Como escolher acessórios de encanamento para sua casa

Os acessórios de encanamento que você escolheu para sua cozinha ou banheiro podem alterar todo o estilo do cômodo. Afinal, uma pia toda branca e banheiras comuns realmente não têm um estilo, certo? Adicione torneiras elegantes com um alto arco em um acabamento polido em aço inoxidável. Você tem agora o começo de um visual formal, possivelmente contemporâneo. Existem muitas outras coisas a serem consideradas na escolha de acessórios de encanamento também, como o acabamento, função e método de instalação.

  • Estilo. Existem vários estilos de torneira para escolher. Em geral, aquelas com linhas limpas e alguns detalhes vão dar uma aparência moderna e aqueles com detalhes como ranhuras, faixas e motivos florais são mais tradicionais. Você pode facilmente dar um puxão em qualquer uma estas duas categorias para se adequar ao seu gosto, acrescentando cabos personalizados de torneira.
  • Acabamento. A maioria das torneiras é feitas de bronze, que é então chapeada com uma das quatro matérias. Torneiras cromadas são baratas, mas elas vêm toda plana e comum. Para dar um pouco de estilo a uma torneira cromada, você pode comprar uma que foi em que foi feito um acabamento com um esmalte colorido. Lembre-se, no entanto, que acessórios coloridos podem rapidamente datar um cômodo.
O níquel é um passo acima dos cromados e pode ser escovado, o que dá a torneira um brilho silencioso, resplandecentes, ou polido, que é um pouco brilhante, como as cromadas. Uma vantagem para escolher uma torneira com um acabamento escovados é que ela não mostra as impressões digitais e manchas de água tão facilmente do que como um acabamento polido.

O aço inoxidável é uma escolhas mais sofisticada para a torneira, e assim como o cromo, tanto pode ser escovado ou não.

A escolha final em acabamentos de torneira é o bronze. Embora você possa comprar torneiras inteiramente feitas de bronze, são mais frequentemente usadas como um toque em  acessórios de aço inoxidável.
  • Função. Existem seis tipos básicos de acessórios de encanamento. Eles são categorizados pelo uso.
    • Pia de cozinha. Torneiras que são projetados para uso com uma pia de cozinha têm um grande espaço livre para que você possa cozinhar e encaixar grandes peças por debaixo delas facilmente. Eles também podem ter uma cabeça spray destacável, para que você possa puxar o topo da torneira com a mangueira para baixo para alcançar itens difíceis de lavar.
    • Pia da bancada. Estes são, habitualmente, uma versão menor das torneiras da pia da cozinha. Elas são apropriadas para uma pequena pia, mas podem parecer fora de escala quando combinadas com uma pia maior.
    • Pia de lavanderia. Essas torneiras são projetadas para uso com pias grandes, estilo banheira. Elas geralmente se prolongam horizontalmente por 15 centímetros ou mais, o que garante que o spray seja direcionado para o centro da pia. Embora falte um pouco de estilo, eles são bastante úteis.
    • Pia do banheiro.  Torneiras de pias de banheiro são menores do que torneiras de pias de cozinha. Espaço não é uma preocupação tão grande aqui, já que você provavelmente não colocará recipientes muitos grandes debaixo da pia do seu banheiro!
    • Torneira de banheira. Essas torneiras são concebidas, naturalmente, para usar em banheira com hidromassagem. Você vai querer escolher uma torneira que tem um fluxo rápido para que esta possa encher sua banheira, no mínimo de tempo.
    • Torneiras de chuveiro. Era uma vez, torneiras de chuveiro que consistiam em uma maçaneta que você virava, para controlar a temperatura da água, e puxava, para controlar a vazão de água. Hoje em dia, você pode ter torneiras que controlam uma grande variedade de jatos no corpo, com diferentes padrões e intensidade de spray. Quando escolher uma torneira de chuveiro, não se esqueça que deve ser compatível com o tipo de chuveiro que você deseja instalar.
  • Método de instalação. Torneiras podem ser únicas ou duplas. Uma torneira única tem uma alavanca, ou montado sobre a torneira ou ela sozinha, que controla a temperatura e a vazão da água. Uma torneira dupla tem um pegador para a água quente e um para a água fria, além da torneira. Uma torneira única pode ser mais fácil de usar, especialmente para crianças ou pessoas com deficiência, mas uma torneira dupla te dá muito mais opções de design. Quando escolher uma torneira, certifique-se que o número de buracos que exige é o mesmo que você tem, senão você terá que instalar um novo encanamento, também.
  • Válvulas. Você pode comprar torneiras com um sistema de lavagem, que consiste em um disco de borracha que fecha contra um banco de metal. Estes tipos de torneiras são geralmente baratos, mas o disco é mais suscetível ao desgaste, o que significa que os custos de manutenção em longo prazo podem ser maiores. Sistemas de estilo cartucho usam um cartucho de plástico ou de metal em vez de um disco de borracha, que não se desgasta tão rapidamente. Melhor ainda é o tipo de torneira com disco de cerâmica. Este funciona da mesma forma que um sistema de lavagem com disco de borracha padrão, mas o disco é composto de material cerâmico muito duro, que é praticamente indestrutível.
  • Proteção a queimaduras. Se você tiver crianças pequenas, você pode considerar uma torneira com proteção a queimaduras. Com esse recurso, você pode fixar o limite máximo da temperatura da água em um ponto seguro, geralmente de cerca de 49 graus. Não importa o quão longe o controle da água quente é empurrado, a temperatura da água nunca vai aumentar acima do ponto escaldante. Na realidade, alguns estados exigem que todas as torneiras recém-instaladas possuam proteção a queimaduras.
  • Controle da temperatura.  Se você cansado de sempre tentar encontrar a temperatura ideal para o seu banho, você pode querer uma torneira que permite que você tenha uma temperatura predefinida. Você simplesmente ajustar uma temperatura específica à temperatura ideal. Assim, toda vez que você ligar o chuveiro ou banheira, ele automaticamente se ajusta à sua temperatura ideal. Claro, você pode ter que discutir com seu esposo sobre o que exatamente constitui a temperatura ideal!
Sempre escolha uma torneira cujo fabricante tem uma sólida reputação. Afinal, seus acessórios de encanamento provavelmente irão durar vinte anos ou mais. A menos, claro, que você decida que está pronto para mudar o visual do seu banheiro ou cozinha antes disso!