Como controlar a corrosão

A corrosão é a deterioração das propriedades de um material devido a sua interação com o meio ambiente. A corrosão ocorre em todos os lugares, desde seus dentes até nas pilhas. Um lugar que sempre tentamos controlar à corrosão, além de nossos dentes, é em metais ou materiais cerâmicos. O metal normalmente corrói devido à oxidação dos átomos de ferro quando reagem com água ou oxigênio, enquanto a cerâmica tipicamente corrói por exposição à luz ultravioleta do Sol,. Alguns metais resistem melhor a corrosão do que outros, razão pela qual, por exemplo, o latão é freqüentemente usado em canalizações.

Sob as condições corretas, uma película fina de corrosão pode realmente proteger o resto de um elemento de uma corrosão subsequente. No ar e na água em temperaturas moderadas, o alumínio, aço inoxidável, titânio e silício podem se submeter a esse processo, que é tecnicamente conhecido como Passivação. Embora em geral materiais passivados são mais resistentes à corrosão, se vierem a se sucumbir, a corrosão tende a ser menos óbvia do que outros tipos de corrosão, como ferrugem. Se você decidir comprar materiais passivados, cuidado com os seguintes tipos de corrosão:

  1. Corrosão Pitting. Nessa corrosão aparecem pequenas covas que podem continuar a aumentar de tamanho, porque seu interior está privado de oxigênio.
  2. Fretting. Óxidos passivados também podem ser abrasivos quando partículas se esfregam no filme passivado onde duas superfícies se juntam.
  3. Solda Decay. A corrosão pode ocorrer perto de pontos de soldagem. As ligas especiais que podem impedir que a solda se corroa requerem um tratamento térmico pós-soldagem de modo a prevenir o ataque faca, que é uma forma de corrosão semelhante ao nome (pequena e difícil de detectar).
  4. Corrosão microbiana. Também conhecida como corrosão bacteriana microbiana a corrosão é causada por microorganismos.
  5. Corrosão de alta temperatura. Materiais submetidos a altas temperaturas em um ambiente que contenham produtos corrosivos podem se render a este tipo de corrosão.
Para materiais que não são conhecidos por resistir à corrosão, como o ferro, aqui estão algumas maneiras de controlar a corrosão:
  1. Barreira. O controle de corrosão por barreira consiste em colocar um material resistente à corrosão entre o meio ambiente e o material que você está tentando proteger. Isso pode incluir a aplicação de esmalte, bem como placas, galvanização e pintura.  
  2. Revestimentos. Em ambientes controlados, agentes químicos que inibem a corrosão podem ser adicionado ao meio ambiente. Esses agentes vão de sais a fosfatos.
  3. Anodização. No final do processo de fabricação, ligas de alumínio podem ser anodizadas colocando-as em uma lavagem química, criando assim uma camada protetora.
  4. Proteção catódica (PC). A proteção catódica controla a corrosão criando uma superfície metálica no catodo de uma célula eletroquímica.
Essa é uma pequena lição sobre controle de corrosão. Fique de olho na corrosão em sua casa. Uma das melhores maneiras de ficar a frente da corrosão é a controlá-la desde o início.