Como criar um banheiro spa

Construir uma casa nova ou reformar uma já existente deveria ser um processo divertido e emocionante. Infelizmente, normalmente não é! É muito trabalho duro - afinal, você tem que prestar atenção a cada detalhe, comunicar com o seu arquiteto, empreiteiro geral e vários subcontratantes, e geralmente gasta muito tempo para ter certeza de que sua casa fique exatamente do jeito que você quer que ela fique. Então, se você vai passar por tudo isso, você merece um espaço só seu onde você pode sentar, relaxar e esquecer o resto do mundo. Criar um banheiro spa pode atender a todos estes desejos!

A seguir eu mostro como criar um spa no banheiro, esteja você reformando o banheiro ou construindo um novo e à procura de idéias.

•    Amenidades. A primeira área a se considerar é determinar quais amenidades vão fazer o seu banheiro spa o mais relaxante possível.

     ••    Designs de banheiro incluem infames banheiras, mas para criar o banheiro perfeito, é preciso procurar além no normal. Uma necessidade absoluta para a maioria das pessoas colocando um spa no banheiro é uma banheira hidromassagem, ou banheira de imersão. Considerando que este tipo de banheiras são cerca de cinco a dez vezes mais caras do que uma banheira tradicional, isto pode parecer uma extravagância. No entanto, se você pode voltar para casa após um cansativo dia de trabalho, passar uma meia-hora na sua banheira de hidromassagem, e sentir todos os esforços do dia derreterem, você vai decidir rapidamente que elas valem cada centavo!

Algumas questões a considerar ao escolher uma banheira hidromassagem para o seu spa banheiro incluem quantos jatos você deseja, o espaço que você tem para encaixar a banheira, e se você quer que sua banheira seja aquecida. Se você tiver espaço, é bom colocar a banheira em uma pequena plataforma para separá-la do resto do banheiro.

     ••    A reforma do banheiro é um excelente momento para sair dos chuveiros tradicionais que vêm com banheira. Chuveiros Walk-in também são muito populares em banheiros spa. Estes são normalmente feitos de revestimentos cerâmicos, embora outros materiais populares incluem a pedra natural, blocos de vidro, mármore ou telhas de vidro. Eles podem ter uma queda d'água que está montada no teto ao longo do centro do chuveiro. Eles também podem incluir múltiplas jatos no corpo espaçados ao longo de cada parede lateral do chuveiro.

     ••    Outra característica que é quase obrigatória em um banheiro spa é uma pia dupla. Afinal, você não pode relaxar corretamente se você estiver lutando com o seu cônjuge por espaço na pia! Pias de banheiro existem em grandes variedades de estilos e cores. Uma pia dupla normal tem um metro e meio de comprimento, mas se você está disposto a gastar um pouco mais para um trabalho personalizado, você pode ter qualquer comprimento (e forma) que você desejar.

     ••    Se você tem de compartilhar o seu retiro, você pode querer uma privada que seja separada por uma meia-parede, ou mesmo a sua própria pequena sala de banho. Isso irá evitar o problema de alguém entrando no seu spa para usar o banheiro para fins práticos!

     ••    Claro que, barras de toalha aquecidas também são um bom luxo de se ter um banheiro spa. Afinal, quem quer sair de uma maravilhosa e quente banheira se enrolar numa toalha fria?

•    Considerações de Aquecimento. Há muitas maneiras de se certificar que seu banheiro spa fique quente durante todo o ano. Veja a seguir um resumo das mais populares:

      ••    Calor no chão é uma opção prática e eficiente, especialmente se o seu banheiro spa tem piso de revestimentos cerâmicos. Com este tipo de calor, também chamado hidrônico ou de calor radiante, longos tubos interconectores são colocados sob o piso, em seguida, ligado a um aquecedor ou caldeira. Quando a água quente corre através dos tubos, aquece o chão. Esta é uma maneira muito mais eficiente para aquecer um cômodo, ou uma casa inteira, do que uma fornaça forçada de ar, porque começa no ponto mais frio de uma sala, que é o chão, e esquenta. Também irradia o calor em todas as direções, em vez de empurrar pela a sala, como acontece com ar forçado. Apesar do calor funcionar com qualquer tipo de pavimentação, é particularmente bom com revestimentos cerâmicos, pois a telha absorve e segura o calor.

     ••    Aquecer seu banheiro spa com uma lareira pode ser um desperdício, já que você provavelmente precisará usar um forno ou calor radiante para a sua principal fonte de calor, mas pode ser muito relaxante para se sentar e assistir ao fogo, enquanto você se relaxa na banheira. Existem um monte de lareiras para escolher, incluindo opções a gás, elétrica e de madeira.

•    Iluminação. É provável que você precise de vários tipos de iluminação em seu banheiro spa. Você vai querer luminosidade, luz natural na área da pia. Isto pode ser conseguido com o uso de clarabóias, ou com lâmpadas incandescentes colocadas em cada lado da pia, ao invés de em cima. Na área da banheira, é melhor um tipo de luz indireta - Talvez as luzes possa instaladas no teto com regulador de intensidade, abajures colocados em cima de armários. Você também pode ter uma fonte de luz por cima no chuveiro. Inclua quantas janelas forem possíveis em seu novo banheiro. A luz natural promove um clima positivo, mesmo durante os dias do escuro e horrendo inverno.


•    Decoração. O passo final na criação do seu perfeito banheiro spa é escolher cores, armários e torneiras que ajudam na sua busca de relaxamento. Para muitas pessoas, as combinações de cores pálidas como creme, azuis e verdes suaves e madeiras de cor clara, criam a atmosfera mais relaxante. No entanto, sinta-se livre para usar cores que você achar que sejam mais calmantes. Não se esqueça de incluir abundância de espaço para armários e prateleiras no seu banheiro spa, para que você não tenha que vaguear de sala para sala em busca de toalhas de banho, roupões e outros aspectos essenciais. Você poderá também optar acessórios encanados que são práticos, além de lindos. Aço inox e níquel escovado harmonizam com quase qualquer tipo de decoração, e são básicas o suficiente para evitar chamar atenção, mas existem literalmente milhares de outras opções, então escolha a que mais gosta!

Construir um banheiro spa é um grande compromisso. Esta não é uma tarefa para fazer você mesmo. Você pode precisar de atualizações no seu sistema eléctrico, sistema de aquecimento e encanamento para lidar com o aumento do volume da água que exigem um banheiro spa. Se estiver reformando, às vezes pode demorar o mesmo tempo para terminar o seu banheiro spa, que leva para construir uma casa! Portanto, seja paciente e lembre-se que quando estiver concluído, o resultado final terá valido a espera!