Como escolher uma bancada de cozinha: materiais, cores, e mais

Bancadas de cozinha vêm em uma variedade de materiais: você gostaria de uma bancada de granito? Ou talvez você estaria mais interessado em uma bancada de fórmica? Se você é realmente criativo, você pode querer algo não tradicional, como uma bancada de concreto ou uma bancada de vidro reciclado

Se você está construindo uma nova cozinha, ou reformando uma já existente, será necessário ponderar cuidadosamente a escolha do material da bancada. A bancada será a primeira coisa que as pessoas notarão na sua cozinha, e eles podem definir o tom para toda a sua decoração! Para excelentes dicas, eu recomendo Designing Successful Kitchens. (Projetando uma Cozinha de Sucesso)

Mas com tantas escolhas disponíveis, qual escolher e por onde começar?  Por aqui, é claro!

•    Material. Naturalmente, quando você está escolhendo uma bancada de cozinha, o material do qual será feita é a primeira, e mais importante, consideração. Para encontrar o material ideal para a sua cozinha, determine como ele será usado e quanto você tem para gastar.

Bancadas de granito são a mais clássica e duradoura escolha. As vantagens do granito são muitas - não é fácil de rachar, é resistente ao calor e a manchas, de menor manutenção do que outros materiais de pedra natural, e oferece uma variedade de designs que é difícil igualarem com materiais sintéticos. No entanto, existem desvantagens. Se você danificar uma bancada granítica, é muito difícil reparar. É também a opção mais cara entre todos os materiais listados aqui. E, mesmo sendo considerado relativamente, de menor manutenção, precisa ser selado, uma vez por ano para evitar a absorção de manchas e odores.

O mármore é outra escolha clássica. É mais macio que o granito, pelo que deverá ser selado com mais freqüência - geralmente duas vezes por ano. No entanto, se você é padeiro, uma bancada de cozinha de mármore é quase um equipamento. É inigualável em sua capacidade de manter a temperatura fria, mesmo quando você está trabalhando sobre ela. Tal como o granito, o mármore é muito resistente ao calor. Outra coisa, é que ele é semelhante ao granito no preço, mas espere pagar muito mais pelo mármore.

Existem também outras opções de pedras naturais, tais como ardósia, calcário e pedra-sabão. Dependendo da aparência que você desejar para a sua cozinha, você pode querer ver estas opções, também. Eles tendem a ser menos caras que o granito ou mármore, embora ainda mais caras que os materiais sintéticos. Em geral, a maioria das pedras naturais tende a ser resistentes ao calor, embora não com a mesma intensidade que o granito ou o aço inox.

Pedras sintéticas são uma opção relativamente nova em materiais para bancadas de cozinha. Pequenos fragmentos de pedra natural são agragados com um plástico polímero. Este material é depois moldado em placas para bancadas de cozinha. Alem de a aparência ser mais uniforme do que a pedra natural, ela ainda dá a bancada uma aparência mais luxuosa que os laminados de cor uniforme. Se você tem crianças em casa, também é um material mais adequado, porque manchas e arranhões podem ser facilmente removidos. Uma desvantagem para pedras sintéticas é que podem ser danificados pelo calor, portanto você não pode colocar panelas quentes diretamente sobre elas. São vendidas pelas marcas Zodiaq e Silestone.

Bancadas de superfície sintética, fabricadas à base de material plástico. Por ests bancadas de cozinha poderem ser feitas sob medida para o tampo, ficam sem fendas. Outra vantagem é que, como a cor é uniforme, você pode simplesmente usar um pedaço de lixa de areia suavemente, para eliminar manchas e arranhões. Você pode encontrá-las em quase todas as cores imagináveis, por isso, se você estiver procurando algo fora do comum, esta será a sua escolha. Uma característica única deste material é que você pode ter uma pia feita do mesmo material, integrada a bancada de cozinha. Você pode encontrá-ls sob marcas como Corian e Swanstone. Els tendem a ser mais baratas do que pedra natural ou sintética, embora sejam também facilmente danificads pelo calor.

Bancadas de aço inoxidável anunciam ao mundo que você é um cozinheiro sério. Elas não são porosas, e, portanto não absorvem odores, manchas ou germes, o que também os torna de fácil limpeza. Não são danificadas por altas temperaturas, portanto, você pode colocar panelas quentes diretamente sobre o balcão da cozinha, sem se incomodar em usar um forro. As desvantagens são que elas pegam impressões digitais facilmente, são caras e ficarão deslocadas na maioria das cozinhas contemporâneas.

