A Valsa é um passo de três contagens e, por causa disso, o pé em movimento se moverá diretamente para sua nova posição sem roçar no pé de apoio. Entretanto, o trabalho de pés ainda deve ser claro e o pé deve ficar em baixo do corpo para ajudar no equilíbrio.

Posição de Dança

Danças de salão são normalmente dançadas numa posição bem próxima. A posição de dança correta é muito importante para ajudar ambos os parceiros a dançar mais confortavelmente juntos. Uma boa posição ajuda o homem a guiar sua parceira e ajuda a moça a se sentir guiada. Isso ajudará o casal a dançar junto e a dança começará a fluir. Para conseguir uma boa posição, o homem deve colocar sua mão direita na parte inferior da escápula esquerda da mulher. O homem deve colocar alguma pressão com sua mão direita na escápula e a mulher deve deixar a mão dele repousar sobre a sua escápula. Isso criará uma boa conexão.

A mulher deve pousar o braço esquerdo dela sobre o braço direito do homem com sua mão esquerda sobre a parte de cima do braço direito do homem. O braço esquerdo da mulher e o braço direito do homem devem permanecer conectados e em contato através da dança. Algumas vezes o homem desce seu cotovelo ou a mulher sobe o dela e isso quebrará a conexão e fará mais difícil o ato de guiar e seguir. A palma da mão esquerda do homem e a palma da mão direita da mulher se conectarão com suave pressão e serão seguradas aproximadamente no nível dos olhos. A mulher fica de pé um pouco a direita do homem e deve permanecer lá durante a dança. O homem pode ajudar isso tendo certeza que sua mão direita, mesmo que ela esteja nas costas da mulher, fique bem em frente do lado direito do peito dele.