Como comprar ouro

O desejo de comprar ouro não é difícil de entender; comparado a outras substâncias valiosas, há pouco e precioso ouro no mundo. E com seus inegavelmente brilhantes, lustrosos, profundos, intensos e ricos tons, também é fácil entender o encanto de possuir ouro como um investimento físico e tangível. No seu melhor como um investimento, o ouro é ao mesmo tempo físico e muito líquido (pode ser comprado e vendido fluidamente). Mas você pode comprar ouro em diferentes formas, e estas formas tendem a diferir em sua liquidez.

O ouro é um item em alta por várias razões atualmente. Em primeiro lugar, a inflação - não apenas no Brasil, mas em todo o mundo - tem levado a uma demanda maior por ouro. Em segundo lugar, a produção de ouro está estagnada ou em queda no mundo todo. A inflação, o suprimento estagnado e a incerteza predominante em outros investimentos estão tornando o preço do ouro cada vez mais alto.

Aqui estão algumas considerações a fazer quando você decidir comprar ouro. 

  1. Você já imaginou querer vender o ouro, ou você compra ouro estritamente para aproveitamento pessoal? Se sua meta é comprar ouro estritamente para aproveitamento pessoal, então provavelmente você está de olho em jóias ou moedas de ouro colecionáveis (a não ser que, como eu, você goste de nadar em montes de ouro... se este é o caso, eu recomendo a cunhagem American Buffalo de ouro puro - eu não iria querer ter contato direto com quaisquer metais inferiores). Jóias são a forma mais prontamente disponível de ouro comprável, mas também a com a menor liquidez; o valor de revenda dificilmente será tão alto quanto o preço original que você pagou para comprar o ouro, e não há garantia de que alguém vá gostar do estilo da jóia tanto quanto você gostou. Moedas de ouro colecionáveis, no entanto, são uniformes e a qualidade e conteúdo do seu ouro são garantidos. Vender ouro como uma moeda colecionável será mais fácil. Para alguns, isto irá influenciar sua decisão enquanto tentam descobrir como comprar ouro. Mas vamos ser sinceros, jóias de ouro irão carregar um valor sentimental que de qualquer forma nunca poderá ser calculado. Quando você comprar uma jóia de ouro, apenas tenha em mente que você provavelmente não irá ganhar dinheiro se você a vender mais tarde.
  2. Se você comprar ouro como um investimento que deve ser líquido, quão facilmente você será capaz de garantir o conteúdo e a qualidade do ouro? Nós já exploramos as jóias. Agora vamos dar uma olhada no que esperar quando você compra lingotes de ouro, compra barras de ouro ou compra ações de ouro.
    • Ações de ouro são na verdade ações de uma companhia de mineração de ouro. Então quando você compra ações de ouro, você não compra ouro exatamente. Seus riscos são diferentes com ações que quando você compra ouro, mas ainda há certamente riscos neste investimento em ouro. Por exemplo, nenhuma mina de ouro pode saber com certeza absoluta a quantidade de ouro que será encontrada em sua mina. É uma aposta...
    • A não ser que você viva em uma parte do mundo onde haja uma alta demanda por ouro entre joalheiros que querem criar jóias com ele, sua habilidade para vender barras de ouro será menor que sua habilidade para vender ouro em forma de moedas. Isto se traduz a uma baixa probabilidade de que você se beneficie com o seu investimento, algo a considerar quando você compra ouro. A razão primária para isto é que o ouro nas barras de ouro não possui uma garantia governamental de qualidade e quantidade, enquanto os lingotes de ouro possuem. Ouro em forma de barra também é um alvo fácil para falsificação - apenas um comerciante com experiência que empregue um exame meticuloso pode dizer se uma barra de ouro é de fato ouro sólido, ao invés de uma casca de ouro cheia de um metal pesado não precioso. Muitos são enganados a comprar barras de ouro que ainda possuem as marcas, mas mesmo assim são desprovidas de ouro. Você pode saber que sua barra de ouro é perfeita - e isto é excelente. Mas mesmo que você saiba disto, quando chegar a hora de vender barras de ouro, você pode ter de pagar pelas taxas de inspeção para convencer o comerciante cético. E se este é o nível de ceticismo que você pode esperar quando uma barra de ouro é marcada, imagine o que você pode enfrentar se você estiver tentando vender uma barra de ouro "escondida" (não marcada)!

      Quando você compra ouro em barra, não se comprometa até que o comerciante tenha provado a você que a barra de ouro é sólida e verdadeira. O comerciante pode provar a qualidade e quantidade do ouro? Você pode confiar no comerciante? Não compre ouro de um negociante que não seja de confiança!

    • O lingote de ouro, então, é a mais garantida e, desta forma, a mais líquida forma de ouro. Se você quer comprar ouro com a idéia de que você irá acabar por vendê-lo, então você deveria comprar lingotes de ouro; é fácil de comprar ouro desta forma e fácil de vendê-lo pelo mundo. Você pode comprar lingotes de ouro procurando por comerciantes online. No seu sistema de busca preferido, procure por "lingote de ouro" ou "comerciantes de ouro". Se você tem algum tipo especial de moeda em mente - como a Águia Americana, a Folha de Bôrdo ou Krugerrand, para mencionar algumas das moedas de ouro mais populares - então faça uma pesquisa por esta moeda em particular, ou encontre os websites das casas de moeda governamentais. Por exemplo, confira o South African Mint, U.S. Mint ou Royal Canadian Mint. Quando você quiser comprar ouro, estes sites todos contém ferramentas úteis para encontrar comerciantes locais e internacionais de moedas de ouro.
  3. Quanto dinheiro está disponível para você comprar ouro? Lingotes de ouro e jóias, repetindo, estarão disponíveis na maior variedades de preços quando você comprar ouro. Para comprar uma barra de ouro de 1kg, você irá precisar de mais de U$10000, e comprar uma barra de ouro grande irá exigir mais do que dez vezes esta quantia (contém mais de dez vezes a quantidade de ouro, afinal). Você paga menos para comprar barras de ouro do que você pagaria pela quantidade equivalente de moedas de ouro, mas como nós exploramos antes, vender barras de ouro apresenta desafios únicos.
  4. Qual é o preço atual por grama de ouro? Quando comprar ouro, sempre anote o preço atual. Você pode acessar esta informação no Gold Fixing de Londres, onde o preço padrão do ouro é ajustado duas vezes por dia. Apesar de que você deve pesquisar e procurar pelo menor preço de um comerciante com reputação, você geralmente deve esperar comprar ouro por um pouco mais que o preço padrão de um comerciante, e quando você decidir vender o ouro, você pode ter de vendê-lo por um pouco menos que o preço padrão. As pessoas compram ouro e o vendem em aos montes, um fenômeno que os comerciantes aprenderam a detectar. Então se você comprar ouro e mais tarde quiser vendê-lo, esteja preparado para perder uma pequena quantidade de dinheiro se você simplesmente esperar até que o preço padrão por grama estiver de volta ao nível no qual você comprou o ouro.