Bancadas de concreto são um novo conceito. Todas as qualidades que o tornam ideal para o piso da sua garagem, também o tornam adequado para utilização na cozinha - é muito durável, altamente resistente a danos e não-poroso, uma vez selados. Não se preocupe, pois seu balcão não irá parecer com o piso de sua garagem! Bancadas de concreto podem ser coloridas, de quase toda cor que você quiser, com uma variedade de acabamentos. Portanto, se você gosta do cinza de fábrica, vá em frente!  Mas, se você desejar uma superfície altamente polida, lisa e jateada de preto, você pode fazê-l assim, também. As desvantagens do concreto é que as bancadas têm de ser feitas sob medida, o que pode ser muito caro, e elas tem de ser seladas com regularidade. À semelhança de outros materiais naturais, o concreto não se risca ou danifica pelo calor facilmente.

Se você deseja um tom artístico para a sua cozinha, revestimentos cerâmicos podem ser a sua escolha. Você pode encontrar cerâmicas numa grande variedade de cores, e você pode organizá-los em qualquer padrão que seu coração desejar! Elas são resistentes ao calor e são fáceis de limpar, e o melhor de tudo, a instalação está dentro da capacidade de qualquer faça-você-mesmo, determinado. O lado ruim é que a argamassa e o selante devem ser reaplicados anualmente, e os ladrilhos podem rachar ou riscar. Além disso, a argamassa pode manchar-se com facilidade, por isso você deve tomar cuidado extra para evitar sujar seu balcão de revestimento cerâmico. Revestimentos cerâmicos, geralmente, são resistentes ao calor, mas você deve evitar colocar objetos quentes diretamente em cima de azulejos artesanais. Dado o baixo custo da cerâmica, e da possibilidade de você mesmo fazer a instalação, esta é uma opção com preços muito razoáveis para  seu balcão de cozinha.

Bancadas laminadas tem sido a opção mais firme para muitas casas durante várias décadas. Eles consistem de muitas camadas de painéis, colados a um plástico, colorido folheado. Laminados são muito baratos, resistentes e tem uma ampla gama de opções cores. No entanto, têm emendas visíveis, e quando danificados, são quase impossíveis de reparar, uma vez que a cor fica na primeira camada. Quando danificada, ama bancada de cozinha laminada, provavelmente terá de ser substituída. Laminados não são resistentes ao calor, e por isso você deve sempre proteger a superfície de recipientes e panelas quentes.

Se você não consegue decidir por apenas uma opção de material para a bancada, é perfeitamente aceitável usar mais de um. Você pode ter uma área de padaria com bancada de mármore, uma área com ama bancada de pedra sintética, e uma bancada de aço inoxidável em torno do fogão.

•    Cor. Assim que tiver decidido sobre o material, você terá que escolher uma cor. Se você acha que o valor de revenda possa ser considerado em algum momento no futuro, você vai querer uma cor discreta. No entanto, se o seu único objetivo é o de que sua cozinha reflita sua personalidade, escolha qualquer cor que você gosta! Se você escolher uma bancada de cozinha em uma cor incomum, ou criar um mosaico de revestimentos cerâmicos suntuoso, faça dele o ponto focal de sua cozinha, e mantenha neutras as outras mobílias. Também, considere se sua cozinha é visível para outras áreas da casa. Apesar de uma cozinha com bancada vermelha brilhante fazer um designa arrojado, esta pode não ser a primeira coisa que você queira que as visitas vejam quando entrarem na sua casa. Novamente, veja exatamente o tom que você pretende definir – tome essa decisão pouco antes de instalar a bancada!


•    Outras questões. Outros fatores a considerar quando se escolhe uma bancada é o quanto ela vai combinar com seus armários e o piso, e quanto a escolha se compara ao estilo e arquitetura de sua casa. Por exemplo, mesmo se você ame a de aço inoxidável, ela provavelmente não vai ficar bem na sua cozinha tradicional de estilo fazenda, e bancadas de laminado azul-turquesa nunca combinam com seus armários cereja escuro.

Antes de ter a decisão final sobre qualquer bancada de cozinha, inspecione a peça exata que será instalada na sua cozinha. Pedra natural, em especial, pode variar muito em cores, a partir de uma peça para a outra. Esta é também a única maneira de determinar se uma peça está intacta antes de ser instalada. Escolher uma bancada de cozinha é uma oportunidade para deixar sua personalidade sobressair na cozinha que você projetou, lembre-se de aproveitar o processo!