Como liquidar dívidas fiscais da receita federal

Quando se trata de resolver a dívida fiscal da Receita Federal, você tem muitas opções. A Receita se certificou que existe uma maneira de diminuir os impostos para cada tipo de situação financeira que uma pessoa possa ter. Sua única situação financeira irá determinar qual método de liquidação irá funcionar melhor. Abaixo estão as formas para liquidar dívidas fiscais. Os métodos a seguir estão em ordem pelo melhor método para sua situação financeira, passando de uma situação financeira sólida a má situação financeira. Ao dizer "boa situação financeira", quero dizer que você tem dinheiro suficiente para pagar os impostos e ainda dinheiro suficiente para pagar todas as contas depois que o imposto devido é pago. “situação financeira ruim” significa que você não pode fazer quaisquer pagamentos do imposto sobre valor devido porque ele ia deixar você com menos do que suficiente para um mínimo padrão de vida.

  • Pague os impostos no montante integral da dívida. Esta é a maneira mais fácil de definir sua situação fiscal direto com a Receita; assim que você paga, eles vão embora. Se você não tem os meios para pagar, você pode considerar o refinanciamento da sua casa, empréstimos contraídos junto a amigos ou familiares, ou vender algumas de suas possessões que você não precisa.
  • Peça uma extensão de pagamento. Se você precisar de um pouco mais de tempo para conseguir o dinheiro para pagar a totalidade, você pode facilmente obter uma prorrogação de 45 dias solicitando-a. 45 dias é o período mais longo de tempo que você pode pedir, mas é provável que você possa pedir mais 45 dias depois que o período anterior acabar e você tiver recebido um outro aviso da receita federal declarando mais multas e juros.
  • Faça um acordo de parcelamento com a Receita. Com um acordo de parcelamento você poderá pagar a sua dívida de uma maneira mais negociável de pagamentos mensais.
  • Defina um acordo parcial de pagamento parcelado. Se você não cumprir os requisitos mínimos para pagar os pagamentos mensais mínimos com o acordo de parcelamento, você pode se qualificar para o plano de pagamento parcial, que permite pagamentos mensais menores. De dois em dois anos você pode revisar para ver se o seu pagamento pode ser aumentado até ao montante integral da parcela exigida pelo acordo.
  • Faça uma oferta em compromisso. Com uma oferta em compromisso você pode muito bem fazer uma oferta para a receita para pagar um montante inferior ao montante em dívida original e quitá-lo. Para que possa ser aceito, a Receita Federal tem que ser convencida de que se eles tivessem que tomar ações de posse de bens contra você, elas não seriam capazes de coletar mais do que aquilo que você está lhes oferecendo.
  • Declare atualmente como incobrável ou isento e deixe o estatuto de limitações expirar. Uma vez que a Receita te declara como isento, eles vão parar as atividades de cobrança contra você e eles vão rever a sua situação a cada dois anos para ver se ela melhorou o suficiente para você fazer os pagamentos dos impostos em dívida. Embora atualmente seja declarado isento, o estatuto de limitações ainda está sendo executado e se ele chega a 10 anos a partir da data da avaliação, você não é mais passível de imposto sobre o valor devido.


É altamente recomendadoconversar com um profissional especializado em impostos quando você está lidando com uma dívida fiscal montante total superior $ 25000, uma vez que a Receita Federal é muito mais reticente na criação de um acordo com um indivíduo. Um especialista em impostos pode te ajudar com o método correto de liquidação e aumentar dramaticamente as chances de ele ser aceito.